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TRT RJ – PROVAS COMENTADAS TJ e AJ – PORTUGUÊS (COM RECURSOS)

PESSOAL! CABE RECURSO TAMBÉM DA QUESTÃO DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL!

Gabarito Extraoficial – TRT RJ TJAA

Olá, pessoal! Tudo bem?

Estou passando aqui para deixar o gabarito extraoficial da prova do TRT RJ, aplicada hoje pela AOCP. A prova é imensa, então não será possível transcrever as questões nem os textos. Peço que acompanhem pelo seu caderno de prova. Quando os cadernos forem disponibilizados, postarei aqui um artigo com o comentário detalhado da prova, ok? O link com a imagem da prova está no final do artigo.

PROVA TÉCNICO JUDICIÁRIO TJAA

1- Em relação ao excerto “Somos bombardeados todo dia, o dia todo”

  1. a) Incorreta. Em “todo dia”, “todo” é pronome indefinido.
  2. b) Incorreta. A figura é a elipse “(nós) Somos bombardeados”
  3. c) Incorreta. A primeira parte até está correta. Contudo, caracterização mais apuradas de eventos e adição de circunstância são características mais típicas das descrições e narrações do que de textos argumentativos. Além disso, se os períodos são simples, isso conflita com a ideia de “adição de circunstâncias” e “detalhamentos”
  4. d) Incorreta. Não é um “somos” indicativo de presente pontual, momentâneo, trata-se de um presente usado para indicar uma realidade habitual.
  5. e) Correto. Farto e Saturado são adjetivos que mantêm a ideia de excesso, de abundância, são sinônimos de “repleto, cheio”.

2- Sobre o uso dos mecanismos de coesão…

CABE RECURSO. Vejamos:

  1. a) Rigorosamente, usamos “essa” para referência anafórica e “esta” para referência catafórica. Então a troca não é livre. Essa é uma regra clássica.

No entanto, gramáticos como Bechara e Celso Cunha admitem o uso anafórico de este(a)(s).

Para quem errou, é possível atacar esse gabarito e defender que a letra A está correta.

Veja as palavras do próprio Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, 37ª edição). Grifos meus:

“[…] Ocorre o caso, por exemplo, nas referências a enunciados anteriores que envolvem afastamento da 1.ª pessoa ou ao tempo em que se fala. Nestes casos, geralmente, prevalece a preferência para nossas próprias palavras, aparecendo, assim, o anafórico este (e flexões) em lugar do dêictico esse (e flexões):

– “Então que te disse ele?…

– Que tinhas lá outra… e que te viu passear com ela.

– Viu-me a passear com uma nossa parenta, viúva de um general. Quem disse ao javardo que esta (a que me refiro) senhora era minha amante” [CBr.1, 157].”

  1. b) Sim. Veja que caberia uma conjunção adversativa:

Não falo do esforço, mas do tanto que precisamos investir de nós.

  1. c) Não é possível substituir “pena” por “piedade” na expressão “sob pena de”.
  2. d) As estruturas são bem diferentes. Na primeira reescrita, temos sujeito oracional (oração subordinada substantiva subjetiva). Na segunda, temos sujeitos simples: “Muitos eventos” e “isso”.
  3. e) A ideia é de meio/instrumento, não de causa.

Gabarito letra B, com possibilidade de recurso.

3- Referente à concordância verbal e nominal…

Vejamos:

  1. a) Correto. Como temos uma expressão partitiva, podemos concordar com o sujeito ou como determinante:

Grande parte de nós já vivenciou.

Grande parte de nósvivenciamos.

  1. b) Incorreta. Nem sempre. Quando o “ou” indica inclusão, o verbo vai ao plural: Frituras ou açúcar fazem mal.
  2. c) Incorreta. No plural, teríamos “vêm”, com acento circunflexo.
  3. d) Incorreta. Tratar-se DE (VTI+SE) é uma clássica expressão indicativa de sujeito indeterminado, então o verbo fica na terceira pessoa do singular. “Uma energia” não é o sujeito, é o objeto indireto.
  4. e) Incorreta. A forma de infinitivo está flexionada (nós vivenciarmos).

 

4- Qual (is) é (são) o (s) item(ns) que reescreve(m)…

I – Incorreta. Em interrogativa direta, usamos “por que” separado. “A fim de” se grafa separadamente. “Amores” não é exatamente igual a “Afetos”… Enfim, tudo errado.

II – Incorreta. Há mudança de sentido: eminentemente tem sentido de “destacadamente”, “principalmente”; não é sinônimo de implicitamente.

III- Esta reescritura mantém o sentido e não traz erros.

Gabarito letra D.

5- Em relação às funções do elemento “SE” e à colocação pronominal, assinale a alternativa correta.

Vejamos:

  1. a) Sim. O pronome é atraído pelo “Que”, palavra atrativa.
  2. b) O SE acompanha verbo transitivo indireto e indica sujeito indeterminado.
  3. c) Por questão de eufonia, com verbos monossilábicos, usamos próclise.
  4. d) O SE é conjunção condicional.
  5. e) O SE é conjunção condicional, não é pronome como a banca o está tratando aqui. A conjunção não pode ser deslocada nessa frase.

Gabarito letra A.

CABE RECURSO. Vejamos:

Aqui, a banca deu como gabarito a letra C, isto é, ignorou a atração que ocorre no “para que”. A regra da próclise com verbo monossilábico consta na gramática de Manoel Pinto Ribeiro, que dá o seguinte exemplo:

“Eu a vi ontem, e não Eu vi-a ontem.”

Veja o fundamento para haver próclise em “para que as palavras se tornem…” (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa)

“Não se pospõe, em geral, pronome átono a verbo flexionado em oração subordinada:

“Confesso que tudo aquilo me pareceu obscuro “ [MA.1, 79].”

Na questão, temos exatamente uma oração subordinada (final), então deve mesmo haver próclise e não ênclise.

Bechara também defende que a atração se mantém mesmo havendo um sujeito entre a palavra atrativa e o verbo.

Por essa razão, o gabarito deve ser alterado para Letra A ou a questão deve ser anulada.

6- Em relação ao texto I, é correto afirmar que

Vejamos:

  1. a) Incorreta. A autor não defende isso, apenas valoriza o poder que a literatura tem de causar aquilo que chama de “presença”.
  2. b) Incorreta. Viagem! É indiferente o livro ser digital ou não.
  3. c) Incorreta. Ela não disse isso, aliás até valoriza o elemento imaginativo da literatura.
  4. d) Incorreta. Proporciona sim, veja: “A literatura- para além do prazer intelectual, inegável- oferece algo diferente.”
  5. e) Correto. Esse é o teor do último parágrafo do texto.

Gabarito letra E.

7- Referente à estruturação do texto I, é correto afirmar que

Vejamos:

  1. a) Trata-se de trecho narrativo, pela ideia de sequenciação temporal.
  2. b) O tópico central é afirmação de que precisamos ler ficção e poesia porque nenhuma outra forma de arte traz essa “potência”.
  3. c) Sim. Hans Ulrich Gumbrecht é autor do conceito de “presença”. A autor se baseia na ideia de Wolfgang Iser para afirmar que nunca precisamos tanto ler ficção e poesia como hoje.
  4. d) Incorreta. Exercícios esportivos e relações sexuais não são atividades “eminentemente intelectuais”.
  5. e) Incorreta. O último parágrafo traz sim possibilidades decorrentes da “construção do espaço ficcional” (a alternativa diz “não construção”). O penúltimo parágrafo é que sugere uma relação de causa e consequência: se o corpo não estiver presente, não existirá espaço ficcional.

Gabarito letra C.

8- Em relação ao excerto “Estamos saindo…

  1. a) Incorreta. Apenas o primeiro “do” é exigido por um verbo.
  2. b) Incorreta. Apenas “o sentido foi mantido” está na voz passiva. As demais estão na voz ativa.
  3. c) Incorreta. O adjunto adverbial no final da frase em ordem direta não precisa obrigatoriamente vir marcado por vírgula.
  4. d) Correto. O segmento após o sinal de dois-pontos explica por que gostamos do filme.
  5. e) Incorreta. “Também” denota adição. Gabarito letra D.

9- Referente à estruturação do texto II, é correto afirmar que

Vejamos:

  1. a) Incorreta. O segundo parágrafo está centrado no relato de como a narradora vivia com sua filha, não está focado no casamento.
  2. b) Incorreta. O narrador é protagonista.
  3. c) Incorreta. O texto não relata o fim da guerra, até porque a guerra não acabou em 1941.
  4. d) A pergunta retórica não é feita para ser respondida, é um recurso argumentativo. Contudo, a autora responde a pergunta, então isso prejudica a afirmação.
  5. e) Correta. O primeiro parágrafo não se inicia com uma localização temporal: “Eu era piloto”.

Gabarito letra E.

10- Sobre a pontuação…

Vejamos:

  1. a) Incorreta. As últimas reticências, por exemplo, não têm relação alguma com enumeração, mas sim indica uma hesitação, uma suspensão do pensamento:

Na última noite… Passei a noite inteira de joelhos ao lado do berço…

  1. b) Incorreta. O sinal de dois-pontos introduz uma citação literal, introduz o discurso direto.
  2. c) Incorreta. Não há vocativo. As vírgulas marcam expressões de tempo.
  3. d) Correto. Diante de pronome possessivo adjetivo (aquele que acompanha um substantivo), a crase é facultativa.
  4. e) Incorreta. A crase é obrigatória por uma questão de paralelismo. Há artigo antes de “manhã” e de “noite”. Gabarito letra D.

11- Referente ao texto II, é correto afirmar que

  1. a) Incorreta. Raro era chegar um avião à cidade.
  2. b) Sim. Essa é uma conclusão do trecho a seguir:

E meu pai achava que metalurgia era um trabalho de mulher, mas piloto não. O chefe do aeroclube ficou sabendo disso (que o pai era contra) e me autorizou a dar uma volta de avião com meu pai.

  1. c) Incorreta. Não sabemos a idade da menina pelo texto, embora possamos inferir que era provavelmente um bebê de berço, pois o texto menciona um berço.
  2. d) Incorreta. Segundo o texto “Já nem chorava, só olhava para mim”.
  3. e) Incorreta. Podemos inferir que a mãe passou a noite ao lado do berço porque estava se despedindo, considerando que a menina ia ficar com os parentes do pai.

Gabarito letra B

12- Quanto às expressões de circunstância de tempo no texto…

  1. a) Incorreta. Era o sétimo ano escolar, não necessariamente de idade.
  2. b) Incorreta. Indica que começaram antes daquele momento, isto é, que o fato ocorria daquele momento para trás, não “a partir daquele momento”.
  3. c) Correto. “Termo” é sinônimo de “término, fim”, então a troca, embora soe estranha, manteria o sentido.
  4. d) Incorreta. Se a preposição for suprimida, o sentido muda. “De tarde” é o período entre a manhã e a noite. “Tarde” é o oposto de “cedo”.
  5. e) Incorreta. A reescrita vai mudar o sentido. “Da manhã à noite” expressa um intervalo contínuo que começa de manhã e vai até a noite. A expressão “de manhã e à noite” isola esses dois períodos, deixando incluir a tarde.

Gabarito letra C

13- Assinale a alternativa em que a palavra…

Aqui temos uma questão covarde de vocabulário, mas poderíamos fazer por eliminação. Sabemos que “categoricamente” significa “expressamente, convictamente”. Inevitavelmente é algo que não pode ser evitado, mudado. O sentido é diferente, tanto que no próprio texto o pai muda de opinião.

Nas demais, temos sinônimos possíveis para as palavras sublinhadas.

Gabarito letra B.

14- Em relação à finalidade dos expedientes…

  1. a) Incorreta. O ofício também pode ser enviado a particulares, não o aviso.
  2. b) Incorreta. O memorando é usado dentro do mesmo órgão.
  3. c) Incorreta. Tem sim, é correspondência eminentemente interna.
  4. d) Correta e Literal:

Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

  1. a) informá-lo de determinado assunto;
  2. b) propor alguma medida; ou
  3. c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.

Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado.

  1. e) Incorreta. As finalidades são diferentes:

A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.

O correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

15- Referente aos aspectos gerais da redação oficial, assinale a alternativa correta.

  1. a) Incorreta. A diagramação é padronizada justamente para manter a uniformidade dos expedientes.
  2. b) Correto. Pelo princípio da publicidade, os textos oficiais devem ser entendidos por qualquer cidadão.
  3. c) Incorreta. Não existe vocabulário específico, inclusive o Manual da Presidência condena o uso de jargão. O padrão culto é usado para que a linguagem seja uniforme e clara.
  4. d) Incorreta. O texto não pode ser ininteligível (impossível de entender). Pelo princípio da publicidade, os textos oficiais devem ser entendidos por qualquer cidadão.
  5. e) Incorreta. São uniformes. Gabarito letra B.

Gabarito Extraoficial – ANALISTA JUDICIÁRIO AA e AJ

1- De acordo com o texto I, assinale a alternativa correta.

  1. a) Incorreta. O presente é impossível de ser estendido. O passado é que se alarga.
  2. b) Incorreta. Os traumas interferem sim, pois “ficam ali condicionando nossas ações e não ações no presente”.
  3. c) Incorreta. Segundo o texto, as pessoas poderiam agir para que se concretizassem sim: “Claro que mesmo uma predição detalhada seria problemática, pois, dela sabendo, eu poderia dispor as coisas de forma que acontecessem como anunciado.”
  4. d) Entendo que essa alternativa é bastante pertinente, exceto pela segunda parte. O texto não diz exatamente que causa de planejar o futuro seja a nossa percepção variável do tempo, mas sim que fazemos isso porque “saber tudo que possa vir a ocorrer é um grande desejo”.
  5. e) Sim, a percepção do tempo é variável. Veja o trecho : “Há dias que o tempo não passa, anda devagar (…) tal é o tempo da sala de espera para ser atendido no dentista ou pelo gerente do banco.

Em compensação, há o tempo que corre, voa, falta…”

2- De acordo com o texto I, assinale a alternativa correta.

Vejamos:

  1. a) Para provar que o passado se “expande”, ele menciona exemplos práticos como museus, pastas de arquivos, mostras sobre o passado.
  2. b) Incorreta. Sequência injuntiva é uma sequência de “comandos, intruções”. Isso não ocorre no texto.
  3. c) Incorreta. Não resume. Refere-se à frase anterior: saber tudo que possa vir a ocorrer é um grande desejo.
  4. d) Incorreta. Refere-se a “predição”.
  5. e) Aqui, rigorosamente, as aspas marcam a fala literal de terceiros, embora haja mesmo forte ironia. Entendo que essa alternativa também está correta.

3- Assinale a alternativa que apresenta a correta reescrita dos excertos.

Vamos marcar o erro crasso da alternativa e imediatamente  seguir para a próxima, como se faz no dia da prova.

  1. a) Funambulesco é extravagante, que foge ao comum. É o contrário de “familiar”. Além disso, a oração “por mais compromissos que a agenda comportE” traz um verbo no subjuntivo e isso dá a ela um sentido concessivo, que não havia na oração anterior: “pautado por mais compromissos do que a agenda comporta”
  2. b) Pungir tem sentido de ferir, não de animar.
  3. c) Sonho é diferente de objetivo. Ainda que aceitemos essa equivalência, a reescrita dá ideia de que são dois sonhos, ao passo que a original só traz um objetivo.
  4. d) Aqui, a reescrita é adequada. Os verbos “lembrar” e “esquecer” foram usados em sua forma não pronominal, sem pronome e sem preposição. O demonstrativo “o” foi trocado por sua versão maior: “aquilo”. Além disso, a fala foi convertida para discurso indireto.
  5. e) Ínfima é “muito pequena, quase desprezível”, não tem relação com “detalhada”. Além disso, faltou vírgula antes do “pois” e não deveria haver a vírgula separando sujeito “eu” do verbo “poderia”.

Gabarito letra D.

4- Assinale a alterativa em que o termo “mesmo” apresenta o mesmo valor semântico.

O sentido do “mesmo” é de concessão, como ocorre em “A planta brotará, mesmo que  (ainda que) em alguns casos demore um pouco”

5- Os advérbios…

Vejamos os sentidos:

  1. a) Mal- tempo.
  2. b) Mais- intensidade
  3. c) Apenas – restrição
  4. d) Ainda – tempo.
  5. e) já – tempo

Gabarito letra D

6 – Assinale a alternativa correta

  1. a) Incorreta. O “que” em “que amanhã eu entrego tudo…” é conjunção explicativa. Os outros são pronomes relativos.
  2. b) Incorreta. Predomina a linguagem figurada, conotativa.
  3. c) Correto. Temos o “que” consecutivo, usado com o advérbio de intensidade “tão”.
  4. d) Incorreta. O “como” indica conformidade.
  5. e) Incorreta. A citação é DIRETA. Gabarito letra C.

7- Assinale a alternativa correta.

  1. a) O fato de haver subordinação, por si só, não obriga o uso de vírgulas. Além disso, há também relação de coordenação no período.
  2. b) Incorreta. Em “vejo uma viagem”, ver é transitivo direto. Em “Não vê mais” é intransitivo.
  3. c) Correto. Sim, são sinônimos. Porém, “existir” é verbo pessoal e teria de ir ao plural para concordar com seu sujeito “bolas de ferro”.
  4. d) Incorreta. “Ele” refere-se ao desejo de saber o futuro.
  5. e) Incorreta. Aqui, “sentir” é transitivo direto e não aceita como complemento o “lhe”. Além disso, “lhe” não poderia iniciar oração, proibição básica de colocação pronominal.

8- Analise as assertivas e assinale a alternativa…

Vejamos:

I  Esse exemplo não é de metáfora.

II Certo, temos uma gradação crescente entre “corre e voa”.

III Certo, o tempo está sendo personificado.

Gabarito letra D

9 – O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o verbo grifado…

Escasseia e É estão conjugados no presente do indicativo.

Pudéssemos e Parecessem estão no imperfeito do subjuntivo. Lembrando está no gerúndio. Estará está no futuro do presente.

Gabarito letra A.

10- De acordo com o texto II, assinale a alternativa correta.

Vejamos:

  1. a) A narração é em terceira pessoa e o texto revela que ela está grávida de futuro, não grávida de uma criança.
  2. b) O texto é narrativo.
  3. c) O recorte do texto não menciona viagem alguma que tenha feito, apenas o acidente.
  4. d) Antes de ser atropelada, a personagem está aturdida pela previsão que recebeu da cartomante. Estar “grávida de futuro” sugere que teria havido uma previsão sobre mudanças positivas no futuro e que Macabéa estava com esperanças sobre esse futuro anunciado.
  5. e) Não morreu cavalo nenhum! Gabarito letra D

11- De acordo com o texto II, assinale a alternativa correta.

Vejamos:

  1. a) Sim. Esse vocabulário sugere mesmo a ideia de fim do dia, da vida.
  2. b) O exemplo não traz verbo no presente do subjuntivo, mas sim no pretérito imperfeito e no mais-que-perfeito do indicativo.
  3. c) O recorte do texto não menciona sua relação social com o motorista.
  4. d) Nem todos. O último, por exemplo, separa um trecho que não explica nada, apenas narra um momento paralelo ao atropelamento. “Tom explicativo” é um termo muito vago e dificulta a interpretação do
  5. e) Essa fala é atribuída ao Destino. Gabarito letra A

12- Assinale a alternativa cuja substituição…

Vejamos:

  1. a) Lhe não pode ser objeto indireto.
  2. b) “Perca” não é substantivo, é verbo no presente do subjuntivo (Espero que eu perca peso)
  3. c) Esse “que” é consecutivo, nunca poderia ser trocado por pronome relativo. Além disso, não há razão para ocorrer crase, pois só haveria um “a”, o “a” inicial de “a qual”.
  4. d) Não há crase antes de “uma’.
  5. e) Pegou Macabéa (pegou-a) poderia sim ser substituído por “Atingiu Macabéa” (a atingiu)

Gabarito letra E

13- O seguinte excerto “Um dia vai talvez reivindicar o direito ao grito…”, ão ser transposto para a voz passiva, terá como resultado:

O direito ao grito talvez um dia vai ser reivindicado

Essa é a forma mais próxima, mantendo a locução original. No entanto, como “vai reivindicar” é uma locução que substitui o futuro do presente. A forma verbal será também é correta:

O direito ao grito talvez um dia vai será reivindicado

14- Sobre os aspectos gerais da Redação Oficial

Embora se refiram à segunda pessoa (vós), os pronomes de tratamento fazem concordância com a terceira pessoa (você/ele). Daí dizer:

Vossa Excelência nomeará (não nomeareis) seu (não vosso) substituto.

Gabarito letra B.

15- Sobre a Correspondência Oficial…

O manual condena o uso de Digníssimo, pois a dignidade é pressuposto da função pública. Gabarito letra B.

 

LINK DA PROVA

https://drive.google.com/file/d/1LJgOu7Othe9IXmbs5y5oVhmU3BKlGrGL/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B_MKMWzsEM2Ma1ZMeVJGY1R4bTFFTkZlcG5iYkxPZDdydkMw/view?usp=sharing

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Ver comentários

  • Bom dia professor , fiz o curso aqui no Estratégia e prestei para técnico judiciário Enfermagem. Teria como fazer correção de português dessa prova , e se cabe algum recurso ! Por favor

  • Professor,

    Dois itens apontados como gabarito em duas questões de direito e processo do trabalho usaram "posto que" como explicativo/causal. Entrei com recurso alegando incompreensibilidade do item em virtude do equívoco gramatical. O que o senhor acha?

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