Conceitos introdutórios de administração.
Planejamento estratégico (Parte I)
Planejamento estratégico (Parte II)
Caracterização das organizações: tipos de estruturas organizacionais. flexibilidade organizacional.
Aspectos comportamentais. (Liderança)
Aspectos comportamentais. Motivação
Gestão da mudança organizacional: ferramentas de mudança organizacional (benchmarking)
Recursos Humanos: conceitos, importância, relação com os outros sistemas da organização. A função do órgão de recursos humanos: atribuições e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais.
Instrumentos gerenciais contemporâneos: avaliação de desempenho e resultados.
Instrumentos gerenciais contemporâneos (Gestão por competências)
Desenvolvimento e capacitação de recursos humanos: planejamento, execução e avaliação de processo, de custos e de resultados.
Aprendizado organizacional.
Evolução da administração pública no Brasil: o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado de bem estar, o Estado regulador. As reformas constitucionais. Modelos de administração pública: modelo patrimonialista, modelo burocrático (Weber) e suas disfunções. Modelo gerencial de administração pública: contexto inicial, evolução, principais tendências e diferenças entre os modelos de diferentes países. Características da nova gestão pública. Obstáculos à nova gestão pública. Visões da administração pública gerencial (modelo gerencial puro, consumerism, public service oriented). A redefinição do papel do Estado: Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Plano Diretor para a Reforma do Aparelho do Estado de 1995. (Parte I)
Evolução da administração pública no Brasil: o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado de bem estar, o Estado regulador. As reformas constitucionais. Modelos de administração pública: modelo patrimonialista, modelo burocrático (Weber) e suas disfunções. Modelo gerencial de administração pública: contexto inicial, evolução, principais tendências e diferenças entre os modelos de diferentes países. Características da nova gestão pública. Obstáculos à nova gestão pública. Visões da administração pública gerencial (modelo gerencial puro, consumerism, public service oriented). A redefinição do papel do Estado: Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Plano Diretor para a Reforma do Aparelho do Estado de 1995. (Parte II)
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Origem do Estado e da Administração pública modernos: teorias voltadas para formação espontânea ou natural do Estado e para a formação contratual do Estado. Conceitos de Estado, sociedade.