Ilustres amigos,
Estamos entrando na reta final do concurso para o TRE/SP.
Conforme previsto no edital, são 111 vagas previstas de imediato. Provavelmente os 111 melhores classificados já estarão trabalhando nas eleições de 2012. Hoje, cada Cartório Eleitoral conta com apenas 1 Analista Judiciário e 1 Técnico Judiciário. Isso é demasiadamente pouco para uma Justiça que faz eleições a cada 2 anos, tem uma quantidade de trabalho que aumenta a cada dia e é cobrada diuturnamente pelo CNJ para que as metas sejam cumpridas.
É por isso que existem estudos no âmbito do TSE no sentido de serem criados mais cargos para os diversos TRE do país.
Tenho uma filosofia de vida em matéria de estudo que é mais ou menos o seguinte: preocupo-me com os fatores sobre os quais posso ter algum controle (por exemplo, horas de estudo, material que usarei na minha preparação, método de estudo etc). Os fatores que não posso controlar (por exemplo, o nível dos demais candidatos, quantos candidatos serão, quantas vagas são, se serei chamado ou não no prazo de validade do concurso, o que será cobrado na prova) até por não ter nenhuma ingerência sobre eles, não tenho porque me preocupar e perder tempo. Enfim, cabe-me escolher um caminho, traçar uma ESTRATÉGIA e partir para a batalha.
Por isso é que afirmo a cada um dos amigos do ESTRATÉGIA CONCURSOS que deseja ser um servidor do TRE que a sua única preocupação deve ser estudar, estudar, estudar (do modo certo, é claro). A consequência disso será a aprovação, se possível dentro das vagas. Para quem não for aprovado dentro das vagas, não tem porque entristecer, visto que no prazo de validade do concurso muitas coisas acontecem. Você já imaginou se as novas vagas são criadas nesse período? Tenho colegas que não tinham mais esperança de serem chamados quando de repente chegou a cartinha do TRE em suas casas: havia sido aprovada uma nova lei criando cargos e eles foram nomeados. Por isso, você deve fazer a melhor prova possível e colocar o teu nome na lista de aprovados (de preferência o mais à frente que puder)
O nosso curso de Regimento Interno está na reta final. Estamos por disponibilizar no site a Aula 04, na qual finalizaremos a parte teórica e disponibilizaremos mais questões para permiti-los irem bem na prova. Quem ainda não é nosso aluno, ainda está em tempo, visto que é possível concluir com folga o nosso curso até o dia da prova (18/03) e, considerando-se que poderemos ter de 4 a 5 questões do RITRE, não é uma matéria que se possa ou deva desprezar. O curso, além das questões das bancas (FCC, principalmente) tem questões elaboradas por mim simulando prováveis questões da prova.
Veja uma das questões que estarão na aula 04, adaptada de acordo com o RITRE/SP: (TRE-AP – 2011 – AJAA – Adaptada)
Com relação às competências, analise:
I. Convocação à sua presença do Juiz Eleitoral da Zona que deva pessoalmente prestar informações de interesse para a Justiça Eleitoral, ou indispensáveis à solução do caso concreto.
II. Constituir a Comissão Apuradora das eleições estaduais.
III. Presidir a Comissão Apuradora quando se tratar de eleições gerais.
IV. Requerer o arquivamento dos inquéritos policiais quando entender não seja caso de oferecer denúncia.
São Competência/atribuições, respectivamente, do
(A) Presidente, Procurador-Regional, Corregedor-Regional Eleitoral e Relator.
(B) Corregedor-Regional Eleitoral, Procurador-Regional, Presidente e Relator.
(C) Corregedor-Regional Eleitoral, Tribunal, Presidente e Procurador-Regional.
(D) Presidente, Relator, Vice-Presidente e Revisor.
(E) Relator, Revisor, Presidente e Corregedor-Regional Eleitoral.
Gabarito (C)
Fé, Força e Bons estudos!