Artigo

TCE-ES – Raciocínio Lógico

Olá Pessoal!

 

Nesse último domingo tivemos prova para o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCE-ES. Não visualizei a possibilidade de nenhum recurso. Assim, vou apenas comentar de forma direta as questões:

 

Questão 26:

 

Nessa questão, temos uma proposição simples que pode nos confundir pela enumeração das consequências. Porém, percebam que existe apenas uma afirmação a respeito da democracia, que é o sujeito da sentença.

 

Resposta letra C

 

 

Questão 27:

 

Nessa questão, temos uma conjunção, que será falsa quando alguma de suas proposições for falsa. A primeira proposição é uma condicional, que só será falsa quando p for verdadeira e q for falsa (linhas 3 e 4 da tabela). Já a segunda proposição é uma disjunção, que só será falsa quando q e r forem falsas ao mesmo tempo (linhas 4 e 8). Assim, teremos:

 

VVFFVVVF

 

Resposta letra C.

 

Questão 28:

 

Nessa questão, sabemos que todos os homens foram favoráveis a condenação. Assim, podemos concluir que 9 – 7 = 2 mulheres foram favoráveis a condenação e que outras 3 mulheres foram contrárias à condenação. Com isso, para saber a probabilidade de escolhermos ao acaso 2 das 5 mulheres e as duas terem votado a favor da condenação, devemos verificar os casos possíveis e os casos favoráveis. Para saber os casos possíveis, fazemos a combinação das 5 mulheres 2 a 2:

 

Casos Possíveis = C(5, 2)

Casos Possíveis = 5!/[2!.(5-2!)]

Casos Possíveis = 5.4.3!/[2.(3!)]

Casos Possíveis = 20/2

Casos Possíveis = 10 casos possíveis

 

Já os casos favoráveis se resumem na combinação das 2 únicas mulheres que votaram a favor da condenação, que seria a combinação de 2 mulheres 2 a 2:

 

Casos Favoráveis = C(2, 2)

Casos Favoráveis = 2!/[2!.(2-2!)]

Casos Favoráveis = 2/[2.(0!)]

Casos Favoráveis = 2/2

Casos Favoráveis = 1

 

Com isso, a probabilidade fica:

 

Probabilidade = Casos Favoráveis / Casos Possíveis

Probabilidade = 1/10 = 0,1

 

Resposta letra A.

 

 

Questão 29:

 

Nessa questão, devemos ficar atentos pois quem gira é a peça B, e em sentido horário. Mas, a sequência que vemos passando se dá no sentido anti-horário:

 

Verde, azul, amarelo, vermelho, branco, preto, verde,…

 

Outra coisa que devemos perceber é que a cada 6 segundos a cor verde volta a ser mostrada no brinquedo. Assim, para sabermos qual a cor que irá ser mostrada no brinquedo no instante 577s, basta dividirmos este valor por 6 e andar a peça a quantidade de vezes do valor do resto desta divisão:

 

577/6 = 96 com resto igual a 1

 

Com isso, concluímos que no instante 577s a cor mostrada no brinquedo é a cor azul, pois esta cor está apenas 1 posição depois do verde. Em seguida, a cor mostrada no instante 578s será a cor amarela, pois esta cor está apenas 1 posição depois do azul.

 

Resposta letra E

 

 

Questão 30:

 

Essa questão é parecida com a anterior. A diferença é saber o sentido em que a peça está girando, sendo que a cada 12 segundos o movimento se repete:

 

Verde, azul, amarelo, vermelho, branco, preto, verde, preto, branco, vermelho, amarelo, azul, verde, azul, amarelo,…

 

Com isso, dividiremos o instante 633s por 12 e depois utilizaremos o resto desta divisão para contar a sequência das cores:

 

633/12 = 52 com resto igual a 9

 

Contamos então 9 segundos após o verde:

 

azul, amarelo, vermelho, branco, preto, verde, preto, branco, vermelho, amarelo,

 

Logo, no instante 633s, a cor mostrada será a vermelha, pois esta está 9 segundo a frente do verde inicial e no instante 634s a cor mostrada será a amarela que vem logo depois da vermelha.

 

Resposta letra A.

 

Um abraço e bons estudos!

 

Marcos Piñon

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.