Mais uma entrevista exclusiva para o canal do Estratégia Concursos, dessa vez, com o auditor da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (Sefaz MG), Christiano Andreata, que trouxe importantes detalhes sobre o órgão, bem como falou das expetativas do próximo concurso público.
Em relação ao certame, Christiano afirmou que tanto o secretário adjunto como o secretário da receita estadual vêm lutando para conseguir com que o concurso finalmente aconteça. A ideia é fortalecer a instância de arrecadação do órgão, visto que existe um número muito alto de servidores inativos e, também, de pessoas aptas para solicitar aposentadoria.
Entretanto, para que o concurso público ocorra é necessário diversos estudos e uma autorização formal do estado, no sentido de viabilizar a publicação do edital. Inicialmente, a Comissão de Finanças – COFIN realizou uma análise de viabilidade econômica e concordou em legitimar a necessidade de realização do certame.
Inclusive, a própria COFIN entendeu que o número de 317 vagas é viável, no entanto, será necessário uma adequação às regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com o auditor Christiano Andreata, esse é o principal empecilho em relação ao concurso no momento.
“Nós estamos em torno de 50% da receita corrente líquida com gasto de pessoal, sendo que precisaríamos estar em torno de 46% aproximadamente. Portanto, a ideia é superar esse entrave da LRF para conseguir realizar o concurso público.
Inclusive, estive conversando por telefone com o secretário adjunto de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, e o mesmo me falou que existe uma expectativa de superar esse entrave em setembro deste ano. A partir deste momento, com o entrave da LRF superado, o processo referente ao certame será lícito,” afirmou Christiano.
Além disso, conforme opinião de Christiano, caso dê tudo certo no mês de setembro, é possível que o edital seja publicado no início de 2022.
Por fim, Christiano afirmou que, atualmente, existem apenas três carreiras de provimento através de concurso público no órgão, sendo elas: Técnico, Gestor Fazendário que antigamente era o Técnico de Tributos Estaduais e o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual.
Se você chegou até aqui após a entrevista do auditor da Sefaz MG e quer saber mais detalhes sobre o próximo concurso, basta acessar o link abaixo. Preparamos um artigo exclusivo e com TUDO o que você precisa saber sobre o certame. Não deixe de conferir!
Saiba mais: Concurso Sefaz MG
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…