Processo administrativo: funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Evolução da administração: Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Processo de planejamento: planejamento estratégico: visão, missão e valores, diagnóstico organizacional; análise SWOT, planejamento tático, planejamento operacional, administração por objetivos, Balanced Scorecard (BSC), estratégia organizacional e ambiente. (Parte I)
Processo de planejamento: planejamento estratégico: visão, missão e valores, diagnóstico organizacional; análise SWOT, planejamento tático, planejamento operacional, administração por objetivos, Balanced Scorecard (BSC), estratégia organizacional e ambiente. (Parte II)
Organização: estrutura organizacional. Tipos de estruturas organizacionais, estruturas organizacionais e a influência da tecnologia, tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo, organização informal, descentralização e delegação.
Motivação. Comprometimento no trabalho.
Controle: características, tipos, vantagens e desvantagens, indicadores de desempenho e o Sistema de medição de desempenho organizacional, efeitos comportamentais do controle. avaliação de programas e projetos públicos; indicadores de desempenho.
Gestão de processos: conceitos da abordagem por processos, técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, processos e certificação ISO 9000:2000, noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
Gestão de projetos: planejamento e controle, análise e avaliação de projetos, ferramentas de gestão de projetos; principais características dos modelos de gestão de projetos, projetos e suas etapas, gestão de riscos: conceitos básicos e modelos de gestão de riscos.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial: principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade, ferramentas de gestão da qualidade, modelo da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, modelo do Programa Nacional de Gestão Pública - Gespublica.
Gestão da inovação (Empreendedorismo e inovação)
Gestão de pessoas: objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Gestão de desempenho, indicadores de gestão de recursos humanos.
Gestão estratégica de pessoas baseada em competências.
Recrutamento e seleção de pessoas, principais tipos, características, vantagens e desvantagens, principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens,
Análise e descrição de cargos,
Evolução da administração pública no Brasil e a nova gestão pública. paradigmas da Administração Pública e reformas administrativas: Administração Pública burocrática; estado do bem-estar social; a nova gestão pública; princípios; fundamentos. (Parte I)
Evolução da administração pública no Brasil e a nova gestão pública. paradigmas da Administração Pública e reformas administrativas: Administração Pública burocrática; estado do bem-estar social; a nova gestão pública; princípios; fundamentos. (Parte II)
Governança: princípios da governança; fundamentos e governança pública; governabilidade; accountability.
Gestão por resultados no setor público: metodologias de gestão.
Gestão por resultados no setor público: metodologias de gestão. (Empreendedorismo governamental)
Formulação e avaliação de políticas públicas: Estado e políticas públicas; o processo de política pública; as instituições e as políticas públicas; arranjos institucionais e política pública; planejamento público: planos; programas de governo. (Parte I)
Formulação e avaliação de políticas públicas: Estado e políticas públicas; o processo de política pública; as instituições e as políticas públicas; arranjos institucionais e política pública; planejamento público: planos; programas de governo. (Parte II)