Neste artigo você vai encontrar um resumo completo sobre as provas do próximo concurso do TJ RJ.
O concurso deve ocorrer somente em 2021. Com uma boa margem de tempo para se preparar, este é o momento de você ler até o final este artigo fazer anotações e intensificar a preparação.
O edital oferece aos candidatos 160 vagas imediatas, sendo 85 para Técnico Judiciário de nível médio e 75 vagas para Analista Judiciário de nível superior.
A prova objetiva é a primeira etapa que todos os candidatos vão enfrentar. O exame possui caráter eliminatório e classificatório. Serão 60 questões no total, divididas em 20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos.
Conforme publicado no edital do TJ RS, para a realização da prova objetiva os candidatos terão no total 5 horas para efetuar o exame.
As questões serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.
Haverá, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, devendo o candidato preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, de acordo com o comando da questão.
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Conhecimentos Básicos
As 40 demais questões são de Conhecimentos Específicos e variam de acordo com cada especialidade.
A nota em cada questão das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas, não haja marcação ou haja marcação dupla.
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais P1;
b) obtiver nota inferior a 20,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2
Todos os candidatos serão submetidos à prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Para os cargos de Analista Judiciário – Médico e Analista Judiciário – Médico Psiquiatra a prova discursiva consistirá de um estudo de caso, da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos de cada especialidade.
Para os demais cargos a prova a discursiva consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos de cada cargo/grupo/especialidade.
O exame valerá 40,00 pontos.
Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados conforme os quantitativos estabelecidos no edital.
A prova discursiva avaliará o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal da Língua Portuguesa.
O candidato deverá produzir, conforme o comando formulado pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.
A prova discursiva será corrigida conforme os critérios a seguir.
a) A apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 40,00 pontos.
b) A avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos de natureza gramatical, tais como: grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular.
c) Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar o número máximo de linhas estabelecido.
d) Será calculada, então, a nota na prova discursiva (NPD) pela fórmula NPD = NC – 8 × NE ÷ TL, em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato.
e) Será atribuída nota zero ao texto que obtiver NPD < 0,00.
f) Nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota no texto igual a zero.
Serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos a cargos de nível superior aprovados na prova discursiva.
Os candidatos não convocados para a avaliação de títulos serão eliminados e não terão classificação alguma no concurso.
A avaliação de títulos valerá 10,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.
Receberá nota zero o candidato que não enviar a imagem dos títulos na forma, no prazo e no horário estipulados no edital de convocação para a avaliação de títulos.
Somente serão aceitas imagens que estejam nas extensões “.png”, “.jpeg” e “.jpg”. O tamanho de cada imagem submetida deverá ser de, no máximo, 1 MB.
TÍTULO | VALOR | PONTUAÇÃO MÁXIMA |
Pós-graduação em nível de doutorado na especialidade do cargo a que concorre | 2,50 | 2,50 |
Pós-graduação em nível de mestrado na especialidade do cargo a que concorre | 1,30 | 1,30 |
Pós graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 horas, na especialidade do cargo a que concorre. | 0,60 | 1,20 |
Aprovação em concurso público na Administração pública ou na iniciativa privada, para empregos/cargos na especialidade a que concorre, executando-se aprovação em concurso público pontuado como tempo de serviço na alínea E | 0,25 | 0,50 |
Exercício de atividade autônoma e (ou) profissional de nível superior na Administração Pública ou na iniciativa privada, em empregos, cargos, funções a que concorre | 0,50 p/ ano completo, sem sobreposição de tempo | 4,80 |
TOTAL | 10,00 |
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
►Data: adiada
►Vagas: 160
►Lotações: Rio de Janeiro
►Banca: Cebraspe
►Escolaridade: Nível Médio e Nível Superior
►Editais: Edital Analista TJ RJ 2020 / Edital Técnico TJ RJ 2020
►Retificações: Retificação Analista 2020 / Retificação Técnico 2020
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
Ver comentários
TJRj ou RS?
Prova discursiva para técnico TJ RJ?
Alguns equívocos na matéria...
A inscrição do TJ RJ Já encerram? Ou o edital ainda será divulgado?
Verdade, técnico não tem redação, somente objetiva.
Discursiva pra Técnico?? Cancela. Rápido. Vai que dá azar isso daí