Com inscrições abertas, o novo processo seletivo simplificado do IBGE oferta 204.307 vagas aos cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador.
Se você pretende se candidatar na função de nível fundamental, além de efetuar todo o processo de candidatura que vai até o dia 19 de março, no site do Cebraspe, é necessário se atentar às etapas de provas.
Isso porque para Recenseador serão aplicadas duas etapas, sendo uma prova objetiva e um treinamento. Se existe alguma dúvida quanto a esse treinamento, não se preocupe, pois contaremos tudo aqui nesse artigo!
O treinamento visa capacitar o Recenseador para a aplicação de conceitos e de procedimentos estabelecidos para o Censo Demográfico 2021. A efetivação dos contratos de trabalho estará condicionada ao resultado obtido no teste final.
Com participação obrigatória, somente serão convocados para o treinamento os candidatos aprovados dentro do número de vagas. Os demais serão mantidos em lista de espera, podendo ser chamados durante o prazo de validade do processo seletivo.
O treinamento, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado pelo próprio IBGE e conterá duas etapas: Autoinstrução e Presencial.
Na etapa auto instrucional, após a divulgação do resultado final da prova objetiva, o candidato deverá realizar a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista, que serão disponibilizados no site do Censo 2021.
A etapa presencial do treinamento de Recenseador terá duração de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias. Os candidatos aprovados, que realizarão a coleta de dados em Setores Censitários de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), terão mais um dia de treinamento.
Ao final, o candidato realizará o teste final, cujo resultado será representado em percentual de acertos. Aquele que não obtiver o mínimo de 50% de acertos e, pelo menos, 80% de frequência, será eliminado do processo seletivo.
IMPORTANTE: O percentual de acertos será computado considerando-se a 1ª casa decimal e descartando-se as demais.
Além disso, os candidatos que tiverem, pelo menos, 80% de frequência no treinamento presencial, farão jus a uma ajuda de treinamento referente aos dias em que compareceram integralmente. Importante ressaltar que todos os participantes serão treinados em igualdade de condições.
A ordem de classificação dos candidatos no treinamento presencial será obedecida para a escolha do setor censitário de trabalho, dentre aqueles oferecidos pelo IBGE e considerados prioritários para o início da coleta.
Em caso de igualdade na nota final do treinamento, para fins de escolha do setor censitário de trabalho, será considerada a classificação obtida pelo candidato na primeira etapa (prova objetiva).
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Amaral Ferrador, município do estado…
Seleção registrou 10.777 candidatos inscritos! Foi divulgado o resultado preliminar da prova objetiva do concurso…
Após a aplicação das provas do concurso Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) no…
A Prefeitura Municipal de Itapevi, em São Paulo, publicou o novo edital de concurso público…
Um novo concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT SP) está devidamente…
Foram publicados os novos editais do concurso público da Prefeitura de Itapevi, em São Paulo.…