Técnicas de Estudo #1: as “Marcações Preliminares”!

Como fazer marcações no material?

Fala, galera! Vamos falar hoje sobre como fazer marcações no seu material de estudos para economizar tempo!

Aqui é o Luis Eduardo.
Sou Coordenador da equipe de Coaches do Estratégia Concursos.

Nos aulões ao vivo do Estratégia, uma das perguntas que mais aparece no chat é a seguinte: professor, como fazer marcações no material?

E, de fato, é um assunto muito importante, já que o processo de fazer marcações ajuda a poupar tempo durante o primeiro contato com a matéria.

E é nesse primeiro contato que você deve focar em tentar compreender o que está sendo lido, e não em ficar fazendo um resumo lindo.

Não tem qualquer problema em fazer um resumo caprichado. O problema é: tentar fazer um resumo durante a primeira leitura não vai economizar tempo e também não vai permitir um resumo de alta qualidade.

Na primeira leitura em uma nova matéria, somos iniciantes e, por isso, não sabemos o que é importante e o que não é. Assim, se estivermos montando um resumo já nessa hora, é provável que esse resumo fique grande demais e com muitas informações que não são, na realidade, importantes para a sua prova.

Veja que não estou falando para vocês pararem de fazer resumos escritos! Estou apenas questionando o momento em que ele deve ser feito.

Acredito que as Marcações Preliminares ajudarão vocês a construirem resumos melhores (mais otimizados; mais curtos e com informações mais importantes). Partindo dessa dica, as próximas técnicas de estudo serão bem mais tranquilas!

Vamos colocar a mão na massa então e ver como fazer marcações!

Por que fazer um resumo?

Um resumo serve para que você relembre alguma coisa de forma mais fácil e rápida. Antes de pensarmos em como o nosso resumo vai ter essas 2 importantes características (vou trazer um artigo sobre isso em breve), temos que pensar no conteúdo que nosso resumo vai trazer, correto? De nada adianta ter um resumo bonito, fácil e rápido, desde que ele não tenha o que é REALMENTE importante para a sua prova.

 

Não adiantar o resumo parecer uma aquarela se ele não tiver conteúdo relevante e não for objetivo para poupar tempo!

 

Etapa 1/3: Marcações Preliminares

Ao ler pela primeira vez sobre algum assunto no seu pdf ou em algum capítulo de livro, vá marcando a lápis/lapiseira os trechos que você ACHA que são importantes para serem relembrados durante a sua revisão. Não use canetas ou marca-textos neste momento!

Pessoal, coloquei “ACHA” bem grande ali em cima porque, quando começamos a estudar algo novo, dificilmente sabemos julgar o que é importante para constar no nosso resumo. E também dificilmente sabemos o que deve ficar fora dele! rs

Por mais que um conceito seja importante, se você já o tiver decorado, então não tem porquê deixá-lo lá no seu resumo ocupando espaço, beleza? A ideia é deixar só o filé no seu resumo, só aquilo que você precisa relembrar.

Por exemplo… Quem começa a estudar Direito Constitucional já aprende que ele se trata de ramo do Direito Público e não ramo do Direito Privado. E todo mundo acaba decorando isso logo de cara! Isso ocorro provavelmente porque é uma coisa lógica que não seja ramo de Direito Privado, mas o interessante aqui é mostrar que não é preciso que conste no seu resumo a seguinte informação: “Direito Constitucional é ramo do Direito Público e não do Direito Privado“.

Quanto menos poluído, melhor! Bom que destaca o que precisa realmente ser relembrado.

Esse primeiro passo é importantíssimo para falarmos sobre como fazer as marcações!

Etapa 2/3: Fazer exercícios para identificar os assuntos mais recorrentes

Após ter feito essas marcações preliminares no que você achou mais importante, faça uma bateria de exercícios de concursos anteriores sobre aqueles assuntos que você acabou de estudar.

E já que todas as aulas do Estratégia trazem exercícios, então você já vai ter as baterias de exercícios à disposição.

Quando eu usava o TEC, por exemplo, elaborava cadernos de questões de “questões mais difíceis” por matéria. De semanas em semanas, eu pegava esses cadernos “difíceis” para resolver. E, apesar de estar praticando exercícios que eu já tinha feito anteriormente, era uma excelente oportunidade de revisar assuntos que, em tese, teriam maior potencial de me fazer errar questões na hora da prova.

Aplicando essa dica do caderno de questões difíceis no TEC, seria interessante que o seu material de estudos tivesse marcações nos pontos da matéria de questões difíceis que você tivesse errado no TEC. E seria fácil fazer essa organização pois, você pode “achar” as questões dentro de um caderno por assunto. Fica a dica! ;)

 [Como fazer marcações] CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VISUALIZAR MELHOR:

Como fazer marcações! Exemplo de marcações a lápis que podem ser feitas no seu material: parênteses e um traço no início do trecho para chamar a atenção!

Etapa 3/3: Controle de Qualidade nas suas marcações

Após fazer os exercícios, volte à teoria estudada e vá fazendo um controle de qualidade das suas marcações. Vá olhando as marcações que você fez no material.

Você vai perceber que fez marcações em tópicos muito simples ou em tópicos que você decorou com muita facilidade. Ou vai ver que fez uma marcação em um tópico que trazia conhecimento pouco relevante nos exercícios. Nesses casos, essas marcações não precisariam constar no resumo que você pretende fazer dessa aula.

Pode ser também que você tenha deixado de fazer uma marcação em um tópico importante que é cobrado com bastante frequência nos exercícios de concursos. Neste caso, adicione uma marcação a esse tópico.

O controle de qualidade das marcações vai te ajudar a identificar de forma mais objetiva quais são as marcações que devem fazer parte do seu resumo (seja o seu resumo escrito, em áudio, com caneta marca-texto etc). E, além disso, o controle de qualidade também já vai servir como uma revisão do que você acabou de estudar. Vai ajudá-lo ainda mais a fixar o assunto.

É isso, pessoal! Espero ter ajudado!

Nos próximos artigos, vou falar melhor sobre os diferentes tipos de resumos (escrito, áudio, marca-texto) que podem ser originados dessas marcações preliminares que falei aqui hoje.

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Força na caminhada!

Abraços!

[Atualização] Após aprender como fazer marcações, confira o segundo artigo da série “Técnicas de Estudo!”:

 

Luis Eduardo

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Luis Eduardo

Ver comentários

  • Prof. Luis, eu adorei o artigo. Muito obrigada por tê-lo postado. Espero anciosa pelos próximos, rs.
    Abraços e sucesso.

    • Oi, Elaine! Que bom que gostou! Até sexta já sai o próximo artigo de dicas. Bons estudos e excelente dia!

  • Profesor, no meu caso utilizo as ferramentas, como o marca texto e anotações, do leitor de PDF.
    Nesse caso, cada vez que leio novamente a aula, vou excluindo e marcando outras áreas do texto que julgo importante. Por se tratar de um documento digital, acaba que não tenho preocupação em marcar ou deixar de marcar algo importante, pois posso, livremente, excluir e/ou adicionar novas marcações.

    Já tem um tempo que adotei esse método de ler o material diretamente da tela do computador. No começo foi sofrido, mas com o passar do tempo fui acostumando. Isso é bom, pois dar uma grande economia em relação as impressões. No momento não faço mais resumos, pois, além de você precisar de um certo domínio na matéria, demanda muito tempo. Faço minhas revisões diretamente das marcações.

    Queria saber a sua opnião sobre esse método. Estou achando muito eficiente.

    Grande Abraço

    • Fala, Miguel! Para mim, o que mais funcionou foi imprimir tudo mesmo. Ao ler no computador/tablet, eu só conseguia visualizar uma página por vez. Mas quando eu imprimia (2 páginas por folha, frente e verso, selecionar opção "impressão na borda curta"), eu abria as folhas na horizontal e tinha acesso a 4 páginas ao mesmo tempo. Isso fez diferença no meu estudo porque me ajudava a não ficar perdido no meio da aula. E, na hora da revisão, folhear o material impresso podendo visualizar 4 páginas ao mesmo tempo acabava sendo mais rápido do que ir rolando as páginas do pdf. É aquilo, Miguel... Tudo tem pós e contras. rs! O ruim de imprimir é o gasto e o transporte do material. Mas, no meu caso, a impressão foi uma das melhoras formas que achei para estudar o material (e eu tentei computador com 2 telas e tablet). Quando eu postar o artigo sobre materiais impressos, vou deixar mais claro o porquê de eu achar que a impressão do material é uma das melhores opções, blz? Mas, se ler no computador tá funcionando legal pra vc, talvez seja melhor continuar assim mesmo. Tenho muitos amigos que foram aprovados estudando só pelo computador mesmo, assim como você. E o legal disso tudo é que as MARCAÇÕES PRELIMINARES podem ser usadas por quem estuda através do computador também.
      Grande abraço, Miguel! Continua aí na luta!

    • Isso mesmo, Breno! A ideia foi sugerir um método para grifar o que é importante sem correr o risco de sair marcando qualquer coisa. Espero que a dica te ajude! Bons estudos!

  • Olá professor Luis Eduardo. Gostei muito do vídeo. Obrigada pelas dicas também. Eu estou estudando para a SEDF. Fiquei desanimada porque eles adiaram a saída do edital e não tem previsão exata de quando ele sairá. Mas, estou estudando todos os dias cerca de 6h por dia com o material do Estratégia para o cargo de monitor. Quantos ciclos você acha que é necessário fechar (usando o material) para gabaritar a prova? Sei que é uma pergunta subjetiva, mas há uma probabilidade? As aulas de Português eu gosto de estudar, mas Raciocínio Lógico tenho mais dificuldade.

    • Oi, Elo! Vou dar uma olhada mais calma nas informações sobre o seu cargo nesse concurso do SEDF e respondo em breve, ok? Enquanto isso, continue aí firme nos estudos. Estudar 6h/dia é excelente. Quando eu estudava para concursos, só conseguia fazer no máximo 4h-4h30 por dia durante a semana. Você está no caminho certo. Em breve respondo o seu questionamento, ok? Bons estudos!

    • Elo, bom dia! Parece que ainda estão concluindo a definição da banca. Após, o edital seguirá para a Procuradoria Geral do DF para análise. Mas tá pra sair mesmo, beleza? Continue forte nos estudos. Estudar 6h/dia, como você está fazendo, é bastante e vai fazer a diferença no seu resultado. Vou fazer uma análise bem por alto aqui... Geralmente, os pacotes com aulas de todas as disciplinas daqui do Estratégia para o SEDF giram em torno de 60~70 pdfs, dependendo do cargo para o qual você gostaria de estudar. Se você demorar cerca de 4h para estudar cada pdf (4h por alto porque há vários pdfs mais curtos e que você vai estudar em 2h, 2h30), então você precisará de 240~280h de estudo para estudar todos os pdfs. Contando com 2 revisões extras, então você precisaria do dobro de carga horária, por exemplo. Ou seja, 480~560h. Estudando as 5~6h/dia, você vai precisar de algo em torno de 80~112 dias para estudar e revisar todos os pdfs. Geralmente, da saída do edital até a prova, nós temos cerca de 60 a 90 dias. Então, caso você comece a estudar o pacote do SEDF do Estratégia hoje, é até bom que o edital demore mais uns 20 dias. Você está com a faca e o queijo na mão, Elo! Não deixe essa oportunidade passar! Bons estudos!

    • Legal, Jacqueline! Faça um teste então... Use esse método quando vc for estudar a próxima aula em pdf do Estratégia e veja se vc gosta mesmo. Espero que seja proveitoso! Eu economizei muito tempo com esse método! Bons estudos!

  • Excelente artigo, Luis.

    Realmente tendemos a poluir nossos resumos e isso dificulta/torna demorada a revisão dos assuntos importantes.

    Sobre o vídeo, muito bom. Motivador e reflexivo.

    • Oi, Erilândia! Tente achar algum lugar para estudar que ajude na sua concentração. Faça intervalos regulares de descanso no seu estudo para não se cansar muito. Leia a teoria para tentar entender. Não se preocupe em decorar nada, por enquanto. Dê mais foco nos exercícios. Acho que são dicas simples que ajudam na concentração! Bons estudos!

  • Oi Luis!! Adorei o artigo sobre resumos.

    Gostaria de sugerir um artigo sobre revisão (semanal, quinzenal, mensal...). Tenho dificuldade em memorizar e nesse caso revisões são essenciais.

    Agradeço desde já a atenção!

    Ana.

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