Este tutorial visa ajudá-lo no Recurso OAB Exame XXX – 1ª fase – Fique atento ao prazo de recurso.
Em regra, o prazo inicia às 12h (horário de Brasília). Na plataforma FGV/OAB, tão logo se dê o início do prazo abre um botão na página de acompanhamento, aquela mesma página em que você acompanha o resultado.
1. Na página de acompanhamento FGV/OAB, você clica no botão/link: “Interposição de Recurso – Resultado Preliminar – Prova Objetiva (1ª fase).”
2. Abrirá uma janela para o seu login (CPF) e senha. Após preencher os dados que sempre utilizou para acessar o “site”, clique no botão azul: “CONTINUAR”
3. Após abrir os avisos da banca, você terá duas opções, a seguir:
a) Recurso contra o gabarito. Trata-se de uma argumentação contra o gabarito da banca examinadora em termos técnicos, a título de exemplo, uma hipótese de Empresarial.
IMPORTANTE: O espaço para recurso será de 5.000 caracteres. Escreva um texto objetivo sem adjetivos como “festejada banca”, ou muito menos, adjetivos que visem demonstrar a sua insatisfação, como o caso de escrever “banca incompetente”. Tudo isso demonstrará uma vulgaridade que não é do profissional da Advocacia, ou não deveria ser.
“Trata-se de recurso contra a questão 48 prova branca tipo 1 – Direito Empresarial em que a banca examinadora FGV/OAB apontou a alternativa “D”.
O texto da alternativa “D”, acima mencionada, apresenta um formato que não esclarece se as obrigações foram cumpridas ou não, ou mesmo, se estamos diante da fase de recuperação de empresas (dois anos), ou não. Tudo em vista de a banca tentar seguir o texto do art. 94, III, alínea “g”, Lei 11.101/05, utilizando a técnica de mesclar o texto de lei com texto criado pela banca.
É importante ressaltar que a prova não oferece possibilidade de consulta, portanto, o texto mais do que ser réplica do dispositivo legal, deve ser claro em relação ao que se pretende para medir o conhecimento.
Ainda, por amor ao debate, vale considerar que na hipótese de transcrição literal do texto de lei, não haveria erro a se contestar, sendo que o problema percebido está na junção de texto legal com texto do próprio criador da questão.
Finalmente, pede-se a anulação da questão para conferir a alternativa na pontuação, e, consequentemente, pede-se a retificação da lista de aprovados para que possa constar a aprovação deste candidato.”
ADVERTÊNCIA: Não copie o recurso de nenhuma plataforma, faça manualmente o seu recurso. Aliás, nem sequer copie o recurso deste “site”, siga apenas as instruções.
b) Recurso contra erro material: Você utilizará este botão caso tenha transcrito a alternativa corretamente, mas a banca examinadora não contabilizou a sua pontuação. Assim, a hipótese é pouco utilizada, já que, geralmente, o que se pretende é discutir a parte técnica da questão.
4. Após clicar em incluir recurso contra o gabarito, você perceberá que abre o espaço para as “razões recursais”. Chega o momento de colocar o seu texto, e após isso, clicar em “salvar este recurso”.
5. O seu recurso está salvo. Vale considerar que você pode visualizá-lo a qualquer tempo na plataforma, e além disso, você pode editá-lo até o final do prazo recursal.
Finalmente, espero muito tê-lo ajudado. Caso tenha dúvidas, siga o meu perfil no Instagram @professorsanchez
Inscreva-se no nosso grupo do Telegram
Avançamos em nossa caminhada jurisprudencial. Chegou a hora do Informativo nº 829 do STJ COMENTADO. Pra…
A Fundação Carlos Chagas (FCC) organizará o novo concurso Tribunal Regional do Trabalho da 15ª…
Salários iniciais entre R$ 8.529,67 a R$ 13.994,78! A Fundação Carlos Chagas (FCC) deve ser…
O concurso UNEB (Universidade Estadual da Bahia) que teve as provas realizadas em outubro, divulgou…
Foi divulgado o resultado final da prova objetiva do concurso Câmara São Mateus, no estado…
O Instituto de Previdência Social do Município de Navegantes (NavegantesPrev) teve divulgado os gabaritos preliminares…