Olá, pessoal! Tudo bem? Dando prosseguimento aos nossos Guias Definitivos de Administração Geral e Pública para Concursos, hoje trataremos das teorias de motivação mais cobradas em concursos.
O conceito de motivação aborda a compreensão acerca de quais motivos direcionam a uma ação. Trata-se de tema complexo e detalhado. Conforme Chiavenato, “a motivação procura explicar por que as pessoas se comportam”.
Assim, os estudos sobre motivação buscam compreender como se dá o desencadeamento de determinados comportamentos por parte das pessoas, e quais fatos serviriam de “gatilhos” para tais comportamentos.
Um ponto importante a ser considerado no estudo das teorias de motivação mais cobradas em concursos é a divisão entre “Teorias de Processo” e “Teorias de Conteúdo”:
que ainda não fora satisfeita, a qual irá alimentar um estado de desequilíbrio na pessoa, que buscará formas de atender a tal necessidade.
O ciclo motivacional pode ser resumido da seguinte forma:
Detalharemos, nos próximos tópicos, as teorias de motivação mais cobradas em concursos.
Maslow foi um dos maiores expoentes no estudo da motivação humana, e sua teoria até hoje fornece elementos para o referido estudo. O autor estabeleceu o que ficou conhecido como a “hierarquia das necessidades”.
Esta teoria apresenta as necessidades humanas e sua capacidade de motivação em níveis hierárquicos, assumindo a imagem de uma pirâmide, em que a base da pirâmide são as necessidades mais urgentes a serem satisfeitas. A satisfação de um nível abre espaço para a satisfação do nível subsequente.
A hierarquia é disposta da seguinte forma:
Dê especial atenção ao estudo desta teoria, pois, dentre as teorias de motivação mais cobradas em concursos, é a que apresenta maior incidência em provas.
Dentre as Teorias de motivação mais cobradas em concursos, também merece destaque a Teoria dos dois Fatores, de Herzberg. Esta teoria também é conhecida como “teoria bifatorial”, cujos dois fatores estão descritos abaixo:
Diante disso, fique atento. A grande pegadinha das bancas é sugerir que o salário ou remuneração seja um fator motivador. De acordo com a teoria bifatorial de Herzberg, trata-se de um fator higiênico (que apenas previne a insatisfação), e não de um fator motivacional.
Perceba esta questão da Quadrix, 2017, para o cargo de auxiliar administrativo do CRN:
“De acordo com Herzberg, o salário é um fator higiênico que produz uma motivação permanente e duradoura e prescinde de outros motivadores.”
Questão errada! Eis que a pegadinha se faz presente! Conforme visto, o salário é sim um fator higiênico. Contudo, de acordo com Herzberg, ele apenas evita a insatisfação, e não promove uma “motivação permanente e duradoura”.
Assim, de forma resumida:
Portanto, perceba que, para Herzberg, há uma certa independência entre os fatores que promovem a satisfação, e os fatores que levam à insatisfação.
Douglas McGregor define dois estilos de comportamento humano, que geram duas concepções de gestão: a teoria X e a teoria Y.
A teoria X é baseada na tradicional visão mecanicista, com a concepção de que o homem se motiva apenas mediante recompensas monetárias. Além disso, as pessoas seriam preguiçosas por natureza e evitam o trabalho ou realizam o mínimo possível.
Preconiza, ainda, que as pessoas não gostam de assumir responsabilidades, precisando de controle constante por meio da administração. Tal teoria vai ao encontro da abordagem clássica e suas visões mais restritas do homem na organização, refletindo um estilo de administração duro, rígido e autocrático.
Já a teoria Y é baseada nos estudos da Teoria Comportamental, indicando que o homem tem capacidade de se motivar, potencializar o seu desempenho, assumir responsabilidades e que o trabalho pode ser uma fonte de satisfação.
Nesse contexto, a teoria Y preconiza também que as pessoas não são reativas ao trabalho de forma nata, mas que podem se tornar assim mediante experiências laborais. Gera um estilo de gestão aberto, dinâmico e democrático, em que a organização deve criar as condições para o desenvolvimento das pessoas.
Utilize este artigo sobre as teorias de motivação mais cobradas em concursos para reforçar os conceitos teóricos e revisar os estudos. Vale sempre lembrar que este resumo não substitui as aulas teóricas e a resolução de muitas questões sobre o tema.
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
Referências
Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato – 7. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003
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