Não pessoal, não estamos loucos, a informação é de fato essa: corte de 100 vagas no Senado Federal. E, sim, isso é uma boa notícia! Vejamos.
Em primeiro lugar, saiba que na última quarta-feira, dia 23 de março de 2016, foi noticiado no site do Senado (notícia completa) que a Mesa do Senado, em reunião, decidiu realizar cortes de exatos 100 (cem) cargos do quadro de servidores efetivos da Casa alegando ausência de necessidade de preenchimento de tais cargos. Os cargos são provenientes de aposentadorias.
Segundo a notícia, a lista dos cargos e quantitativos é essa:
– Analista Legislativo, especialidade Processo Legislativo: supressão de 50 vagas;
– Técnico Legislativo, especialidade Administração: supressão de 25 vagas;
– Técnico Legislativo, especialidade Informática Legislativa: supressão de 3 vagas;
– Técnico Legislativo, especialidade Processo Industrial Gráfico: supressão de 17 vagas;
– Consultor Legislativo, especialidade Assessoramento Legislativo: supressão de 5 vagas
Cursos para o concurso do Senado Federal
O quadro de vagas do portal da transparência, contudo, permanece até esta data aparentemente sem incluir essas alterações realizadas na última semana, o que deve ser feito em breve.
E qual é a boa notícia nisso, professor? A boa nova é que a Casa se mostra atenta ao atual cenário de vagas que, para determinados cargos, continua sendo muitas, e já se debruçou sobre essa pauta administrativa, indicando que o quadro de vagas que permanece corresponde aos interesses da Casa, de agora em diante. Ou seja, o que “sobrar” de cargos vagos, tende a ser ocupado em breve, pois sintetiza os anseios de preenchimento do órgão.
Assim, por exemplo, se para Analista Legislativo, Processo Legislativo, havia uma média de 250 cargos vagos antes do corte, agora sobram, ainda, cerca de 200 cargos vagos e que a Casa entende ser preciso ocupá-los quando da realização do próximo concurso. Duzentos cargos vagos (no nosso exemplo) continua sendo, em qualquer parte do Brasil, muita vaga a ser preenchida e certamente esse quantitativo prejudica e muito o desempenho das funções do órgão.
Professor, isso quer dizer que já estão se movimentando em prol da realização do concurso? Não afirmaria isso de pronto, mas demonstra que a Casa está atenta às suas necessidades operacionais quanto ao preenchimento de cargos efetivos, a despeito da movimentação política que ocorre no país e tende a ocupar a atenção dos administradores públicos.
Portanto, meus caros, fica aqui o nosso alerta: continue focando e estudando, pois a indicação é que essas vagas precisam ser preenchidas. Além disso, lembre-se, você só precisa de uma vaga para fazer parte do quadro efetivo de servidores.
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
A prova discursiva para técnico vai ser em brasília?
Prezada Eláine,
As provas discursivas costumam ocorrer juntamente com a prova objetiva e, de acordo com o último edital, ocorreram em todas as capitais do país.
Abraço,
Fabrício
Prof. Fabrício, uma dúvida: segundo comentário de um servidor da Casa, há indicação de que as vagas de Analista Legislativo - Processo Legislativo seriam parcialmente preenchidas pelo concurso, tendo em vista que muitas dessas costumam ser direcionas à servidores de carreira (cargo em comissão). Essa informação procede?
* direcionadas
Bom dia professor,
Entendo seu tom otimista e até acho válido seus argumentos. Mas a meu ver isso não pode ser encarado como boa notícia.
Não tenho informações, nem acompanho de perto a rotina do congresso, gostaria de saber quantos cargos comissionados foram cortados? Meu maior medo é que esses "cortes" em efetivos sejam revertidos para novos cargos comissionados, o que só piora a imagem que o congresso tem para com a população.
Se você tiver essa informação (sobre cortes de efetivos e comissionados), por favor compartilhe conosco.
Prezado Matheus,
Respondendo aos seus dois comentários:
1 - não há informações de cortes de cargos e funções comissionadas, por ora.
2 - infelizmente o comentário sobre a ocupação de vagas de "processo legislativo" por comissionados e outros do tipo são apenas especulações. Por uma medida de cautela minha do Estratégia Concursos, evitamos especular com informações que não são precisas. Veja que nossos comentários e artigos são baseados ou em informações oficiais divulgadas pelo Senado Federal ou de acordo com o que dispôs os últimos editais. Desculpe-me a ausência de resposta, mas eu prefiro ficar com o que é certo, que são as vagas atuais.
Continue estudando, foque no que pode ser aproveitado da notícia, vá fundo!
Forte abraço,
Fabrício
Caramba... que desespero!!!
Ufaaaaaaa!!!!!!!!
Boa notícia a redução dos quadros de servidores do Senado. Acho que estão apelando para o psicológico de muitos concurseiros em prol da não redução das vendas dos curso!
Olá Kiki!
Na verdade não há apelação. Sempre foi sabido pelo universo concurseiro que as vagas do Senado Federal não retratavam a realidade, e há muito corre pelos corredores da Casa o boato de que haveria corte de vagas.
Olhando friamente, ver que a Casa se debruçou sobre os cargos vagos e cortou apenas 100 dos 713 cargos vagos é uma boa notícia SIM. Significa que os outros cargos vagos não podem ser descartados.
Att,
Victor Dalton
Professor para fazer esse concurso é preciso ter superior ??? Eu só tenho 2 grau!
Existem cargos para nível médio e cargos para nível superior.
Recomendo que você assista ao nosso aulão sobre carreiras legislativas.
Confira em:
https://www.youtube.com/watch?v=hH_c8UC1nUY
Att,
Victor Dalton
Olá Professor!
Assisti o aulão. Sou novo no mundo dos concursos e sou formado num curso de 2 anos de Publicidade.
Porém, penso em prestar para Técnico Legislativo, especialidade Processo Legislativo.
Você acha que seria "muita areia" pra um concurseiro iniciante?
Acha que começar estudar AGORA, existe chance para esse concurso federal de nível médio?
Meu trabalho me dá bastante tempo livre para dedicar aos estudos.
Abraço e sucesso!!
Olá Eduardo!
Sinceramente, não acho nem que o cargo de Analista Legislativo seria "muita areia" para alguém que esteja iniciando os estudos agora. Digo isso com muita tranquilidade pois estamos ainda sem edital, o que possibilita um bom tempo para se preparar com SERIEDADE. Estudando da forma certa, realizando muitas questões, muita REVISÃO, sim, é possível. Claro que cada pessoa tem uma peculiaridade, mas acredito, pessoalmente, ser possível.
Caso queira algumas dicas para esse início, veja nosso artigo abaixo:
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/plano-de-estudos-camara-dos-deputados-e-senado-federal/
Desejo a você muita boa sorte, estou à disposição.
Fabrício