Fala, pessoal. Muitas pessoas que estudam para concurso têm a dúvida se devem ou não fazer simulados. Quais os benefícios que eles têm? Quais os prejuízos? Qual a melhor forma de realizar os simulados?
Os simulados do Estratégia Concursos são feitos com questões inéditas e com correções de grandes professores. Além disso, os simulados ajudam os alunos a treinar para a prova e definir as estratégias que farão o aluno alcançar seu melhor desempenho. A gestão de tempo e a gestão emocional podem fazer a diferença se forem treinadas adequadamente.
Mas, não são todas as pessoas que sabem lidar com os “efeitos colaterais” que podem ocasionar dos simulados, como falta de confiança após uma nota baixa ou desistência do concurso por não se sentir capaz de realizar a prova.
Os simulados podem ser feitos em alguns momentos como quando finalizar certa disciplina, quando acabar as matérias do concurso que estuda ou no pós-edital. A maioria das dicas e o principal momento será no pós-edital.
Então, vamos aprofundar mais sobre esse assunto?
Muitos alunos, especialmente os mais avançados nos conteúdos, estudam e revisam as disciplinas pelas questões dos concursos anteriores. E essa técnica é muito importante para entender melhor como a banca cobra os conteúdos e para o concurseiro fazer uma autoavaliação do seu rendimento.
Mas quando as questões começam a ficar repetitivas, há dúvidas sobre se o aluno realmente aprendeu o conteúdo ou apenas gravou aquele tipo de questão. E está nesse ponto a grande vantagem dos simulados do Estratégia Concursos.
As questões inéditas podem trazer uma experiência semelhante ao do dia da prova. Ou seja, possuem o formato da prova, porém com as inovações necessárias para treinar a sagacidade que provavelmente o concurseiro precisará na prova. E por isso as questões inéditas podem ser um diferencial na preparação. Elas preparam o estudante para sair da zona de conforto das questões já cobradas.
Muitos alunos reclamam ao final da prova que não tiveram tempo de revisar ou de fazer algumas questões com a atenção necessária.
Muitas vezes o concurseiro erra a questão de direito administrativo por não analisar corretamente o português utilizado pela banca. Ou então, acredita que a questão esteja correta, mas não percebe uma pequena nomenclatura utilizada erroneamente entre vírgulas ou parênteses.
Além disso, as matérias que exijam cálculo ou raciocínio mais aprofundados podem ser comprometidas com a falta de gestão do tempo. Por isso, a gestão do tempo é uma matéria extra do edital. E, como nas outras disciplinas, precisa-se desenvolver a competência para lidar com o tempo da melhor forma.
Pois então como o simulado vem com a quantidade de questões iguais ao da prova, é uma excelente forma de desenvolver a capacidade de gerenciar o tempo. Por isso, se for fazer o simulado, busque cronometrar o tempo e fazer esse teste como se fosse no dia da prova.
Quem já fez prova e já teve a sensação de ter errado uma questão boba? Muitas vezes os alunos muito bem preparados se deparam com um empecilho invisível no caminho: o emocional. Isso pode ocorrer pelo estresse natural da prova ou também por ser surpreendido por questões mais difíceis.
Além disso, o aluno pode ter grandes expectativas pelo resultado daquele concurso e isso gera pressão e ansiedade. Pressão para alcançar o resultado e ter emprego. Ansiedade por necessitar do salário para sustentar a família. Enfim, diversos outros fatores emocionais que podem atrapalhar no momento da prova.
E diante dessas pressões emocionais, como que o simulado pode ajudar? O simulado pode ser um treinamento de alto nível, pois normalmente as questões do simulado do Estratégia Concursos têm nível superior ao da prova. Portanto, pode preparar o aluno para uma situação mais complicada.
Ademais, o aluno pode aprender a controlar a ansiedade e o estresse diante das adversidades e ainda treinar a busca pelo raciocínio correto mesmo diante do nervosismo de achar que não sabe o assunto.
Além disso, se o concurseiro separar o dia de domingo para realizar os simulados, pode preparar a sua mente para essa carga emocional de inovações e surpresas para esse dia da semana. A mente ficará treinada a lidar com esse tipo de pressão, reduzindo os seus efeitos no dia da prova. Já ouvimos aprovados relatando que, por fazerem simulados aos domingos, a prova parecia mais um dia de simulado.
Apesar do simulado ter muitas vantagens, não são todos que conseguem lidar com os próprios erros. Algumas pessoas por não irem bem no simulado, podem achar que não são capazes ou que não devem continuar a estudar
A segurança e a confiança são importantes para manter a lucidez nos estudos. No caso de o aluno se decepcionar com a nota do simulado e não souber lidar com isso, talvez seja importante buscar uma outra estratégia.
O autoconhecimento é importante para saber se as vantagens de fazer os simulados serão maiores que as desvantagens para a realização da prova.
Se a reação não for tão boa, será que consegue trabalhar isso? Ou o aluno define que o principal objetivo do simulado não é acertar o maior número de questões, mas cronometrar o tempo e avaliar a melhor forma de realizar a prova.
A melhor maneira de realizar os simulados é de fato simular o momento da prova. Mas, como é que se faz isso?
No planejamento dos estudos, o concurseiro pode separar o domingo para realizar os simulados no turno que a prova será realizada.
Essa estratégia é importante para que a mente do aluno entenda que, nesse dia e horário, ela deve se preparar para aumentar a sua concentração e o foco. Para a mente, não deve ser um dia de descanso e sim um dia de trabalho.
Quanto mais fidedigno do ambiente de prova, melhor para o aluno. Portanto pode separar a água, o lanche e ter um ambiente propicio para a realização do simulado.
Nesse momento também as consultas não devem ser permitidas e o aluno deve fazer o simulado de acordo com o conteúdo que sabe até então.
Os simulados do Estratégia trazem um nível de dificuldade maior que a prova para justamente preparar seus alunos para as piores hipóteses. Isso significa que o aluno estará um passo à frente na sua preparação. O aluno não deve perder o foco do principal objetivo do simulado: verificar como está a gestão do tempo, preparar o emocional, resolver questões inéditas e consertar as falhas.
Se encontrar uma falha nos estudos, o aluno deve considerar que encontrou uma “mina de ouro”. Ou seja, o estudante terá oportunidade de melhorar os estudos nos assuntos e disciplinas que mais sentiu dificuldade para que essa falha não ocorra no momento da prova.
A maioria das decisões que vão existir durante a prova, o aluno pode antecipar e treinar durante o simulado. Como por exemplo, por qual matéria começar a prova? Será que começar a prova pela disciplina que traz confiança para o aluno aumenta seu desempenho? Qual disciplina ativa sua mente de forma mais rápida? Então, por que não testar as hipóteses durante as realizações dos simulados?
Todas essas repostas podem ser buscadas no simulado, a fim de que na prova todas as estratégias já tenham sido testadas e aprovadas. Portanto, se o aluno levar a sério o momento do simulado, é possível antecipar as decisões difíceis que virão na prova.
E então, será que conseguirão utilizar os simulados para melhorar o desempenho na prova?
Como vimos no artigo, o simulado pode ser uma excelente ferramenta de treino. As estratégias podem ser testadas e aprovadas antes de iniciar a prova. Além disso, direciona o aluno para melhor aproveitar o tempo e para aprender a lidar com as suas emoções e com suas falhas.
Se concordar que será uma boa estratégia utilizar os simulados, não deixe de fazer os simulados do Estratégia Concursos.
Esperamos que as dicas tenham sido úteis e ajudem os alunos a melhorar seus desempenhos!
Se quiser verificar mais dicas sobre simulados, assista esse vídeo sobre esse assunto.
Até a posse!
Taciana Rummler
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