Vacinação: Brasil vai incluir meninos na vacinação contra o HPV
Sigla em inglês para Papilomavírus Humano (Human Papiloma Virus – HPV). Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer (são oncogênicos) e outros podem causar verrugas genitais.
O câncer do colo do útero está associado à infecção pelo HPV. Os subtipos virais oncogênicos mais comuns são HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir esta doença.
Baseado nisso, em 2014 foi incorporada a vacinação contra o HPV no Calendário Nacional de Imunização da Adolescente (9 a 13 anos, atualmente) como uma estratégia de saúde pública para reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero.
A partir de 2017, os meninos também serão incluídos no Calendário Nacional de Imunização com a finalidade de:
A vacinação contra o HPV protege contra quatro subtipos mais frequentes do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) e apresenta 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. É uma vacina segura e está aprovada em outros 133 países (70 possuem indicação para uso no público masculino).
Como vai funcionar com a inclusão dos meninos no Calendário Nacional de Imunização para a vacina HPV:
Resumindo: os meninos deverão receber 2 doses da vacina HPV com intervalo de 6 meses (igual ao das meninas!). Em 2017 serão vacinados os meninos de 12 e 13 anos; em 2018 os meninos de 11 e 12 anos; em 2019 os meninos de 10 e 11 anos; e em 2020 os meninos de 9 e 10 anos. Os pacientes vivendo com HIV/AIDS deverão também ser vacinados (9 a 26 anos) com 3 doses, com intervalo de 2 e 6 meses após a primeira dose.
Outro ponto importante relacionado a vacina HPV em 2017:
Além da vacina HPV, haverá outra alteração no Calendário Nacional de Imunização relacionada a vacina contra Meningite C. Dessa forma, adolescentes (meninos e meninas) deverão receber um reforço ou dose única, conforme sua situação vacinal encontrada.
Essa incorporação seguirá as seguintes etapas:
Atualmente a vacina contra Meningite C é administrada a primeira dose aos 3 meses, a segunda dose aos 5 meses e um reforço aos 12 meses, podendo ser estendido até os 4 anos de idade.
Fique atento a estas alterações que valerão partir do ano de 2017!
Conheça agora o Raio-X da Enfermagem, que é uma análise GRATUITA, COMPLETA e EXCLUSIVA feita pela equipe Estratégia Concursos na Saúde tratando dos tópicos mais cobrados editais de concursos para essas áreas.
Baixe GRATUITAMENTE a Aula 00 do curso sobre o Programa Nacional de Imunização.
Baixe GRATUITAMENTE a Aula 00 do Curso de Saúde da Criança para Concursos de Enfermagem.
Conheça nossos cursos:
Cursos para Concursos de Enfermagem
Cursos para Enfermeiro Câmara Legislativa do DF
Cursos para Enfermeiro Corpo de Bombeiros do DF
Um abraço!
Prof. Ricardo Aguiar
“O segredo do sucesso é a constância no objetivo”
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…