Categorias: Concursos Públicos

SES-DF – Enfermeiro – Recurso – Plano Distrital de Políticas para Mulheres

Caros Alunos,

Cabe recurso na questão 49 da prova de Enfermeiro, sobre o Plano Distrital de Políticas para Mulheres. Seguem os argumentos para o recurso:

Questão 49:

ARGUMENTOS PARA O RECURSO:

Sobre o Plano Distrital de Política para Mulheres , o edital trouxe a bibliografia que seria cobrada, conforme segue:

PLANO DISTRITAL DE POLÍTICA PARA MULHERES 1. II Plano Distrital De Política Para Mulheres (2020 – 2023) https://www.mulher.df.gov.br/pdpm/.

Seriam cobrados conteúdos constantes do Plano, hospedado no link informado no edital. Ou seja, o que não está no Plano, na bibliografia oficial, extrapola dos conteúdos do edital.

A questão pede para fazer a correspondência entre as leis e suas finalidades e características. As leis são citadas no Plano, mas o que foi perguntado sobre as finalidades e características de cada uma delas não consta do texto do Plano.

A respeito da Lei n°10.639/2003, a questão afirma que essa “lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino e obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

A única menção explicativa dessa lei no Plano é que ela “trata sobre equidade étnico-racial nas escolas” (pág. 37). Ela é mencionada outras duas vezes, mas sem adentrar em nenhum detalhe sobre a mesma.
Sobre a Lei n° 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, a questão também extrapolou a bibliografia do edital, ao mencionar que essa “esta lei foi criada em consonância com o §8º, do art.226 da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05/10/1988.” Isso não está escrito em nenhuma parte do Plano.

Por fim, a respeito da Lei n° 11.645/2008, sua única menção no II PDPM-DF está na página 37, no seguinte trecho: “5. Atenção ao cumprimento de legislações vigentes (Lei n° 11.340/2006 e Lei n° 11.645/2008)”.

Ao afirmar que “Esta lei alterou o art. 26-A, da Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, a questão está adentando um detalhe técnico que não é abordado pelo plano.

Por ter extrapolado dos conteúdos constantes do II Plano Distrital de Políticas para Mulheres solicita-se a ANULAÇÃO da questão.

Abraços,

Leandro Signori



Leandro Signori

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Uniceub (Brasília). Como servidor público, foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. É professor de Geografia para o ensino médio na rede particular de ensino. Leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

Posts recentes

Rotina de Escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo

Rotina de escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo

42 minutos atrás

Afinal, quando iniciam as inscrições do concurso Correios?

Saúde e Segurança do Trabalho (SESMT) são as áreas dos novos cargos do concurso para…

3 horas atrás

Concurso Guarda de Piripiri PI: 25 vagas. Provas suspensas!

Atenção, candidatos! Estão suspensas as provas do concurso Guarda de Piripiri, município localizado no estado…

3 horas atrás

Concurso Correios: saiba como será a prova objetiva

Como era previsto, foi publicado o edital do concurso Correios para as áreas da Saúde e Segurança do Trabalho. Esta seleção…

5 horas atrás

Ganhos de R$ 10,8 mil? Veja vagas do concurso Seplag Niterói!

É isso mesmo que você leu! O concurso da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e…

6 horas atrás

Concursos Saúde: confira as principais notícias da semana!

Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…

6 horas atrás