Categorias: Concursos Públicos

‘Sempre haverá necessidade de concurso’, diz Secretário do Ministério da Economia

Secretário fala sobre decreto e avalia o quadro de servidores do Executivo Federal

“Sempre haverá necessidade de concurso”. Essa foi a declaração do secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, concedida em entrevista exclusiva ao Correio Brasiliense. Na oportunidade, o secretário falou sobre o decreto que institui regras para a realização e autorização de Concursos Públicos no Executivo Federal e sobre o atual quadro de servidores.

Segundo ele, a suspensão dos concursos de que trata o ministro Paulo Guedes se deve a restrições orçamentárias bem como a inviabilidade de reposições por conta de pautas que ainda estão em definição, como a Reforma da Previdência. Mas garantiu que os concursos não deixarão de acontecer e que as seleções de novos servidores devem ser realizadas de forma estratégica pensando no retorno aos serviços públicos.

“Sempre vai haver a necessidade. […] concurso público, neste ano e no ano que vem, só em caráter excepcional. Se realmente não houver outra alternativa e a necessidade de repor o quadro for premente, se não tiver como postergar”, garantiu o secretário durante a entrevista.

Na semana passada, durante debate sobre a Reforma da Previdência na Câmara Federal, o ministro Paulo Guedes voltou dizer que o governo suspendeu a realização de concursos públicos. De acordo com o ministro, os governos anteriores contrataram servidores públicos em excesso e concederam muitos reajustes salariais.

Segundo o que disse em entrevista ao Correio Brasiliense, o secretário do Ministério da Economia falou que a proposta do governo é contratar novos servidores de forma estratégica, em funções que realmente são necessárias.

“A ideia é repor vagas nas carreiras que necessitam ter uma vinculação permanente com o serviço público, em função da sua importância, do grau de responsabilidade que tem, da diferença que faz na prestação do serviço para a população”, disse o secretário.

O Secretário não citou, mas um exemplo claro é a realidade do Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS. Atualmente, o órgão possui uma carência muito grande de servidores. São mais de 19 mil cargos vagos, mais de 3 mil servidores já aposentados em 2019 e uma previsão de 10 mil aposentadorias até o final do ano.

O prazo para que o Ministério da Economia apresente as providências que devem ser tomadas para a realização de um novo concurso para o INSS chega ao fim no próximo dia 11 de junho, terça-feira. Na recomendação enviada ainda no fim do mês de abril, o MPF deu um prazo de 30 dias úteis para que a pasta autorizasse a realização do concurso INSS.

Conforme o que disse Wagner Lenhar, a suspensão dos concursos se deve muito ao fato de o governo querer assegurar recursos em carreiras que fazem a diferença na prestação de serviço para a população e na manutenção do bom gerenciamento da máquina pública.

“Sabemos que tem muitas carreiras que, no futuro, precisarão fazer a reposição. O que a gente tem que fazer agora é dar as condições para que, no futuro, a gente possa voltar a contratar. Mas repito, com critério, muita cautela e naquelas posições que realmente vão fazer a diferença”, disse.

Ao falar do decreto que estabelece normas para realização e autorização de concursos públicos, o secretário Wagner Lenhar, contou que o dispositivo estabelece uma série de critérios e requisitos para os órgãos apresentarem o requerimento de concurso público. “São 14 itens que a gente relacionou dentro desse decreto, para que a gente possa tomar a decisão de deferir, indeferir a reposição do quadro desses órgãos”, disse.

INFORMAÇÕES – Concursos 2019

INFORMAÇÕES – Concursos 2020

Instragram: @jornalistadeconcursos

*Com informações do Correio Brasiliense.

Coordenação

Posts recentes

As inscrições do concurso TJ RO estão abertas!

As inscrições do concurso Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) estão abertas! Interessados terão…

9 minutos atrás

Edital TJ RO: inscrições abertas! Ganhe até R$ 17,1 mil

O edital do concurso Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) oferta 25 vagas mais…

17 minutos atrás

Concurso TJ RO: inscrições abertas! 25 vagas e até R$ 17,1 mil!

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) divulgou o edital do novo concurso público,…

22 minutos atrás

Concurso Autazes AM: Confira o gabarito 1º dia de prova!

O concurso público da Prefeitura de Autazes, município do estado do Amazonas, oferta 1.898 vagas…

28 minutos atrás

Concurso Balneário Piçarras (SC) Educação: provas em dezembro

A Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras (SC) publicou o novo edital de concurso público com vagas…

39 minutos atrás

Concurso Canaã dos Carajás: 556 vagas; prova em janeiro!

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, no Pará, encerrou as inscrições para seu concurso público.…

41 minutos atrás