Hoje, estamos iniciando uma semana repleta de transmissões exclusivas para alunos avançados. Logo mais – às 19:00 – eu, Laura Amorim e Renan Fineto, ao vivo no YouTube, vamos iniciar esta semana apontando algumas estratégias de estudo de alunos avançados.
Além disso, apresentaremos um novo material que desenvolvemos nos últimos meses. Ele é voltado exclusivamente a alunos avançados também.
Quanto mais avançado é o aluno, mais difícil é estudar e continuar vendo progresso nos estudos.
Quando você ainda não estudou um determinado assunto, sabe que provavelmente teria um percentual de acertos próximo de 0% se te dessem uma bateria de questões sobre o tema.
Mas, após ter estudado o assunto uma única vez, é normal já ver o seu percentual de acertos subir para mais de 50%.
Depois, você segue os seus estudos, estuda outros temas etc, e posteriormente volta ao assunto em questão para resolver mais uma outra bateria de questões. É possível que o seu percentual de acertos seja incrementado, mas – dessa vez -, não em + 50%, mas sim em torno de + 10-15%.
E assim segue o ciclo de progresso nos estudos… A cada vez que você volta a um assunto e vai se testar, pode até ver um progresso, mas que é cada vez mais tímido.
Isso acontece até um ponto que é bastante comum: a estagnação.
Trata-se de quando um aluno avançado não consegue superar mais o percentual de acertos já atingido anteriormente. Vemos isso com mais frequência na faixa de acertos dos 75-85%.
E, de fato, 80% é um excelente percentual de acertos. O problema é que – no caso da maioria dos concursos de excelentes carreiras, com excelentes remunerações – a nota de corte geral é até acima dos 85%.
Ou seja, você precisará ter uma nota média acima de 85% em todas as disciplinas do seu concurso para “garantir”, na prova, que terá um resultado realmente competitivo.
As notas de corte acima demonstram o que já estávamos alertando desde o ano passado: como materiais de qualidade estão cada vez mais acessíveis, as notas de cortes em concursos estão aumentando consideravelmente.
A cada material novo e diferente que é lançado, principalmente quando possibilita um incremento no estudo, aqueles que tendem a utilizá-lo vão obter notas ainda maiores.
Com isso, a nota de corte – no geral – vai ficando superior ao que era:
No passado, muita gente boa e inteligente deixou de ser aprovado por não ter materiais de qualidade.
Eu lembro que fiz um concurso de fiscal, em 2012, e tive nota média geral na casa de 70%. Em quase todas as disciplinas, atingi um percentual de acertos de 82%. Mas, em Legislação Tributária (principal disciplina do concurso e que tinha peso 3x em relação a todas as outras), acertei apenas 55%, o que abaixou consideravelmente a minha nota de corte geral.
Só no dia do concurso (estava indo de carona com uns amigos) é que, no carro a caminho da prova, descobri que o material que eu estudava não era bom. O bom era o material de um professor que era Auditor Fiscal do órgão e que tinha uma didática incrível!
Paguei o preço na prova… por não te acesso a um material melhor!
Queremos possibilitar que você continue estudando vendo constantes evoluções nos seus estudos e nos percentuais de acertos. Esse é o propósito do nosso novo material, que será divulgado hoje à noite, às 19h.
Você não pode perder!
Falaremos então:
Abaixo, você já pode entrar no link da transmissão de hoje, das 19h. Acesse e clique em “definir lembrete” para não esquecer:
Nos vemos lá!
Abraço!
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
2025 já está quase aí! Já fez seus planos para o próximo ano? No mundo…
Foi divulgado o resultado preliminar da prova discursiva do concurso TRF 1 (Tribunal Regional Federal…
Foi publicado nesta terça-feira, 17 de dezembro, o resultado preliminar da prova discursiva do concurso…
Se você esperava, há anos, prestar concurso em algum órgão ou ministério federal, sua hora…
Conforme adiantamos exclusivamente, foi publicado o edital do concurso INSS para o cargo de Perito…