Manutenção de Segurado da Previdência Social para CNU
Olá pessoal! O presente artigo aborda um assunto importante e muito cobrado em provas de concurso público: a chamada manutenção da qualidade de segurado da previdência social no Brasil, mesmo sem realizar contribuições para o sistema previdenciário.
Vamos passar basicamente pelos seguintes tópicos:
A Previdência Social está inserida na Seguridade Social. Segundo a Constituição Federal, a Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Para ser um segurado da previdência social, é necessário realizar contribuições financeiras para sustentar o sistema previdenciário. Então, enquanto você trabalha, contribui com parte do seu salário todo mês, e, ao ficar idoso, você para de contribuir e tem o direito de ser mantido com recursos da previdência social, recebendo uma aposentadoria. A lógica é que, todos que trabalham contribuem coletivamente para poder garantir uma vida digna para aqueles que não tem mais a mesma força laborativa de antes, os idosos. Assim a previdência se mantém em equilíbrio.
Além disso, a previdência socorre também aqueles trabalhadores que, ao se acidentarem, precisam se afastar das atividades profissionais. Ou aquelas pessoas que perderam seus empregos de maneira involuntária. Ou seja, a previdência é uma rede que dá suporte aos seus beneficiários num momento de maior necessidade. Se contribui enquanto se obtém renda, e por conta disso é assistido a partir do momento que essa renda deixa de existir.
Entretanto, é possível que um segurado permaneça ligado à previdência mesmo sem contribuir financeiramente para o sistema. Para tal período, em que o segurado mantém esta qualidade mesmo sem trabalhar e sem recolher contribuições, a melhor doutrina chama de período de graça ou manutenção extraordinária da qualidade de segurado.
Sendo assim, em algumas situações excepcionais, mesmo sem contribuir, a pessoa continua tendo os mesmos direitos de outra que realiza as contribuições mensalmente.
E é justamente sobre o período de graça, ou manutenção da qualidade de segurado da previdência social, que vamos nos aprofundar um pouco mais a partir de agora.
Em consonância com o art. 13 do Decreto nº 3.048/99 (esta norma trata do Regulamento da Previdência Social), com o texto do Decreto nº 10.410/2020, mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições, pelos seguintes prazos e nas seguintes circunstâncias:
I – sem limite de prazo, o segurado que estiver em gozo de benefício, exceto na hipótese de auxílio-acidente;
II – até doze meses após a cessação de benefício por incapacidade ou das contribuições;
III – até doze meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória;
IV – até doze meses após o livramento, o segurado detido ou recluso;
V – até três meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar; e
VI – até seis meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.
§ 1º O prazo do inciso II será prorrogado para até vinte e quatro meses, se o segurado já tiver pago mais de cento e vinte contribuições mensais sem interrupção que acarrete a perda da qualidade de segurado.
§ 2º O prazo do inciso II ou do § 1º será acrescido de doze meses para o segurado desempregado, desde que comprovada essa situação por registro no órgão próprio do Ministério do Trabalho e Emprego.
§ 3º Durante os prazos deste artigo, o segurado conserva todos os seus direitos perante a previdência social.
§ 4º Aplica-se o disposto no inciso II do caput e no § 1º ao segurado que se desvincular de regime próprio de previdência social.
§ 5º A perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
§ 6º Aplica-se o disposto no § 5º à aposentadoria por idade, desde que o segurado conte com, no mínimo, o número de contribuições mensais exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
Logo, como acabamos de ver, contribuir periodicamente para a previdência social pode garantir que, mesmo em situações extraordinárias, em que as contribuições são interrompidas, a figura de segurado possa ser mantida, nos prazos e condições legais, com direito de acesso às garantias que a previdência oferece mesmo sem contribuir financeiramente para o sistema.
Passamos, portanto, pelos pontos mais relevantes no tocante à manutenção da qualidade de segurado da previdência social para a prova do CNU.
Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre manutenção da qualidade de segurado da previdência social, e esperamos que seja muito útil para a sua preparação e aprovação.
Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados.
Um grande abraço e até mais!
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Foram divulgados nesta segunda-feira, 31, os resultados finais do concurso PB Saúde (Fundação Paraibana de…
Concurso PB Saúde ofereceu 4.338 vagas para diversos cargos e iniciais de até R$ 12…
Concurso Brigada Militar RS 2025 para Soldado terá provas aplicadas em 08 de junho! Foi…
O TCE MA (Tribunal de Contas do Estado do Maranhão) está se preparando para mais…
Para quem pretende se tornar um Papiloscopista no Instituto Geral de Perícias do Rio Grande…
Finalmente está na praça o mais novo edital de concurso da Companhia Nacional de Abastecimento…