Concursos Públicos

Teoria dos traços de personalidade: liderança para SEFAZ/RJ

Neste artigo você terá um resumo da Teoria dos Traços de Personalidade, dentro do tópico de Liderança, o qual auxiliará você na preparação para o concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ).

Olá, concurseiro! Tudo bem com você? O tão esperado edital do concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ) foi finalmente publicado e chegou a hora de darmos uma acelerada nos estudos, afinal, o dia da prova está chegando.

Desse modo, para auxiliar você na preparação para esse concurso, elaboramos um resumo acerca da Teorias dos Traços de Personalidade, que se encontra dentro do conteúdo programático de Liderança, na parte de Administração.

Então, pegue o seu marca-texto e vamos aos conceitos mais importantes e relevantes para você gabaritar esse conteúdo.

Considerações iniciais

Para iniciar esse resumo, precisamos falar que a Liderança está contida na função administrativa de direção, a qual é uma das quatro funções administrativas que compõem o processo organizacional. Trata-se da função responsável por conduzir os trabalhos das pessoas em direção aos objetivos organizacionais.

A direção está intimamente ligada ao relacionamento interpessoal entre o administrador e os seus subordinados. De acordo com Chiavenato, para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, por meio de uma adequada comunicação, liderança e motivação.

Liderança – conceitos gerais

atençãoatenção

Existem diversos conceitos para liderança. Entre eles temos que:

  • Conforme preceitua Maximiano, Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas.
  • De acordo com Stogdill, a Liderança pode ser entendida como um processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em seus esforços para o estabelecimento e o alcance de metas.

Além disso, Maximiano complementa ao dizer que a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas também uma combinação de quatro elementos: (1) as características do líder; (2) as características dos liderados; (3) as características da missão a ser realizada; e (4) a conjuntura social, econômica e política.

De modo geral, a liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização de missão, da visão e dos objetivos organizacionais.

Nessa seara, a banca Cebraspe já cobrou essa parte introdutória em algumas questões de concursos. Portanto, fique atento!

Teorias da liderança

Há diversas teorias da liderança que buscam explicar como funciona o processo de liderar pessoas.

Nosso objetivo, neste resumo, é trazer para você um resumo acerca da Teoria dos Traços de Liderança. No entanto, é válido enfatizar que as teorias da liderança podem ser divididas em 03 diferentes abordagens, a saber:

  1. Teoria dos traços de personalidade;
  2. Teoria dos estilos de liderança;
  3. Teorias situacionais.

Dessa forma, falaremos, neste resumo, da Teoria dos Traços de Personalidade, uma das abordagens mais concursáveis e que pode estar na sua prova. Então, preste bastante atenção!

Teoria dos Traços de Personalidade da Liderança

A teoria dos traços é uma das mais antigas. De acordo com essa teoria, o líder já nasce líder, ou seja, o líder já nasce “pronto”.

 Conforme os estudiosos dessa teoria, os líderes possuem determinadas características inatas que são determinantes para o exercício da liderança. É que se chama de líder nato.

Consoante essa teoria, a liderança não pode ser pode ser desenvolvida ou aprendida, pois ela é inata. De acordo com a teoria dos traços, seria possível mapear as características diferenciadas que o líder possui. Após isso, seria possível que a organização encontrasse outras pessoas que possuíssem características iguais ou semelhantes para, então, incumbir essas pessoas em papéis de liderança.

Ademais, vale a pena destacar que o fato de o indivíduo nascer com determinadas características inatas não garante que ele será bem-sucedido no exercício da liderança.

Outrossim, convém ressaltar que o que ocorre é que a presença dos “traços” aumenta a probabilidade de o indivíduo obter sucesso na liderança, no entanto, a presença dos traços não garante o sucesso na liderança.

Na prática é uma teoria defasada, mas, em se tratando de concursos públicos, é uma das teorias que mais caem em prova.

Traços característicos de personalidade do líder

De acordo com a Teoria dos Traços de Liderança, existem algumas características que são consideradas próprias de um líder.

Ademais, vale destacar que vários autores elencam diversos traços característicos de personalidade que definem um líder. Vejamos alguns deles.

  • Aspectos Físicos: são aqueles relacionados à aparência e à estrutura física do indivíduo, tais como altura, peso, tom de voz, idade, entre outros.
  • Habilidades: dizem respeito à inteligência, fluência verbal.
  • Fatores sociais: são características relacionadas às habilidades de relacionamento interpessoal.
  • Características relacionadas com a tarefa: dizem respeito à proatividade, iniciativa, persistência.

Limitações da Teoria dos Traços

Embora a Teria dos Traços seja recorrente em provas de concursos, trata-se de uma teoria defasada e com várias limitações. Vejamos algumas das principais limitações da Teoria dos Traços de Personalidade.

  • Dificuldade de identificar os traços: muitas das características depender da percepção e da subjetividade de cada indivíduo. Ou seja, depende de como os indivíduos enxergam essas características em outra pessoa.
  • Dificuldade em encontrar traços universais que sirvam para todas as situações: em muitas ocasiões, as características que são necessárias a um líder não são a outro. As características importantes para um líder podem variar conforme a situação.
  • Simplista e limitada: os traços ajudam a prever o surgimento de um líder. Entretanto, não se preocupa em diferenciar os líderes eficazes dos líderes ineficazes.

Agora, caro concurseiro, atente-se a essas limitações da Teoria dos Traços, pois elas podem vir na sua prova.

Para finalizar

Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você pontos importantes acerca do tema Liderança para o concurso da SEFAZ/RJ. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso em geral. 

Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tema Liderança, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto. 

Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público. 

Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos. 

Bons estudos e até mais! 

Concursos abertos 

Concursos 2025 

Caroline Martins da Costa Leite

Posts recentes

Concurso PF: quando será publicado o novo edital?

Já temos a possível data de quando será publicado o novo edital do concurso PF…

21 minutos atrás

Linhas de defesa e controle das contratações públicas

Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos as…

23 horas atrás

Simulado Especial TRT RJ: Analista Judiciário – Saúde

O concurso público TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região) oferta vagas em cadastro de reserva para…

1 dia atrás

Concurso PF: conheça os salários e benefícios!

Você que pretende se inscrever no próximo concurso PF (Polícia Federal) já sabe quais são…

1 dia atrás

Concurso PC CE: conheça o salário do cargo!

Você que já decidiu participar do concurso PC CE (Polícia Civil do Ceará) já descobriu qual…

2 dias atrás

Cumprimento de sentença provisório

Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos o…

2 dias atrás