SERGINHO versus NEYMAR JR.
Pessoal, essa página é voltada para preparação de vocês para concursos ou provas de certificação profissional – sei bem disso! Mas muitas vezes gosto de utilizar este espaço para dar visibilidade para coisas que valem a pena. Uma delas é essa brilhante comparação que surgiu no meu Facebook: Serginho X Neymar Jr.
Pode parecer bobagem, mas gostaria de fazer um pedido a cada um de vocês: quando conquistarem os seus objetivos, quando conseguirem a sonhada aprovação, quer seja no seu concurso, quer seja na sua certificação profissional, por melhor que vocês sejam em cada uma de suas profissões, sejam um “Serginho” em seu trabalho.
Sei que o Neymar Jr. é um craque, com muito talento e sem dúvida alguma ele faz muito esforço para ser quem é… mas isso não faz dele nada além de um grande jogador de futebol… talvez até o futuro melhor do mundo… mas é só isso, um excepcional jogador de futebol…
Por outro lado, mirem-se no exemplo do Serginho… ele não recebe o salário do Neymar Jr, mas é um dos maiores exemplos de profissional que poderia compartilhar com vocês… com 40 anos, muitos já estariam aposentados, ainda mais ele, com TODAS as conquistas que um profissional do vôlei pode ter… mas ele continuou, persistiu no sonho de ajudar o Brasil a ser campeão olímpico em nossa casa.
Serginho não é um jogador que faz pontos, na verdade o papel dele se assemelha mais ao de goleiro do que o de um atacante… é ele quem defende as bolas do adversário e, sem dúvida alguma, é uma das pessoas que mais se doa para o time… E note que impedir que o time perca é tão importante quanto fazer o time ganhar… time é isso… todos juntos, exercendo cada um o seu papel para que todos ganhem…
Em um time de verdade a estrela é justamente o time… O craque é fundamental… ele faz coisas incríveis… até ganha jogo… pode ser decisivo em uma partida… mas nunca ganha um campeonato sozinho – vide Messi.
Isso é por acaso? Claro que não! É a consciência de que o time é muito mais importante que o craque. Serginho além de ser um grande campeão, medalhista olímpico, campeão do mundo e, principalmente, um homem simples, pai de família, que faz seu trabalho com o maior zelo e dedicação que consegue.
O exemplo de Serginho inspira a todos os profissionais, por isso o Serginho é muito além de um craque no seu esporte, é um líder em seu time e um exemplo de homem, para cada um de nós brasileiros!
Serginho faz parte de um grupo de pessoas especiais, do qual poucos podemos citar: Senna, Hortência, Guga e Oscar!!! Pessoas que jogaram para o time, mesmo quando seu esporte os fazia competir sozinhos. Mas eles entenderam que quando se veste a camisa verde-amarela, quando se empunha a bandeira de um país, não existe mais a figura do eu… sempre será a representação de todos NÓS!
Talvez a experiência ensine ao nosso craque do futebol que ele pode ser muito mais do que isso, se ele entender o papel que possui na vida, sendo a personalização do sonho de milhões e milhões de crianças brasileiras, que o admiram pelo que faz com a bola nos pés… talvez um dia o admirem pelo que pode fazer quando está sem ela…
Ingratidão?
De forma alguma:
Obrigado Neymar Jr., você nos fez muito feliz ao bater incrivelmente bem aquela falta e ser o cara na hora de bater o pênalti que nos fez campeão no torneio de futebol!
Mas, por fim, gostaria de dizer:
MUITO, MUITO, MUITO OBRIGADO MESMO SERGINHO POR TUDO, POR DÉCADAS DE SERVIÇO AO BRASIL, SENDO O EXEMPLO PARA GERAÇÕES DE JOVENS QUE SE INSPIRAM NO GRANDE HOMEM QUE VOCÊ É (NA VIDA)!!!!
Percebe a diferença?
Forte abraço!!!
Prof. Amable Zaragoza
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
A Prefeitura de Crateús, no Ceará, teve divulgado um novo cronograma para o seu concurso…
A Prefeitura Municipal de Careaçu (MG) publicou o novo edital de concurso público com vagas professor…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Careaçu, em Minas Gerais. O…
Vem aí concurso TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região) com edital divulgado ainda…
Agora está oficialmente assinado o contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do…
Ver comentários
Parabéns professor!
Arrasou no artigo!
Falou o que muita gente pensa, mas não tem coragem de dizer. E, principalmente, falou sem denegrir a imagem de ninguém, mas mostrando um grande exemplo a ser seguido!
Boa, professor!
Sensacional, Professor! É exatamente isso!
É por isso, que a simplicidade e o caráter não fabricamos, mas herdamos de nossos pais. Educação é muito importante desde cedo. Não falo da escola, mas a educação quem vem de casa. Ir, pra escola, ter os melhores diplomas ou títulos, ou conquistas, não nos faz melhores que os demais, mas melhores que nós mesmos. Enfim, a simplicidade e o caráter é o que distingue os verdadeiros homens, de apenas "ídolos". Texto que nos faz refletir. Boa tarde, obrigado.
Obrigado pela reflexão oportuna, trazida pelo momento que presenciamos recentemente. E obrigado por nos lembrar desse exemplo de dedicação e simplicidade, que deve fazer parte da vida de todos (diferença percebida)!
Entendo a indignação das pessoas pelo fato de Neymar ter dito isso. Mas Serginho não foi duramente criticado em partidas anteriores como Neymar. O time de voleibol masculino não foi motivo de críticas, pois nas primeiras partidas fizeram uma brilhante atuação. Já a seleção masculina de futebol nas duas primeiras partidas empataram e ai o que os brasileiros fazem ? Desacreditam, criticam, apontam dedos e Neymar por ser o capitão da equipe recebe uma grande culpa por isso. Por isso pergunto ao professor : o que o senhor faria quando todos desacreditassem de ti , dizendo que o senhor não seria capaz de passar em um concurso ? ,quando todos te criticassem,apontando dedos dizendo que você não é capaz de fazer algo. Eu espero que a resposta seja : EU DARIA O MÁXIMO DE MIM E RESPONDERIA NA PROVA QUE EU SOU CAPAZ. Neymar fez isso. Respondeu para todas as pessoas que duvidaram dele e do time em campo. Da mesma forma foi o nosso mestre Zagalo na Copa América de 97,várias pessoas criticaram ele, pela forma de administrar o time da seleção e disseram para ele que não seria capaz de ganhar nenhum campeonato daquela forma. Ele,não fez diferente . Respondeu para todos em campo com muito treino e dedicação e no final quando ele foi entrevistado ele disse da mesma maneira que o Neymar (COM CERTEZA NEYMAR FALOU ISSO INSPIRADO NO ZAGALO ) : “É para você, vocês sabem quem são, não preciso dizer mais nada, vocês vão ter que me engolir”. Depois de 14 anos , Zagalo em uma entrevista disse “Eu botei para fora tudo aquilo que tava por dentro da minha alma”. Imagino que com o Neymar não foi diferente. Abraços professor Amable !! Sou seu fã.
Legal, Danilo.
Mas a minha indignação se deu por conta deste episódio:
http://espn.uol.com.br/noticia/624608_apos-ouro-neymar-discute-e-xinga-torcedores-no-maracana-veja
Forte abraço!!!
Excelente texto professor.
Sim prof amable percebi a diferença. o Neymar antes de dizer isso ele teve outro tom de discurso não lembro qual, e no caso essa expressão que ele usou ao que parece foi direcionado ao galvão que outrora o cobriu de críticas. Mas vc vê a diferença no discurso pela vivência de cada um deles, são cabeças com personalidades e vivências bem diferentes. Serginho é um EXEMPLO A SER SEGUIDO!!!
Sinceramente, acho não tem nada haver comparar as duas situações.
Primeiro, o voley não tem a dimensão que o futebol tem no nosso país. Futebol no Brasil é religião, meche com os melhores e piores sentimentos do brasileiro.
Segundo, Seginho não foi esculachado pela mídia e boa parte da torcida como Neymar foi. Há cerca de 20 anos atrás, Zagalo foi tão esculachado como Neymar e assim como ele, ao ganhar a Copa América, fez o mesmo desabafo. Porém, nem por isso vi criticarem o Zagalo por essa fala, como o Neymar está sendo.
E terceiro, Serginho, tem 41 anos e está encerrando sua carreira. Então é claro que em um momento desses de despedida, as palavras não poderiam ser outra, além de agradecimentos e saudosismo.
Já Neymar, tem 24 anos e carrega nas costas todas as mazelas do esporte/religião do nosso país.
Não digo que Neymar está certo, mas tbm não digo q ele está errado. Afinal, ninguém tem sangue de barata e só sabemos como iremos reagir ao sermos cobrados e xingados no exato momento do fato.
Refletir sobre a atitude dos outros de cabeça fria é muito fácil.
Oi Wagner,
Obrigado por sua opinião.
Talvez sua opinião se altere por conta destas imagens:
http://espn.uol.com.br/noticia/624608_apos-ouro-neymar-discute-e-xinga-torcedores-no-maracana-veja
Forte abraço!!!
Não gostei professor, comparando situações completamente diferentes.
Óbvio que o Serginho foi muito mais maduro porém tem 41 anos e níveis de responsabilidade diferente. Será que se ele tivesse 24 an, fosse rico desde os 17 anos e fosse criticado ferrenhamente por grande parte da população por coisas q n necessariamente são justas ele agiria igual? Não sei, e tu também não sabe.
Enfim, mas valeu a intenção, sei que foi boa.
Um forte abraço
Oi Marcelo,
Como disse nos outros comentários... Não é só a frase solta, mas a atitude. Veja vc mesmo:
http://espn.uol.com.br/noticia/624608_apos-ouro-neymar-discute-e-xinga-torcedores-no-maracana-veja
Forte abraço!!!