Conceitos básicos e introdutórios. Papéis, funções, competências.
Teorias administrativas: Escola clássica, escola humanista, estruturalismo, teoria contingencial, teoria de sistemas.
Planejamento organizacional. Balanced Scorecard, planejamento baseado em cenários (cenários prospectivos). (Parte I)
Planejamento organizacional. Balanced Scorecard, planejamento baseado em cenários (cenários prospectivos). (Parte II)
Arquitetura e modelagem organizacional, estrutura matricial, estrutura por processos.
Estilos gerenciais, liderança e suas características. Poder.
Comunicação. Endomarketing.
Eficiência. Indicadores de desempenho.
Cultura Organizacional: conceitos, elementos, influências intra e supra- organizacionais e mudança organizacional. Clima organizacional.
Processo de tomada de decisão. Análise e solução de problemas.
Processo de tomada de decisão. Análise e solução de problemas.
Gerenciamento de projetos. Estrutura analítica de projetos (EAP); CPM - Método do caminho crítico. PERT - Técnica de Avaliação e Revisão de Programas, o ciclo de vida do projeto, suas fases, as áreas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK Guide (Project Management Body of Knowledge). Escritório de Projetos (Project Management Office).
Recursos Humanos: conceitos, importância, relação com os outros sistemas da organização. A função do órgão de recursos humanos: atribuições e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais.
Gestão Estratégica de Pessoas por Competências: conceito e tipologia de competências, modelo integrado de Gestão por Competências, identificação e priorização de competências importantes para o negócio e mapeamento de perfis profissionais por competências.
Desenvolvimento e capacitação de recursos humanos: planejamento, execução e avaliação de processo, de custos e de resultados
Gestão do conhecimento. Organizações como comunidades de conhecimento; processos de disseminação do conhecimento. Educação Corporativa: conceitos, princípios, práticas e tendências.
Accountability. Responsabilidade social.
Gerenciamento da comunicação integrada de marketing, gerenciamento das comunicações de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas.
Gerenciamento da comunicação integrada de marketing, gerenciamento das comunicações de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas
Gerenciamento da comunicação integrada de marketing, gerenciamento das comunicações de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas
Gestão de Conflitos (Negociação)