Categorias: Concursos Públicos

UM ROTEIRO PARA COMEÇAR

Olá concursando, tudo bem?

Estou começando como Coach do Estratégias Concursos, o que me levou a refletir sobre a arte de começar e sobre uma certa resistência (e até um certo terror) que, muitas vezes, nos impede de lançar um empreendimento, preparar-se para um concurso muito concorrido, fazer um doutorado, ou seja, qualquer atividade que nos apresenta exigências novas e que coloca em xeque os nossos limites.

Para escrever sobre o assunto, resgatei a leitura de um livro que me fez mudar a maneira como eu administrava a minha vocação para a literatura.

O livro a que me refiro é A Guerra da Arte, do escritor norte-americano Steve Pressfield.

Nesse livro, Pressfield ensina que há um segredo que os verdadeiros escritores conhecem e que os aspirantes a escritor não sabem, o segredo é o seguinte: o difícil não é escrever. O difícil é sentar-se para escrever.

Esse ensinamento também vale para o ato de se preparar para um concurso público ou para qualquer atividade que rejeite a gratificação imediata.

O que fazer para não ficar paralisado e começar?

Com base no livro de Pressfield, proponho o seguinte roteiro.

1º:  tenha um local apropriado para o estudo e um material de excelente qualidade. Se não possui em casa um escritório, um cantinho todo seu, procure uma biblioteca.

2º:  dê expediente, ou seja, estabeleça horários específicos para estudar e vá para seu local de estudo. Comporte-se como um operário que bate o ponto. Caso não cumpra o horário num dia, faça um sistema de compensação de horas.

Mas não fique ansioso se seu cronograma estourou. Como ensina o professor Heber Carvalho, é muito mais proveitoso estabelecer um “ciclo de estudos” do que colocar horários rígidos e ficar frustrado por não cumpri-los.

3º:  é muito provável que você se depare, todos os dias, com uma força tóxica, que Pressfield chama de resistência, uma força de repulsão que nos afasta, distrai, mina nossa motivação e muitas vezes nos impede de fazer nosso trabalho.

Você deve ser implacável com essa força. Nada de desculpas, nada de tolices, nada de satisfazer a curiosidade na internet. A única forma de vencer a resistência é começar a estudar.

4º: estabeleça um ritual de concentração para começar, pode ser uma oração, uma meditação, uma música, e crie um portal imaginário que torne sagradas as suas horas de estudo.

5º:  estude ativamente, ou seja, questione o conteúdo, faça relações e conexões, faça sínteses e comparações, identifique as exceções, revise.

6º: concentre-se em aprender, o profissional deve se concentrar no perfeito domínio de seu ofício, o amador quer chegar lá de forma fantasiosa, sem esforço.

7º: Não alimente a ansiedade com perguntas do tipo: será que vou passar?

Steven Pressfield se baseia, em boa parte, no livro sagrado indiano Bhagavad Gita, o  qual traz subjacente o  conceito de Dharma. O sentido desse termo é bastante complexo, como não há espaço para aprofundá-lo, considere como sendo o caminho da Lei, das corretas ações.  Assim, não se preocupe com os frutos de seu trabalho, pois ao seguir o caminho da Lei ou Dharma, ou seja, ao estudar com afinco, os frutos de sua dedicação virão com naturalidade.

Nas palavras de Pressfield:

“Quando diariamente nos sentamos e fazemos nosso trabalho, o poder se concentra ao nosso redor. Tornamo-nos um bastão magnetizado que atrai limalhas de ferro. ”

É o Dharma atuando.

Confie.

Bons estudos   e até a vitória!

Abraço,

Rai Oliveira

Coach do Estratégia Concursos

Facebook: Rai Olivenza, e-mail: raioliveira@estrategiaconcursos.com.br, rai.oliv.lamar@gmail.com.

Rai Oliveira

Meu nome é Raimunda Gomes de Oliveira, sou graduada em Comunicação Social (Jornalismo), mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UnB. Possuo certificação em Coach de Vida (Professional Coach of Life Coaching) pela Sociedade Latina Americana de Coach (SLAC). Fui professora, repórter e servidora da Justiça Federal no Piauí, meu estado de origem, e, finalmente, sou servidora da Receita Federal do Brasil, no cargo de Auditora Fiscal. Estou cedida à PREVIC, autarquia federal responsável pela fiscalização dos fundos de pensão. Esse é um breve retrato e, como todo retrato, é em 2D, e, neste caso, em preto e branco. Se eu quiser falar de uma terceira dimensão, da minha essência, do meu self, corro o risco de lhe oferecer uma pista equivocada, mas você saberá ao menos como me vejo. Para isso me valho da seguinte pergunta que, certa vez, uma professora de Filosofia me fez: “Se um dia, você encontrasse Platão e ele lhe perguntasse quem você é, o que você diria? ” De imediato, respondi que diria: – Platão, sou sua fã. Depois, refletindo melhor, concluí que deveria dizer: – Platão, em primeiro lugar, creio no divino e que trago dentro de mim a sua centelha. Sou escritora, por vocação, e uma idealista, por natureza. Acredito que, se não aflora, o bem encontra-se latente em todas as pessoas e que cada um de nós veio ao mundo para ser um fator de soma. Sou muito inquieta, às vezes, agitada, impulsiva, e penso que esse é um dos meus piores defeitos. Sou uma pessoa que possui um tiquinho de nada de sabedoria, mas que é movida pela grande obsessão de querer aprender e melhorar. Enfim, caro (a) concursando (a), espero pela oportunidade de conhecê-lo (a) e de saber o que você diria para o mestre Platão em resposta à mesma pergunta. Quero dizer ainda que é uma honra participar da equipe de Coach do Estratégia Concursos e poder dar minha contribuição, por menor que seja, para que você obtenha êxito no concurso de seus sonhos. Um abraço, Rai Oliveira

Ver comentários

  • Eu estou, simplesmente, admirada.!
    Esse texto está escrevendo o momento em que vivo.
    Com toda certeza, o difícil é sentar a bunda na cadeira e estudar, porque comprar livro, nós compramos, comprar caderno, nos compramos, mas infelizmente não compramos concentração.

  • Gabriela, enfrento a resistência todos os dias. Estou escrevendo um romance, o que me exige um enorme esforço mental. Tudo o que exige de nossa "atenção superior" provoca resistência. A notícia boa é que a atenção e a concentração melhoram com a prática. Obrigada, querida! Um abraço para todas.

Posts recentes

Concurso PM SP: são 2.700 vagas de Soldado. Inscreva-se!

Concurso PM SP para Soldado oferece salário de R$ 4,8 mil. Provas em fevereiro! Está…

15 minutos atrás

Concurso Santa Teresa ES: 62 vagas; prova em dezembro.

Inscrições encerradas Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Santa Teresa, Espírito…

13 minutos atrás

Concurso Guarulhos SP: médicos podem se inscrever até 06/12

Inscrições encerradas para editais 6 a 9. A Prefeitura de Guarulhos, em São Paulo, divulgou…

35 minutos atrás

Concurso Santa Teresa (ES) Educação: 57 VAGAS; prova em dezembro!

A Prefeitura Municipal de Santa Teresa (ES) publicou edital de concurso público com vagas para área…

42 minutos atrás

Concurso Tangará da Serra (MT) Educação: provas em janeiro

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra (MT) publicou edital de concurso público com vagas para…

47 minutos atrás

Concurso SME Guarulhos: provas em dezembro!

A Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos (SME Guarulhos), em SP, oferta 21 vagas para…

50 minutos atrás