Fala, pessoal! Como estamos?
Vocês já passaram por isso? Eu já! E vocês não têm ideia da quantidade de mensagens que recebo de amigos concurseiros com exatamente as mesmas palavras desse título. Isso é muito comum, principalmente em relação às pessoas que – como eu – estudam em casa.
Galera, já posso adiantar que isso pode ser resolvido. No vídeo dessa semana, eu mostro de maneira bem simples um turno meu de estudos prestando bastante atenção à contagem das horas líquidas e ao controle de intervalos.
Os motivos para um baixo rendimento podem ser muitos, mas a solução pode ser simples. Pra mim, sempre funciona determinar a quantidade de horas que vou estudar diariamente. Estudar sem hora pra acabar pode gerar uma certa ansiedade e não dá aquela sensação de dever cumprido no fim do dia pois sempre haverá mais matéria a ser estudada.
Mas, no início, é preciso fazer um plano que você vá conseguir cumprir em qualquer circunstância. Caso o seu número de horas ideal seja – por exemplo – 6h, defina que vai estudar 4h diárias nos próximos 7 dias. Faça um calendário e pinte de alguma cor que você goste o quadradinho do dia que você cumpriu a meta. No final da semana, aqueles sete quadradinhos coloridos vão dar muito orgulho e uma injeção de energia para uma meta de, quem sabe, 4h30 na próxima semana.
Essa é uma maneira bem objetiva de “botar ordem na casa”. Eu sempre gostei de manter as coisas simples, no entanto, nem sempre é assim:
Uma coisa que eu percebi sobre essa “culpa” de que os colegas concurseiros tanto falam é que grande parte dela não vem de dentro. Exatamente. É fácil falar para esquecer a opinião alheia, mas não é bem assim que funciona e precisamos lidar com isso.
NINGUÉM sabe pelo que você passa. Sempre haverá um fracassado pra dizer que tem gente que “só estuda” e que ele trabalha 8h por dia e por isso não pode passar em concurso. O que esse tipo de pessoa não consegue enxergar é que há pessoas que só estudam o dia todo porque estão desempregadas; que há pessoas que ficam em casa estudando, mas com uma situação familiar tóxica; que há pessoas sem problemas financeiros que vão no conforto do seu carro para uma cabine maravilhosa de estudos, mas com depressão ou TDAH. E com certeza nunca vai enxergar que há pessoas que trabalham 12h por dia e passam em concurso do mesmo jeito.
Fazer mais coisas não significa necessariamente fazer mais. Eu já trabalhei e estudei. Trabalhar 12h muitas vezes era menos cansativo que 2h de Português e 1h de Raciocínio Lógico. Quem trabalha e tem mais responsabilidades vai estar mais cansado; quem estuda horário integral vai sofrer mais pressão. Cada um com seu fardo. Nada disso importa.
Acalmem esse coração pois cada um tem o seu tempo. Tudo vai dar certo! Larguem esse peso desnecessário e deem seu máximo que as coisas vão se ajeitar! Confiem em mim!
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
Ver comentários
Texto muito bom
Obrigada!
Como estava precisando dessa injeção de ânimo!
Deus te Abençõe!
Vou colocar em ação às dicas coach Luís Eduardo ?. Realmente estudar em casa tem que ter muita disciplina. ?