Não é preciso entrar em pânico: se o edital para o concurso público saiu recentemente e você decidiu se inscrever, é hora de se comprometer com os estudos e utilizar de forma inteligente o tempo útil que possui até a seletiva. Estudar após o edital e ter bons resultados é possível, mas é preciso um pouco mais de adaptação. Veja a seguir um passo a passo de boas práticas para ser aprovado!
Você precisará fazer alguns ajustes na sua organização de estudos. Vejamos alguns passos fundamentais:
1) Após fazer a inscrição, veja o tempo de estudo como uma corrida contra o tempo útil que possui. É preciso ter consciência de quantos dias faltam até a prova e dividir este prazo em práticas diárias ou funcionais para que tenha condições de estudar o máximo possível, com qualidade, em menos tempo. Defina o seu tempo disponível até o prazo final.
2) Analise cuidadosamente todo o edital. Veja com mais cuidado as disciplinas e assuntos que irão cair. Terão temas que você tem mais domínio e outros nem tanto. Tendo consciência disso, crie uma estratégia de estudo que funcione para você. Você pode ainda contar com o apoio de um Coach especialista (veja os contatos abaixo). Crie um plano de estudo assertivo (veja mais neste link), utilizando uma metodologia com a qual se identifique.
3) Busque provas antigas desta mesma seletiva e aprenda mais sobre a banca organizadora.
4) Tente não negligenciar nenhum assunto. O que puder estudar, estude. Mas esteja atento aos pesos de cada disciplina e pontuações. Se você domina determinados assuntos, apenas revise (se não for possível estudá-los à fundo). Dê foco às disciplina que valem mais na prova e possuam pontuação alta. Também dê prioridade às suas dificuldade.
5) Tenha em mãos todo o material que irá precisar.
6) O tempo não é uma desculpa. Acorde mais cedo, estude até mais tarde, mas faça!
7) Utilize materiais diversificados em suas horas definidas para estudo: simulados, resumos, mapas mentais, vídeos, etc. Aqui na minha coluna do blog do Estratégia tem muitas dicas que podem ajudar.
No vídeo abaixo você confere outras dicas sobre como estudar após o edital.
Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!
EMAIL: coach.thiagocabral@gmail.com
YOUTUBE: Coach Thiago Cabral
FACEBOOK: /coach.thiagocabral
INSTAGRAM: @coach.thiagocabral/
Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)
Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?
Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital
Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões
Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público
Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público
Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos
Gostou das dicas sobre estudar após o edital? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…