Olá amigos e amigas!
Uma novidade do concurso INSS é a cobrança de Windows 10, que, pela primeira vez, aparece em editais CESPE, e, até onde sei, em concursos públicos.
Mas, antes de falar do Windows 10 propriamente dito, vamos nos contextualizar.
A Microsoft reinou soberana por muitos anos na computação doméstica, sendo o principal sistema operacional para desktops e notebooks. Contudo, o avanço dos dispositivos móveis começou a ameaçar a hegemonia do Windows.
Com isso, a Microsoft traçou como meta “horizontalizar a plataforma operacional da Microsoft em todos os ambientes, sejam eles tablets, smartphones ou PCs”. Ou seja, de forma similar à Apple, a Microsoft deseja ver seus usuários utilizando smartphones, tablets, PCs (e até mesmo o videogame Xbox) com o Windows, em uma experiência uniforme e integrada. E foi assim que nasceu o Windows 8.
Windows 8: ilustração
Lançado em 2012, podemos afirmar que o Windows 8 não deu certo (o suporte ao Windows 8 foi descontinuado em janeiro de 2016), tanto que a Microsoft apressou o lançamento do Windows 10 (não existe Windows 9) para 2015.
O Windows 10, na minha humilde opinião de usuário, é o verdadeiro avanço que a Microsoft precisava ter dado lá em 2012. Foram três anos desnecessários arranhando a sua imagem com o Windows 8.
Windows 10: ilustração
VERSÕES
O Windows 10 é disponibilizado nas seguintes versões (com destaque para as duas primeiras):
Windows 10 – É a versão de “entrada” do Windows 10, que possui a maioria dos recursos do sistema. É voltada para Desktops e Laptops, incluindo o tablete Microsoft Surface 3.
Windows 10 Pro – Além dos recursos da versão de entrada, fornece proteção de dados avançada e criptografada com o BitLocker, permite a hospedagem de uma Conexão de Área de Trabalho Remota em um computador, trabalhar com máquinas virtuais, e permite o ingresso em um domínio para realizar conexões a uma rede corporativa.
Windows 10 Enterprise – Baseada na versão 10 Pro, é disponibilizada por meio do Licenciamento por Volume, voltado a empresas.
Windows 10 Education – Baseada na versão Enterprise, é destinada a atender as necessidades do meio educacional. Também tem seu método de distribuição baseado através da versão acadêmica de licenciamento de volume.
Windows 10 Mobile – Embora o Windows 10 tente vender seu nome fantasia como um sistema operacional único, os smartphones com o Windows 10 possuem uma versão específica do sistema operacional compatível com tais dispositivos.
Windows 10 Mobile Enterprise – Projetado para smartphones e tablets do setor corporativo. Também estará disponível através do Licenciamento por Volume, oferecendo as mesmas vantagens do Windows 10 Mobile com funcionalidades direcionadas para o mercado corporativo.
Windows 10 IoT Core – IoT vem da expressão “Internet das Coisas” (Internet of Things). A Microsoft anunciou que haverá edições do Windows 10 baseadas no Enterprise e Mobile Enterprise destinados a dispositivos como caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento, máquinas de atendimento para o varejo e robôs industriais. Essa versão IoT Core será destinada para dispositivos pequenos e de baixo custo.
Para as versões mais populares (10 e 10 Pro), a Microsoft indica como requisitos básicos dos computadores:
Confira mais sobre o Windows 10 nos nossos cursos para o INSS!
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…