Confira neste artigo um resumo sobre o Sistema de Informação Geográfica, com foco no CNU.
Olá, amigos.
Tudo bom? Espero que sim.
O Concurso Público Nacional Unificado – CNU está se aproximando.A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio. No total, há 6.640 vagas imediatas disponíveis, distribuídas entre oito blocos temáticos. Com a única exceção do bloco 8, todas as oportunidades requerem qualificação de nível superior. Serão milhares de vagas, em diversos órgãos federais, com salário inicial variando de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71. As provas objetivas e discursivas, para todos os cargos e blocos, serão realizadas no dia 05 de maio (domingo).
No artigo de hoje, abordaremos uma visão geral sobre o Sistema de Informação Geográfica – SIG, tema que possivelmente será cobrado no Bloco 3, Caracterização da Paisagem no Meio Rural.
Tendo em vista a relevância e abrangência do tema, é fundamental entender seus principais pontos para uma melhor organização dos estudos e compreensão completa da matéria.
Primeiramente, vejamos os tópicos que serão abordados:
Animados?
Vamos lá.
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é um sistema computacional que permite a coleta, armazenamento, manipulação, análise e visualização de informações georreferenciadas. As informações georreferenciadas são aquelas que possuem uma referência espacial, ou seja, que podem ser localizadas em um ponto específico da superfície terrestre.
O SIG é composto por cinco componentes principais:
Se liga!!! Um SIG é composto por hardware, software, dados, procedimentos e pessoas envolvidas.
O SIG pode ser utilizado em diversas áreas, como:
Um SIG requer um banco de dados georreferenciados, gerenciados por um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD).
Existem dois tipos de dados:
Dica: Topônimos, dados de área, população, indicadores socioeconômicos são alguns exemplos de dados alfanuméricos que podem ser vinculados a mapas em um SIG.
Para inserir dados em um SIG, utiliza-se sensoriamento remoto, planilhas de dados, sistemas de posicionamento por satélite e digitalização/vetorização.
A digitalização envolve a cópia digital de produtos por meio de scanner, criando arquivos raster ou matricial. Já o processo de vetorização consiste na conversão de dados matriciais em dados vetoriais, o que pode ser feito manualmente ou automaticamente a partir de imagens de satélite, fotografias aéreas e mapas.
Após a introdução, os dados são georreferenciados para uso em análises espaciais.
Chegamos ao final do nosso artigo com um resumo sobre o tema Sistema de Informação Geográfica – SIG. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.
Para uma preparação completa, focada no edital do CNU, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.
Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.
Bons estudos a todos e até a próxima!
CNU – Concurso Nacional Unificado (Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas) Conhecimentos Específicos – Eixo Temático 3 – Caracterização da Paisagem no Meio Rural – 2024 (Pós-Edital).
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Portaria fixa atribuições e requisitos das carreiras ATENÇÃO! O Ministério Público da União (MPU) pode divulgar…
O concurso do Ministério Público da União (MPU) que é um dos mais aguardados do ano,…
Estão abertas as inscrições para o concurso GCM Itabaianinha, prefeitura localizada no estado de Sergipe,…
Fala, estrategistas! Vamos aprender sobre a Acessibilidade: Removendo Obstáculos e Barreiras na Sociedade através da…
Você que deseja participar do próximo concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) já conferiu…
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE TO) divulgou novos detalhes para o concurso do…