Além da remuneração de R$ 5.092,58, o concurso traz outro atrativo: foi recentemente autorizado pelo MPOG, o que significa dizer que, independentemente da conjectura econômica já há previsão e dotação orçamentária para a realização do concurso público. Desse modo, o DEPEN tem 6 meses a contar do dia 16.02.2015 para lançar o edital do concurso, para as seguintes vagas:
No máximo ATÉ 16.08.2015 TEREMOS O NOVO EDITAL PARA O CONCURSO DO DEPEN 2015. Logo, o estudo antecipado poderá significar a aprovação entre as vagas acima!
Em relação concurso, ao que tudo indica, o edital vindouro será muito semelhante ao anterior e, muito provavelmente, a banca será a mesma, ou seja, o CESPE. Desse modo, priorizaremos em nosso curso o conteúdo do edital anterior, voltado para a “metodologia” do CESPE.
A nossa disciplina consta da parte específica da prova objetiva. Das 70 questões destinadas à prova objetiva anterior 10 versaram sobre a nossa matéria.
Isso indica a relevância conferida à disciplina, que compôs 14% da prova específica anterior. Desse modo, devemos tratar de forma completa, porém, objetiva, tendo em vista a gama de matérias das outras disciplinas. A nossa vantagem é que o curso é pré-edital e, em razão disso, não temos a “pressão” do edital nos preocupando e podemos tratar dos assuntos com tranquilidade.
Algumas constatações acerca da prova vindoura são importantes!
PRIMEIRA, a banca tradicional deste concurso é o CESPE. Em provas da instituição, além da cobrança dos textos das convenções e tratados internacionais, é importante abordar assuntos relevantes no cenário jurídico nacional, assuntos que estão em voga e que possuem proximidade com o cargo. Além disso, é fundamental estudar bem a parte constitucional da disciplina. Em razão disso, neste curso procuraremos tratar objetivamente de tais aspectos, o que será positivo para o desempenho em prova.
Além disso, é relevante o conhecimento de alguns julgados do STF a respeito da matéria. Sem necessidade de um aprofundamento demasiado, devemos conhecer um pouco da jurisprudência que envolva os Direitos Humanos. Em razão disso, além de citar esses julgados traremos comentários e explicações de forma didática.
Deste modo, podemos afirmar que as aulas levarão em consideração as seguintes “fontes”:
SEGUNDA, é importante realizar questões anteriores do CESPE para nos situarmos diante das possibilidades de cobrança. Nesse aspecto, contamos atualmente com significativo acervo de questões. O CESPE realiza diversos concursos públicos para área policial e para defensorias públicas estaduais, com a abordagem da nossa disciplina. Esse acervo de questões tem a qualidade de dirigir nosso estudo para as informações que a banca considera mais relevantes.
Essas observações são importantes pois permitirão que, dentro da nossa limitação de tempo e com máxima objetividade, possamos organizar o curso de modo focado, voltado para acertar questões de primeira fase.
Serão um total de 8 aulas, distribuídas do seguinte modo:
Caso se interesse nosso curso e aula demonstrativa estão disponíveis em:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/direitos-humanos-p-depen-todos-os-cargos-6407/
Bons estudos a todos!
Ricardo Torques
Foi divulgado o horário e local de aplicação da prova do Processo Seletivo SAP SC…
Inscrições encerradas! O concurso da Prefeitura de Tangará da Serra (MT) é uma grande oportunidade…
Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva do concurso INCRA (Instituto Nacional de…
No estado de Minas Gerais, o concurso Santana de Pirapama oferta 118 vagas, além de formação…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Você que vai participar do concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado…