Durante a LXXIV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) realizada no último sábado, 06 de abril, o subsecretário-geral da Secretaria Especial da Receita Federal, João Paulo Ramos Fachada Martins da Silva, deu uma declaração que foi um banho de água fria nos concurseiros que estão se preparando para o próximo concurso da RFB.
Segundo o subsecretário, no curto e médio prazo não existe perspectiva de um novo concurso. Um dos motivos é o fato da contratação de servidores ser última opção no Governo atual. João Paulo afirmou ainda não ter margem para ampliação de despesas diante de um orçamento cada vez menor.
Durante a reunião também foi discutida a retirada da Escola de Administração Fazendária, a ESAF, da estrutura do Ministério da Economia e suas possíveis consequências, como entraves para a formação continuada e para progressão, assim como a remoção de servidores.
Vale lembrar que o último concurso da Receita Federal aconteceu em 2014 com a oferta de 278 vagas para o cargo de Auditor Fiscal. Posteriormente, foram chamados mais 278 candidatos excedentes, totalizando 556 vagas preenchidas.
O concurso da Receita Federal deverá ficar, portanto, para 2020. É uma notícia boa para aqueles que ainda estão no início de sua preparação. Por outro lado, aqueles alunos mais avançados devem aproveitar, enquanto isso, outros concursos Fiscais.
Cursos para o concurso da Receita Federal
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Ascom Estratégia
ascomestrategia@gmail.com
Está aberto o período de inscrições do concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), bem como o…
Olá! Tudo bem? Hoje vamos listar dicas infalíveis sobre o que estudar para o Concurso…
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre o ITCD para…
A área educacional está recheada de ótimos concursos públicos com editais publicados e também que…
Foi publicado o novo concurso do Conselho Federal de Biomedicina! São ofertadas vagas para provimento…
Sobre a conciliação e a mediação o Código de Processo Civil, junto aos preceitos da…
Ver comentários
Realmente é um banho de água fria nos concurseiros que tinham como foco a Receita Federal, contudo, como temos visto ultimamente, há muitas opções para carreira fiscal, nos municípios e nos estados, portanto, entendo que é momento de foco, força e fé!!!
Professor, com a máxima vênia devida à Vossa excelência e ao excelentíssimo empresário Héber, vcs deixaram de ser empresários do ramo de cursinhos para serem eleitores de bolsonaro durante o processo eleitoral do ano passado. Tomaram partido e não foi o nosso!
e, quando digo nosso, que fique bem claro, quero dizer que vcs sabiam que o novo governo representaria um duro para o mundo dos concursos... ainda assim, colocaram o título de eleitor acima do CNPJ... nos ferramos juntos.
Era, a meu ver, uma atitude incongruente. defender uma proposta de governo que ia contra os seus negócios...
abertamente, claramente...
O professor Héber é um gênio, merece pleitear um cargo no governo.
Infelizmente, essa será a tendência desse governo. Terceirização massiva!!! inclusive de atividades privativas de concursados.
Professor, vi no seu post do dia 04/04/2019.
Que acredita num concurso pelo menos em 2020.
Mas você considera 2020 o "longo prazo", já que possivelmente o secretário acredita que no curto e médio prazo não ocorrerá ?
Longo prazo seria o quê? 5 anos?? 10 anos sem concurso da Receita é o fim da picada!
Desalentador demais!
Estudar não tem hora nem lugar.
Só tenho visto a peneira afunilar, o mundo está mudando. Ou a gente busca estudar de uma vez por todas, largar os vícios ruins que bloqueiam nossos propósitos e acompanhar a evolução ou vai ficar para trás.
Jamais nesse país, considerando a história da Instituição do Concurso Público, alguém deixou de fazer concurso e ocupar um cargo por causa do Governo, os concursos sempre se mostram necessários independentemente do viés ideológico do chefe do Executivo e de sua trupe.
O que na REAL acontece, inclusive comigo já ocorreu, é não estudar e achar que um milagre vai fazer a gente passar.
Vamos parar de reclamar, começar a agradecer pelo tempo que temos para se preparar e buscar cumprir o ciclo rsrsrs; os entendidos entenderam!
Simples assim!
Apenas mais uma triste notícia para os concurseiros de plantão. Não tem jeito mesmo, a intenção do atual governo é de enxugar a máquina pública a todo custo. O presidente e seu ministro Paulo Guedes nunca enganaram ninguém quanto a isso. Mas quem diria que até as carreiras da receita federal seriam afetadas? Vai chover de terceirizados, cabides de emprego, parentes e etc. Tem uma turma que fala tanto de "meritocracia", eu acredito que nada é tão meritocrático quanto um concurso público.... mas, porém, todavia....
Agora é encarar o cenário e não ficar com falsas esperanças, posso estar enganada, mas sinceramente acho que só vai ter concurso lá pra 2022 ou 2026. Concurso agora meus queridos, só pra promotor, juiz, procurador, e carreiras policiais, e algumas prefeituras e estados e olhe lá.
Boa sorte a todos.
No lugar dele falaria a mesma coisa, afinal só se fala em cortar despesas nesse governo. Contudo há três pontos, depois da reestruturação da RFB e aposentadorias muitas lacunas surgirão, segundo o governo sabe que tem que repor esse pessoal e terceiro, o Estrategia está interessado em vender assinaturas ilimitadas anuais, dai o “bom para quem está começando e outros façam outros concursos”.
Para quem já tem a RFB no sangue não muda nada, imagina se vou jogar 3 anos de estudo por causa de uma declaração?