Concursos Públicos

Teoria da definição de objetivos: motivação para o concurso do MPU

Neste artigo você encontrará um breve resumo da Teoria da Definição de Objetivos, uma das principais Teorias da Motivação, para o concurso do Ministério Público da União.

Olá, concurseiro! Tudo bem com você? O tão esperado edital do concurso do Ministério Público da União foi finalmente publicado e chegou a hora de darmos uma acelerada nos estudos, afinal, o dia da prova está chegando.

Desse modo, para auxiliar você na preparação para esse concurso, elaboramos um resumo acerca da Teoria da Definição de Objetivos, do tópico Motivação.

Então, pegue o seu marca-texto e vamos aos conceitos mais importantes e relevantes para você gabaritar esse conteúdo.

Considerações Iniciais

atençãoatenção

Primeiramente, é importante trazermos a você alguns conceitos de motivação que costumam cair em provas de concurso.

De acordo com Robbins, motivação é a vontade de fazer algo, condicionada pela capacidade que essa ação tem de satisfazer alguma necessidade individual.

Já, conforme preceitua Gregory, a motivação representa um conjunto de forças que leva as pessoas a se engajarem em algum tipo de comportamento mais do que qualquer outro comportamento alternativo.

Chiavenato, por sua vez, postula que a motivação funciona como o resultado da interação entre o indivíduo e a situação que o envolve. Conforme esse autor, a motivação está relacionada a três aspectos básicos:

  • Direção: é a direção do comportamento (do esforço), no sentido de atingir determinado objetivo. O esforço deve ser direcionado para o alcance de algum objetivo. Ou seja, refere-se ao objetivo que se quer alcançar. Indica onde focar o comportamento (esforço).
  • Intensidade: refere-se à força e à intensidade do comportamento (do esforço). Isto é, representa o tamanho do esforço que a pessoa emprega para o alcance do objetivo.
  • Persistência: é a duração e persistência (ou permanência) do comportamento (do esforço). Trata-se da duração de tempo que a pessoa mantém seu esforço em direção ao objetivo proposto. Ou seja, significa por quanto tempo a pessoa consegue manter seu esforço.

Teorias da motivação

Primeiramente, vale ressaltar que diversos autores e estudiosos buscaram explicar como a motivação ocorre. Desse modo, surgiram diversas teorias motivacionais.

Ademais, é necessário enfatizar que as teorias da motivação se dividem em teorias de conteúdo e teorias de processo.

Teorias de processo

De acordo com a literatura, as teorias de processo buscam explicar “como” o processo de motivação ocorre. As teorias de processo se preocupam com a percepção da realidade, ou seja, preocupam-se com os processos de pensamento que fazem com que as pessoas tomem determinadas atitudes.

Desse modo, é correto dizer que essas teorias descrevem e analisam o processo pelo qual o comportamento é ativado, dirigido, mantido ou paralisado.

As teorias de processo são as seguintes:

  • Teoria da equidade de Adams;
  • Teoria da Expectância/Expectativa de Vroom;
  • Teoria da Definição de Objetivos de Locke;
  • Teoria da Autoeficácia;
  • Teoria do Reforço de Skinner;
  • Teoria da Avaliação Cognitiva;
  • Teoria de Campo de Lewin.

Vamos falar, neste resumo, de uma das teorias de processo mais recorrentes em provas de concurso, a teoria da definição de objetivos. Dedicamos um resumo exclusivo para essa teoria, pois há muitos detalhes importantes que merecem destaque.

Teoria da Definição de Objetivos

Em primeiro lugar, vamos falar da Teoria da Definição de Objetivos. De acordo com os estudos de Locke, o funcionário trabalha muito mais motivado quando tem um objetivo/meta estabelecido. Ou seja, para o autor, a definição de objetivos, aliada à intenção do funcionário de atingir esse objetivo, é um grande fator de motivação para o funcionário.

Conforme preceitua essa teoria, isso acontece, pois, a fixação de um objetivo indica ao funcionário o que deve ser feito, e quanto esforço ele deverá despender para alcançar esse objetivo.

Conclusões da teoria da definição de objetivos

Locke, o autor dessa teoria, chegou às seguintes conclusões:

  1. Objetivos específicos geram melhores desempenhos do que objetivos genéricos e abrangentes. A especificidade do objetivo funciona como um estímulo interno.
  2. Da mesma forma, objetivos difíceis (porém passíveis de serem alcançados, levando em consideração a capacidade do indivíduo), quando aceitos pelo subordinado, geram melhores desempenhos do que objetivos fáceis.
  3. O feedback (ou retroação) também é um fator que melhora o desempenho. Isso acontece pois o feedback funciona como um “guia” para o comportamento, indicando ao funcionário os desvios e permitindo que o funcionário identifique as discrepâncias entre o que ele está fazendo e o que, de fato, deveria ser feito para alcançar os objetivos. Conforme a teoria em análise, o feedback permite ao funcionário saber se seus esforços estão seguindo em direção aos objetivos. Outrossim, vale enfatizar ainda que o autofeedback (retroação interna/autogerada) funciona ainda melhor que o feedback externo de outras pessoas. Conforme Locke, o autofeedback é possível quando a tarefa permite que o funcionário monitore seu próprio desempenho.
  4. A definição participativa de objetivos aumenta a aceitação do funcionário em relação ao objetivo. Desse modo, a aceitação do funcionário é um fator determinante para o aumento do desempenho.
  5. O comprometimento também é um fator importante para o desempenho. Ele é, na realidade, um dos pressupostos da Teoria da Definição de Objetivos.
  6. A capacitação é outro fator que melhora o desempenho para alcançar o objetivo, Isto é, o funcionário deve estar devidamente capacitado (habilidades necessárias) para o cumprimento dos objetivos.

Administração por Objetivos

Uma aplicação prática e sistemática da Teoria da Definição de Objetivos é através do modelo de Administração por Objetivos (APO). Na APO o foco está nos resultados e os objetivos e as metas organizacionais são definidos em conjunto pelos gerentes e subordinados.

Além disso, na APO a avaliação de desempenho é mais fácil de ser realizada, uma vez que todos os envolvidos são avaliados de forma objetiva (por meio da comparação dos resultados alcançados e os resultados esperados).

Outrossim, a ideia é que se os subordinados participarem dos processos de definição dos objetivos, consequentemente, ficam mais comprometidos com o atingimento das metas e resultados (funciona como fator motivacional).

Para finalizar

Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você pontos importantes acerca do tema Motivação para o concurso do Ministério Público da União. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso em geral. 

Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tema Motivação, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto. 

Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público. 

Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos. 

Bons estudos e até mais! 

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Caroline Martins da Costa Leite

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