No dia 22 de julho, foram aplicadas as provas do concurso do TRT SP para os cargos de Técnico e Analista. No entanto, apesar do alto número de concurseiros que se inscreveram para fazer os exames, outro número teve grande destaque: o de abstenções.
Segundo dados divulgados pela Assessoria de Imprensa do Tribunal, mais de 55 mil candidatos faltaram a aplicação das provas, o que corresponde a 34,22% do número de inscritos. No total, 106 mil pessoas compareceram para realizar as provas do concurso.
Podemos usar os números do certame aplicado pelo TRT SP para analisar o seguinte aspecto: o número de pessoas inscritas para um concurso não reflete o número real de concorrência. Visto que, à exemplo do que aconteceu, nem todos comparecem no dia de prova.
As faltas registradas no certame do Tribunal não são um ponto fora da curva. Em grande parte dos concursos uma porcentagem razoável dos inscritos não aparece para prestar o certame, reduzindo muito o número de candidatos aptos para o cargo em questão.
E mais… Ao verificar o número total de inscritos do concurso (162 mil) cria-se a ideia de que todas essas pessoas estão totalmente aptas para disputar uma vaga. Quando na realidade, 55 mil delas nem sequer chegou a prestar o exame.
Ao afunilarmos ainda mais os números, temos os candidatos que terminam a prova assim que o tempo mínimo de saída é cumprido, muitas vezes não leram ou analisaram as questões com a devida atenção.
Também recebemos muitos relatos de pessoas que desistem logo depois do exame começar. Ao terem contato com o ambiente da prova, e depois de lerem algumas questões percebem que não estão preparadas para a passar no certame.
Enquete
Portanto, quando os números de inscritos do concurso que você irá prestar forem revelados, não se assuste ou se intimide. Caso você tenha se preparado da maneira correta, estará concorrendo com uma minoria dos candidatos.
Se você já desistiu de algum concurso ainda que inscrito, conta pra gente nos comentários o motivo. Conhece alguém com alguma história inusitada, compartilhe!!
Leonardo Henrique
Ascom Estratégia
ascomestrategia@gmail.com
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
Talvez um dos motivos seja o fato de que na mesma data ocorreu a prova de digitação do TJ-SP, ou seja, muita gente boa deixou de prestar o TRT.....
Estratégia, qual é o critério para ter a prova corrigida pela banca? Seria por volta de 2 mil provas, referentes às maiores notas, por exemplo?
Olá André. Serão corrigidas as redações dos candidatos mais bem classificados até determinada posição (que varia em cada cargo). Você pode conferir a relação completa na página 15 do edital.
Att. Equipe Estratégia Concursos
Na minha sala eu consegui contar quantas provas deixaram de ser entregues (20) e quantas foram (37)
Só na minha sala faltaram 24
Boa noite, na sala que fiz a prova faltaram 30 pessoas.
Eu não compareci na prova de técnico pois tinha me inscrito para as duas mas achei que estava muito cansada no dia anterior, resolvi concentrar os esforços em uma única e escolhi a de analista.
Olá penso que além dos fatores destacados muita gente deixou de comparecer por causa dos problemas nos vôos, como no que ocorre no Aeroporto de Salvador.Tinha gente desesperado sem saber e como fazer pra chegar em SP.
Boa noite. Teve prova do TJ SC no mesmo dia, provavelmente tenha contribuído para elevar esse número.
Desisti de dois concursos que me inscrevi. Um porque eu estava na faculdade ainda e não era meu real objetivo na época e o outro pq a prova foi adiada e coincidiu com outro concurso que eu ia fazer e tive que optar por um dos dois.
Por mais despreparada que estava, com apenas 3 meses de estudos, fui fazer a prova do TJ-PE e fiquei muito feliz com a colocação, entre os 900 primeiros!!