Gestão Organizacional (Conceitos gerais de administração)
Teorias Administrativas: Principais escolas - características básicas e contribuições.
Planejamento Estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões-chave em estratégia. Processos associados: formação de estratégia, análise, formulação, formalização, decisão e implementação. Metas estratégicas e resultados pretendidos. Ferramentas de análise de cenário interno e externo. Balanced scorecard (Parte I)
Planejamento Estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões-chave em estratégia. Processos associados: formação de estratégia, análise, formulação, formalização, decisão e implementação.Metas estratégicas e resultados pretendidos. Ferramentas de análise de cenário interno e externo. Balanced scorecard (Parte II)
Características das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Modelagem organizacional: conceitos básicos.
Motivação e satisfação no trabalho.
Indicadores de desempenho (Controle)
Comportamento, clima e cultura organizacional.
Processo de mudança: mudança organizacional, forças internas e externas. O papel do agente e métodos de mudança
A organização e o processo decisório. O processo racional de solução de problemas. Fatores que afetam a decisão. Tipos de decisões.
Identificação e delimitação de processos de negócio. Técnicas de mapeamento, análise, simulação e modelagem de processos. Construção e mensuração de indicadores de processos.
Gestão de projetos: planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento. Escritório de Projetos.
Excelência no desempenho dos serviços públicos. Excelência na gestão dos serviços públicos (Gestão da qualidade)
Gestão de Pessoas Conceitos e práticas de RH relativas ao servidor público. Controle de RH. Planejamento estratégico de RH (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
Gerenciamento de desempenho. Gestão do desempenho.
Recrutamento e seleção. Recrutamento e seleção de pessoas.
Treinamento e desenvolvimento. Educação, Treinamento e Desenvolvimento. Educação corporativa. Educação a distância. Planejamento, desenvolvimento e objetivos da capacitação. Avaliação.
Análise e descrição de cargos.
Qualidade de vida no trabalho.
A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado (Parte I)
A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado (Parte II)
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.