A arte da Guerra é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo general, estrategista e filósofo Sun Tzu. Mesmo depois de tantos anos, é um best-seller e já foi traduzido pra várias línguas, uma vez que muitas de suas premissas seguem válidas. E o melhor: podem ser aplicadas no nosso mundo dos concursos.
Lendo uma das suas citações mais famosas, me convenci que Sun Tzu era concurseiro. Veja:
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”
A primeira pergunta que faço é: quem é o inimigo do concurseiro? Outro concurseiro??? Não! Esse é um aprendizado que muitos demoram a ter. Contra quem você está duelando. Quando se entende que você e seu amigo não são inimigos, tanto você quanto eles têm a ganhar com isso.
Afinal, vocês dois enfrentarão a verdadeira “vilã”: a banca examinadora. Por isso, é tão importante trabalhar com muitas questões de concursos anteriores. Saber o “estilo” da banca: se cobra mais literalidade, se cobra mais jurisprudência, se cobra mais questões teóricas ou aplicadas.
Mas cuidado! NÃO estude com questões sem comentários. O que agrega mesmo é ler os comentários de um professor gabaritado. Sou suspeito pra falar, mas aqui no Estratégia Concursos você tem à disposição os melhores!
Os cursos são estruturados de modo que, ao final de cada aula, você tenha dezenas de questões comentadas à disposição. Não achou suficiente? Assine o Tec Concursos, um site com milhares de questões (muito bem!) comentadas e seja feliz!
E a incidência de um determinado assunto? Muitas vezes, escutamos de um professor: esse assunto é muito cobrado. Mas será que é mesmo? Para ajudar você a entender o gosto de uma determinada banca sobre um determinado assunto, temos aqui no Estratégia o Passo Estratégico, no qual analistas avaliam a incidência, com dados estatísticos, de cada assunto para ajudar a avaliar a sua relevância e consequentemente priorizá-lo em caso de necessidade.
Mas Sun Tzu também fala da necessidade em conhecer a si mesmo. Para o artigo não ficar longo demais, convido você a ler o meu artigo Autoconhecimento gera alto rendimento . Nele, fica clara a importância de conhecer a si mesmo.
É isso, meus amigos! Tiro, porrada e bomba nas bancas examinadoras!
Bons estudos!
Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos
Instagram: @profalbertokovarik (me segue lá!)
Estão disponíveis os gabaritos das provas do concurso Câmara de Osasco, município localizado no Estado…
Neste domingo, 17 de novembro, foram realizadas as provas do concurso público do Tribunal de…
Neste domingo, 17 de novembro, foram realizadas as provas do concurso TJ RR (Tribunal de…
Neste domingo, 17 de novembro, foram aplicadas as provas do concurso Dataprev. De acordo com o…
Estão abertas as inscrições do concurso Guarda de Itapissuma, município localizado no estado de Pernambuco,…
Está disponível o gabarito preliminar das provas do concurso Guarda de Taubaté, município localizado no…