Confira neste artigo como aproveitar as disciplinas estudadas no certame do TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) para o concurso do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul).
Olá, pessoal!
O concurso do TJ-SC teve a sua prova aplicada recentemente. Como foi o seu desempenho?
Bom, independentemente do seu resultado, temos uma dica importante para você: Não pare de estudar.
Os concursos estão a todo vapor. A área de tribunais já teve alguns certames realizados após a retomada das provas. Além disso, outro grande concurso está com o edital iminente, o do TJ-RS.
A banca já foi escolhida e a previsão é de editais em janeiro.
A expectativa é que sejam ofertadas 28 vagas para os cargos de Oficial de Justiça e Analista de Serviço Social, com iniciais de até R$ 4.712,55 e R$ 6.912,07.
Desse modo, preparamos uma comparação completa entre o concurso do TJ-SC com o do TJ-RS (em relação ao seu último edital).
O nosso objetivo é visualizar quais são as disciplinas semelhantes entre esses dois certames, além de trazer o número de aulas presentes nos cursos do Estratégia Concursos e já estudadas pelos concurseiros que fizeram a prova do TJ-SC e que podem ser aproveitadas para o TJ-RS.
Como o edital do concurso do TJ-RS ainda não foi publicado, iremos utilizar como base para a nossa análise o seu último edital, de 2014, para o cargo de Oficial de Justiça.
O concurso do TJ-SC foi organizado pela FCC, com 60 questões objetivas.
Por sua vez, o concurso do TJ-RS será organizado pela banca IBADE, com 80 questões objetivas.
Historicamente, esta banca não apresenta questões de alta complexidade, sendo cobradas questões mais simples e literais, quando se trata de legislação.
Assim, apesar de as bancas serem diferentes, o estudo das questões da banca FCC pode ser, em grande parte, aproveitado para a banca IBADE, devido à grande similaridade de conteúdo das disciplinas, como veremos adiante.
O conteúdo programático do concurso do TJ-SC foi bastante completo, com a cobrança de 9 disciplinas para o cargo de Técnico Judiciário Auxiliar.
De maneira similar, temos o edital do último concurso do TJ-RS, o qual exigiu 10 disciplinas, muitas delas muito similares com as do concurso do TJ-SC, como veremos a seguir.
Dito isso, iremos agora analisar quais são as disciplinas que estavam presentes no edital do TJ-SC e que podem ser aproveitadas para o TJ-RS:
É possível perceber na tabela acima a quantidade de disciplinas similares entre estes dois concursos.
Das 10 disciplinas do TJ-RS, 6 também estavam presentes no TJ-SC. Ou seja, 60% das disciplinas que você terá que estudar para o TJ-RS também estavam presentes no concurso do TJ-SC.
Basicamente, apenas as Legislações Específicas do Rio Grande do Sul, além de Informática, serão cobradas a mais no concurso do TJ-RS. Todas as demais disciplinas do TJ-RS também estavam presentes no concurso do TJ-SC.
Iremos analisar agora como foi a distribuição de questões na última prova do TJ-RS:
Como as disciplinas do último concurso serão semelhantes às do próximo certame, é provável que a distribuição das questões por disciplina também sejam similares.
Perceba que, apesar de a maioria dos concurseiros focarem apenas em disciplinas de Direito, a maioria das questões cobradas na prova foram de matérias fora desse ramo.
Desse modo, ressaltamos a importância de uma boa preparação em todas as disciplinas, para que você garanta a sua vaga neste concurso.
Apesar de o edital ainda não ter sido divulgado, o Estratégia Concursos, baseado nas provas anteriores, já disponibilizou centenas de videoaulas e PDFs para o concurso do TJ-RS.
Entretanto, muitas dessas aulas já foram estudadas durante a sua preparação para o concurso do TJ-SC.
Assim, realizamos uma comparação entre os dois concursos, com o objetivo de analisar quantas aulas presentes no curso do Estratégia Concursos para o TJ-SC e que podem ser aproveitadas para o certame do TJ-RS.
Primeiramente, vamos mostrar abaixo quantas aulas, presentes no curso do Estratégia, há em cada disciplina para a TJ-RS:
Vamos agora tomar como referência o concurso do TJ-SC.
Assim, como você já estudou todas as aulas do Estratégia para o concurso da TJ-SC, quantas delas poderão ser aproveitadas, automaticamente, para o concurso do TJ-RS?
A resposta você pode conferir na tabela abaixo:
Vamos entender melhor o que a tabela acima quer dizer.
Em relação à disciplina de Direito Constitucional, podemos observar que a aula 0 no curso do Estratégia do TJ-RS é a mesma da aula 0 no curso do TJ-SC. A aula 1 é também a aula 1 do TJ-SC. Já a aula 2 do TJ-RS é a aula 3 do TJ-SC, e assim por diante. Perceba que as aulas 6 e 7 não possui correspondência com nenhuma aula do curso do TJ-SC, sendo ela representada por um “traço” na tabela. Desse modo, 6 das 8 aulas para o TJ-RS de Constitucional já serão estudadas, automaticamente, caso você tenha estudado todo o conteúdo para o TJ-SC, o que corresponde a 75% de toda a matéria desta disciplina.
Já em Direito Penal e Processual Penal, perceba que apenas as aulas 4 e 5 do curso do TJ-RS não possuem correspondência com aulas do curso do TJ-SC, ou seja, 4 das 6 aulas são similares. Desse modo, 67% do conteúdo já foi visto.
Agora veja as disciplinas de Direito Civil e Processual Civil. Perceba que elas possuem correspondência de 100% de todo o conteúdo, ou seja, todas as aulas dessas disciplinas já foram estudadas durante a sua preparação para o concurso do TJ-SC, podendo o foco ser apenas na resolução de exercícios, além de algumas revisões.
Por fim, temos as disciplinas de Raciocínio Lógico, Português e Estatuto da Pessoa com Deficiência, com 55%, 92% e 67%, respectivamente, de similaridade.
As demais disciplinas, as quais não estão representadas na tabela acima, precisam ser estudadas em sua totalidade para o concurso do TJ-RS.
Vamos visualizar a similaridade destas disciplinas em um gráfico:
Podemos observar acima que 2 disciplinas do TJ-RS já foram totalmente estudadas (100%) durante a sua preparação para o TJ-SC, sendo elas Direito Civil e Processual Civil. Além disso, as demais possuem correspondência de mais de 50%, com Português com similaridade de mais de 90%.
De uma maneira geral, das 80 aulas do curso do Estratégia para o TJ-RS, englobando todas as disciplinas, 53 já foram estudadas, ou seja, 66% de todo o conteúdo, restando apenas 27 aulas para serem vistas.
Assim, é possível perceber que aqueles concurseiros que prestaram o certame do TJ-SC e se preparam pelos cursos do Estratégia Concursos saem muito na frente na preparação para o concurso da TJ-RS, sendo possível aproveitar uma grande quantidade de aulas que já foram estudadas.
Bom, pessoal! Apesar de a prova do TJ-SC já ter sido realizada, novas oportunidades estão surgindo a todo momento, como o concurso do TJ-RS, o qual terá edital publicado em breve.
Caso queira se preparar para chegar competitivo nesta prova, invista nos cursos para o TJ-RS do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.
Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.
Bons estudos a todos!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva do concurso Advocacia Geral da União,…
Concurso para efetivos também foi solicitado! A Fundação Nacional dos Povos Indígenas - Funai foi…
Inscrições encerradas! Uma boa oportunidade para aqueles que sonham em ingressar na carreira pública com…
Foi divulgado o horário e local de aplicação da prova do Processo Seletivo SAP SC…
Inscrições encerradas! O concurso da Prefeitura de Tangará da Serra (MT) é uma grande oportunidade…