Olá, tudo bem com você? Está estudando para o concurso da SEFAZ-AP? Hoje vamos te ensinar como estudar de maneira eficiente para a SEFAZ-AP e conquistar a sua aprovação!
Você sabia que o concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Amapá está na fase de escolha da banca examinadora?
Isso mesmo, estão selecionando a banca examinadora, ou seja, a qualquer momento pode sair o concurso para a SEFAZ-AP.
Sabemos que você não vai perder essa oportunidade, não é mesmo?
Afinal, o salário inicial é acima de R$ 20.000,00. Um bom salário para começar a sua carreira no setor público, não é mesmo?
Então, você não vai deixar essa oportunidade escapar. No entanto, sabemos que para passar em concurso público não adianta só querer, não é mesmo?
É necessário muito estudo. Afinal de contas, o estudo para concursos públicos é sinônimo de algumas palavrinhas mágicas: foco, disciplina e dedicação.
E, claro, um fator decisivo para a aprovação é um bom planejamento desde já!
Afinal, sabemos que não dá para esperar o edital ser publicado para começar a estudar!
Mas, pode ser que surja aquela dúvida comum no estudo para concursos: “mas se o edital não foi publicado ainda eu estudo com base em qual concurso?”
Primeiramente, você sabia que existem áreas diferentes dos concursos, por exemplo, a SEFAZ-AP faz parte dos concursos da área fiscal. Assim, os concursos dessa área fiscal costumam exigir as mesmas disciplinas. Além disso, o nível e a forma de abordagem na prova costumam ser bem parecidos.
Mas, como falamos sobre a área fiscal, você sabe qual ou quais concursos fazem parte dessa área?
A área fiscal é uma das áreas do mundo dos concursos públicos bastante atrativa, principalmente para os estudantes que almejam um concurso fim de carreira e que possuem outras formações, tendo em vista que vários concursos de remunerações altas exigem a formação em direito para poder concorrer a vaga.
Além do mais, muitos concursos da área jurídica exigem inclusive anos de prática jurídica. Com isso, os concursos para a área fiscal acabam sendo bastante atrativos já que não trazem essas exigências e possuem remunerações tão boas quanto.
Ademais, um dos maiores benefícios de estudar para a área fiscal, é que mesmo em períodos de crises orçamentárias, a necessidade de arrecadação de tributos pelo governo até aumenta. Logo, trata-se de uma área com inúmeras oportunidades, inclusive em épocas de crises econômicas.
Mas você sabe quais funções os concursados dessa área exercem?
Entre as funções exercidas estão:
Por fim, você sabe quais concursos fazem parte dessa área fiscal?
Assim, os concursos que fazem parte da área fiscal são:
Destarte, você está se preparando para o concurso da SEFAZ-AP quando estuda para qualquer um desses concursos, principalmente para os concursos de Auditor Fiscal Estadual, o famoso “ICMS”.
O último concurso realizado pela Secretaria da Fazenda do Amapá foi em 2010, o concurso foi organizado pelo Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE/FGV, tendo sido oferecidas 38 vagas. Sendo 14 vagas para o cargo de Auditor da Receita Estadual e 24 vagas para Fiscal da Receita.
Por sua vez, o concurso foi formado por uma prova objetiva com caráter eliminatório e classificatório e um programa de classificação que possuía caráter eliminatório.
A prova objetiva deste concurso foi formada por 160 questões de múltipla escolha.
Você sabe quais foram os assuntos exigidos no último certame da SEFAZ-AP para o cargo de Auditor Fiscal?
Disciplina | Quantidade de Questões |
Língua Portuguesa | 10 |
Matemática Financeira e Estatística | 10 |
Administração Pública | 10 |
Ética na Administração Pública, Código de Ética do Servidor da Secretaria da Receita Estadual e Educação Fiscal | 10 |
História, Geografia e Economia do Estado do Amapá | 10 |
Economia e Finanças Públicas | 10 |
Direitos Constitucional, Administrativo, Civil e Processual Civil | 20 |
Direito Comercial | 10 |
Direito Tributário e Penal Tributário | 10 |
Legislação Tributária do Estado do Amapá e Processo Administrativo Fiscal | 20 |
Contabilidade e Auditoria | 20 |
Tecnologia da Informação | 20 |
Deste modo, a prova foi composta por 160 questões e por 22 disciplinas, se considerarmos as subdivisões. Sendo que destas 22 disciplinas, 5 delas representam mais de 31% das questões totais da prova, sabe quais são elas?
Assim, percebe-se a importância dessas matérias para a sua prova da SEFAZ-AP, já que isto vai tentar a se repetir no novo certame, uma vez que essas 5 disciplinas são extremamente importantes para os concursos da área fiscal, principalmente se considerarmos os fiscos estaduais.
Como falamos, não dá para esperar o edital ser publicado para iniciar os estudos para a SEFAZ-AP, sabemos que estudar para concurso é um projeto de médio ou longo prazo. Afinal, quem não quer ganhar um salário de R$ 20.000,00 inicial pelo resto da vida?
Iniciar a jornada no serviço público em um cargo extremamente importante para a Administração Pública e com um excelente salário, garantir a sua estabilidade financeira e emocional. Afinal de contas, sabemos que ser aprovado em concurso público é sinônimo de uma melhor qualidade de vida.
Então, vale a pena pagar o preço, mas para garantir que você não vai perder essa oportunidade tem que começar logo os estudos.
No entanto, para começar os estudos de maneira eficiente é essencial elaborar um bom planejamento de estudos.
Assim, através de um bom plano de estudo conseguimos dar um enfoque especial às disciplinas mais exigidas (verificamos que algumas disciplinas tiveram o maior peso que outras, não foi mesmo?). Sendo assim, o planejamento de estudos possibilita verificarmos quais matérias temos mais dificuldade para termos uma maior atenção.
Assim, mesmo que o seu edital da SEFAZ-AP não tenha sido publicado ainda, temos o concurso anterior como uma excelente base para o seu planejamento de estudos. Como falamos, essas matérias “mais importantes” costumam ser mais exigidas em todos os concursos dessa área.
Por exemplo, desde que a matéria de Tecnologia de Informação foi exigida para o concurso do Tribunal de Contas da União em 2015, a maioria dos concursos tanto da área de controle quanto da área fiscal estão exigindo essa matéria.
Tanto para a SEFAZ-AP quando para qualquer outro concurso público que você tenha interesse em fazer, você deve montar seu planejamento de estudos considerando principalmente três fatores:
1 – Importância de uma disciplina para a sua prova;
2 – Dificuldade ou facilidade que você tem naquela disciplina;
3 – Se teve contato anterior ou não com a disciplina.
Como falamos, as disciplinas de legislação tributária, processo administrativo fiscal, contabilidade, auditoria e tecnologia de informação possuem uma maior importância que as demais. Porém, caso você tenha um maior dificuldade em alguma matéria cobrada, você também deve alocar um maior tempo para ela.
Além disso, o primeiro contato com alguma matéria vai te fazer despender um tempo maior. Sendo assim, ao elaborar o seu planejamento de estudo para SEFAZ-AP você deve dividir suas disciplinas com base nesses três fatores.
Além da importância de planejar seu estudo para a SEFAZ-AP, você deve treinar muitas questões de concursos anteriores dessa área. Afinal, só por meio da realização de questões das Bancas Examinadoras você consegue ver o enfoque necessário que deve dar ao assunto.
Além disso, quando você faz questões dos concursos anteriores, você tem um feedback de como se encontra naquele ponto e consegue analisar a necessidade de voltar para o material teórico para reforçar o estudo.
Outrossim, como elencamos acima, temos mais de 10 matérias exigidas no concurso da SEFAZ-AP. Como conseguir fixar bem todas essas matérias?
Treinando questões constantemente. Assim, você estará sempre em contato com assunto, possibilitando uma revisão contínua.
Você sabe quais são as Bancas Examinadoras queridinha dessa área fiscal?
A FGV, o Cebraspe e a FCC!
Além disso, você deve adicionar a realização de simulados no seu planejamento de estudos (por exemplo, pode determinar que fará 1 simulado a cada 15 dias).
Mas quais são as vantagens da realização de simulados?
Assim, para conquistar a sua aprovação na SEFAZ-AP ou em qualquer outro concurso da área, você deve elaborar um planejamento com base nos concursos anteriores (as matérias que elencamos já são um ótimo parâmetro). Além disso, preocupe-se em fazer muitas questões dos concursos anteriores dessa área fiscal e separe um tempo para fazer o simulado.
Espero que você tenha gostado do artigo de hoje!
Bom Estudo!
Elizabeth Menezes
@elizabethmpalves
Quer saber mais um pouco sobre a preparação para os concursos da carreira fiscal?
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o 2º simulado especial TRT PE para os cargos…
Foi publicado agora em dezembro o edital do concurso público do Instituto Chico Mendes de…
O concurso PCDF Administrativo (Polícia Civil do Distrito Federal) oferece 260 vagas imediatas e 480 para…
Após as eleições municipais, novos concursos públicos para Prefeituras devem ser anunciados ou seguem em…
Inscrições encerradas A Prefeitura de Carapicuíba, município do estado de São Paulo, divulgou um novo…