Caros concurseiros, o artigo de hoje é para falar de algo que vocês já devem saber, mas que é sempre bom deixar claro ou relembrá-los.
Quem estuda para concurso tem que encarar o estudo como sua profissão e nesse caso é preciso que saiba que tem um dos melhores empregos, pois aqui é certo que, se você se dedicar, irá com certeza ser promovido e o “prêmio” será sua aprovação!
O seu dia a dia precisa ser como o de qualquer outra pessoa que tem um emprego “tradicional”: precisa acordar cedo, cumprir horário, metas, apresentar resultados e satisfazer com um trabalho de muita qualidade o seu chefe, tendo a consciência que não poderá enganá-lo de forma alguma, afinal o seu chefe é você mesmo.
Quando alguém te perguntar “ah, você não está trabalhando, só estuda?”, não se sinta desconfortável com o questionamento e não pense duas vezes para responder “meu estudo é meu trabalho!”. Sempre vai ter gente que vai fazer piadinha sobre o fato de você estudar e não trabalhar, pois essas pessoas não fazem ideia do quanto o estudo exige do concurseiro e do quanto você precisa ser profissional no seu estudo. E quanto mais tempo entre o estudo e a sua aprovação se passar, mais e mais comentários existirão: “estuda faz tempo e ainda não passou”, “um filho de um amigo meu estudou seis meses e passou”… gente pra “ajudar” existe aos montes, esteja sempre alerta para driblar esses urubus!!
Não se deixe abalar por esses comentários, pois eles não te ajudarão em nada. Você não deve absolutamente nada a ninguém, o compromisso que tem que ter é com você mesmo. Ah, quando você passar esses mesmos que diziam que você “só” estudava irão dizer o quanto você é sortudo por ter passado! Juro que esse comentário é um dos que mais me dão vontade de voar no pescoço da pessoa (rs)! Você rala pra caramba e o infeliz vem dizer que você teve sorte, haja paciência!
Digo que você precisa ter bem claro na sua mente que seu trabalho é o seu estudo, pois você precisará além de encará-lo como tal, ser forte e se posicionar diante de todos.
Hora de contar um “causo” para ilustrar isso: quando estudava certa vez uma pessoa de minha família precisava resolver uma questão no banco e adivinha quem foi a primeira pessoa em que pensou, afinal tinha alguém que “só” estudava? Sim, pensaram na concurseira aqui! Na hora em que recebi esse pedido, meu primeiro pensamento foi de ajudar a pessoa e resolver isso pra ela, mas aí pensei que se fizesse isso com certeza tudo que tivessem que pedir seria pra mim e que, se eu queria que respeitassem meu estudo, teria que respeitá-lo antes de todos e precisaria me posicionar. Então minha resposta foi que, assim como os outros que trabalhavam não tinham como ir ao banco para resolver isso, eu também não poderia ir, pois não podia me ausentar do trabalho em horário de expediente. Meu familiar ficou chateado comigo pela minha resposta? Acho que não, penso que ele entendeu o recado, mas também se tivesse ficado chateado, paciência, pois o que eu não podia fazer era não honrar o compromisso que tinha comigo.
Olha, acredite, se você não se posicionar, tudo que aparecer para fazer (levar cachorro no pet shop, banco, compras, acompanhar obra, consultas médicas de parentes, ser motorista de alguém…) vão jogar no seu colo, pois não irão encarar seu estudo como trabalho se você não o fizer!
Se ainda achava que “só” estudava, tire isso da sua cabeça já, pelo amor! Espero que tenha entendido que você tem um TRABALHO e que ele é pesado, exige muita concentração, planejamento, dedicação, renúncias diversas, cumprimento de metas e que não pode faltar no empregou ou ficar saindo mais cedo, pois se fizer isso, adivinhe o que irá acontecer? Você será demitido, ou seja, não será aprovado no seu concurso! É não é isso que você quer, né?
Bora trabalhar, galera!! ;)
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ TO) suspendeu parcialmente o concurso público da educação…
A área educacional está recheada de ótimos concursos públicos com editais publicados e também que…
O concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (TRT 10) está…
Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…
O concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (TRT 10) está…
No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…
Ver comentários
Perfeito !!
Valeu, Jamilton! Bora trabalhar então!!
abs
Muito bom!!!
Muito obrigada, Cristiane!!
Bom trabalho pra todos nós!!
abs
Excelente! Adorei ler seu artigo!!! Obrigada!
Oi Fernanda, obrigada!
Espero ter ajudado de alguma forma!! força nos estudos, ops, no trabalho!!!
abs
Perfeito! É exatamente tudo que eu estou passando no momento.
Até um Trabalho de Conclusão de Curso queriam jogar no meu colo para fazer! (risos).
Eu também vejo os estudos dedicados como meu trabalho, mas ainda não consegui convencer algumas pessoas que eu queria um apoio.
Eu sou muito dedicado, sei que essas palavras (você só estuda e não trabalha) não me atingem, mas seria bom o apoio das pessoas próximas a mim. Mas estou mudando o pensamento dessas pessoas aos poucos. Já é um progresso!
É isso aí, Victor!
O negócio é vc ter sempre a consciência de que seu trabalho é o estudo e com o tempo as pessoas mais próximas vão sim entendendo e te apoiando. Foque e fique perto daqueles que entendem e acreditam em seu projeto de vida!
Abs.,
Gabi
Obrigada! Adorei o artigo!
Obrigada, Thais!!!
então bora trabalhar!!
abs
Adorei ler o seu artigo. Simplesmente lindo, Gabriela! Continue sempre nos motivando.
Parabéns pelo artigo, apesar de não ser concurseira, mas sim estudante de mestrado, escuto isso diariamente. Sou de uma região que estudar não é trabalhar, trabalho é aquele que você faz até que esteja servindo essa pessoa, trabalho é o braçal, estudo serve para a pessoa ter e ir trabalhar no "chão de fábrica ". Infelizmente são pessoas de pensamentos pequenos. Lhe diria para escrever mais sobre esse assunto, porque estudar é sim um trabalho e como disse, nos exige tempo e muito esforço e dedicação.