Mis queridos alumnos,
Um pouco atrasada, mas nunca é tarde…
Trouxe para vocês a tradução do texto da prova do Senado, feita por um tradutor amigo meu (preferi ser imparcial e pedi a ele para fazê-la) ,lembrando que tradução é algo muito subjetivo, e cada um traduz do seu jeito. O importante é entender em Espanhol a ideia do texto e passar a mensagem para o Português.
INDICES BURSÁTILES, TRANSPARENCIA Y SOSTENIBILIDAD, LA NUEVA ALIANZA
05/03/2012
Las necesidades de transparencia y sostenibilidad conforman el caldo de cultivo ideal para el surgimiento de un marco cada vez más cerrado, el de los rankings, listados e índices sostenibles que ameritan y anotan los valores o las carencias de las compañías en materia de sostenibilidad y responsabilidad social corporativa.
Se trata de una nueva especie de “jueces responsables”, los adalides de un selecto club al que toda compañía desea pertenecer como garantía de reputación y supervivencia a largo plazo. Más allá de los rankings y baremos sostenibles que surgen cada poco tiempo de la mano de múltiples organismos privados, han proliferado también durante los últimos tiempos los índices bursátiles de sesgo responsable, que adoptan criterios ASG (ambientales, sociales y de buen gobierno) para permitir la adhesión de las empresas.Esta nueva tendencia no es casual; se hace eco de otra cuyo alcance es todavía mayor: el creciente punto de unión entre la inversión institucional y las buenas prácticas en materia de responsabilidad social y buen gobierno.
SOSTENIBILIDAD
La alianza entre índices bursátiles y sostenbilidad ambiental no es una novedad. Recientemente, un grupo de marcas textiles, organizaciones no gubernamentales, fabricantes y expertos, ponían en marcha la Sustainable Apparel Coalition, una iniciativa que tratará de reducir los impactos ambientales y sociales de la industria textil y del calzado a través de, un único índice de Sostenibilidad. El índice, Sustainable Apparel Index, esgrime la transparencia como bandera y pretende extenderse a nivel mundial.
Esta iniciativa cuenta ya con precedentes, como es el caso del Eco Index, una herramienta informática que mide el impacto de sus productos en la ecología y los derechos humanos -en cuanto a método de fabricación-, de todas las edades. Algunas de las marcas más conocidas que ya aplican el Eco Index son Levi Strauss, Adidas, Nike, Patagonia, Timberland y Columbia Sportswear. En este caso, Eco Index surgió abogando por aportar información al consumidor acerca del componente “eco” de las prendas y calzado.
(Adaptado. LORENZO, Beatriz. http://www.mas-business.com/noticia-730)
Tradução
INDICADORES DE BOLSA, TRANSPARÊNCIA E SUSTENTABILIDADE, A NOVA ALIANÇA
05/03/2012
As necessidades de transparência e sustentabilidade constituem o terreno ideal para o surgimento de um quadro cada vez mais fechado: o dos rankings, listas e indicadores sustentáveis que avaliam e computam os valores ou as carências das companhias em matéria de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa
Trata-se de uma nova espécie de “juízes responsáveis”, os maiorais de um seleto clube a que toda a companhia deseja pertencer como garantia de reputação e sobrevivência a longo prazo. Para além dos rankings e baremas sustentáveis que afloram a cada pouco tempo sob a tutela de múltiplos organismos privados, tem proliferado também, nos últimos tempos, os indicadores de bolsa de natureza responsável, que adotam critérios ASG (ambientais, sociais e de bom governo) para permitir a adesão de empresas. Esta nova tendência não é casual; é, antes, o reflexo de uma outra cujo alcance é ainda maior: o crescente ponto de união entre o investimento institucional e as boas práticas em matéria de responsabilidade social e bom governo.
SUSTENTABILIDADE
A aliança entre indicadores de bolsa e sustentabilidade ambiental não é uma novidade. Recentemente, um grupo de marcas têxteis, organizações não governamentais, fabricantes e experts, realizaram o lançamento da Sustainable Apparel Coalition, uma iniciativa que fomentará a redução dos impactos ambientais e sociais da indústria têxtil e do calçado por meio de um único índice de Sustentabilidade. O índice, Sustainable Apparel Index, levanta a transparência como bandeira e pretende se expandir a nível mundial.
Esta iniciativa conta já com precedentes, como é o caso do Eco Index, uma ferramenta informática que mede o impacto dos seus produtos na ecologia e nos direitos humanos – no tocante ao método de fabricação – de todas as idades. Algumas das marcas mais conhecidas que já aplicam o Eco Index são Levi Strauss, Adidas, Nike, Patagonia, Timberland e Columbia Sportswear. Neste caso, o Eco Index surgiu advogando por levar ao consumidor informação a respeito do componente “eco” das peças de vestuário e calçado.
(Adaptado. LORENZO, Beatriz. http://www.mas-business.com/noticia-730)
Besitos a todos,
Marise Zappa
marisezappa@estrategiaconcursos.com.br
No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com oferta de 19…
Está em pauta a realização de um novo concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas)…
Autorização de novo edital iminente! O próximo concurso PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo)…
Salário inicial de R$ 7,8 mil! Atenção, corujas: a autorização para realização de um novo…
Está oficialmente formada a comissão que comporá o novo certame para o concurso público do…