Com inscrições abertas, o novo processo seletivo simplificado do IBGE oferta 204.307 vagas aos cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador.
Se você pretende se candidatar na função de nível fundamental, além de efetuar todo o processo de candidatura que vai até o dia 19 de março, no site do Cebraspe, é necessário se atentar às etapas de provas.
Isso porque para Recenseador serão aplicadas duas etapas, sendo uma prova objetiva e um treinamento. Se existe alguma dúvida quanto a esse treinamento, não se preocupe, pois contaremos tudo aqui nesse artigo!
O treinamento visa capacitar o Recenseador para a aplicação de conceitos e de procedimentos estabelecidos para o Censo Demográfico 2021. A efetivação dos contratos de trabalho estará condicionada ao resultado obtido no teste final.
Com participação obrigatória, somente serão convocados para o treinamento os candidatos aprovados dentro do número de vagas. Os demais serão mantidos em lista de espera, podendo ser chamados durante o prazo de validade do processo seletivo.
O treinamento, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado pelo próprio IBGE e conterá duas etapas: Autoinstrução e Presencial.
Na etapa auto instrucional, após a divulgação do resultado final da prova objetiva, o candidato deverá realizar a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista, que serão disponibilizados no site do Censo 2021.
A etapa presencial do treinamento de Recenseador terá duração de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias. Os candidatos aprovados, que realizarão a coleta de dados em Setores Censitários de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), terão mais um dia de treinamento.
Ao final, o candidato realizará o teste final, cujo resultado será representado em percentual de acertos. Aquele que não obtiver o mínimo de 50% de acertos e, pelo menos, 80% de frequência, será eliminado do processo seletivo.
IMPORTANTE: O percentual de acertos será computado considerando-se a 1ª casa decimal e descartando-se as demais.
Além disso, os candidatos que tiverem, pelo menos, 80% de frequência no treinamento presencial, farão jus a uma ajuda de treinamento referente aos dias em que compareceram integralmente. Importante ressaltar que todos os participantes serão treinados em igualdade de condições.
A ordem de classificação dos candidatos no treinamento presencial será obedecida para a escolha do setor censitário de trabalho, dentre aqueles oferecidos pelo IBGE e considerados prioritários para o início da coleta.
Em caso de igualdade na nota final do treinamento, para fins de escolha do setor censitário de trabalho, será considerada a classificação obtida pelo candidato na primeira etapa (prova objetiva).
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
Foram iniciadas as inscrições para concurso público do INSS para área de Perícia Médica. O período…
Inscrições abertas O edital do concurso público INSS foi publicado para provimento de 500 vagas…
Com inscrições encerradas, o concurso público da Prefeitura de São Sebastião, Alagoas, foi suspenso temporariamente.…
As provas do concurso SAAE de Luz MG (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de…
Já está na praça o edital do mais novo concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de…