Olá pessoal!
Hoje venho trazer um assunto um pouco polêmico. Saber o que NÃO estudar.
Sempre que nos deparamos com um novo concurso, imaginamos que os
aprovados serão aqueles que conseguiram estudar todos os itens do edital com o
máximo de profundidade possível. Isto nem sempre é verdade.
O estudante de longo prazo e voltado para um concurso específico,
normalmente, ao sair o edital, foca somente nos assuntos novos, e encaminha uma
revisão dos demais assuntos em paralelo. O estudante de médio e curto prazo,
por outro lado, tende a achar que a única forma de brigar pelas vagas é estudar
desesperadamente todo o edital nos 45 ou 60 dias de estudos após o lançamento
do mesmo. Mas esta linha de ação talvez não seja a mais eficaz.
Não estou aqui para pregar que é possível o estudante do curto/médio
prazo igualar-se ao do longo prazo. É natural que quanto maior o tempo e a qualidade
do estudo, mais eficiente ele será. Mas existem alguns macetes que podem
colaborar para que o concurseiro de explosão alcance um patamar competitivo
em um menor prazo.
Vou dar um exemplo na TI, que é o meu ramo. O PMBOK, que versa sobre Gerência
de Projetos, é um assunto que costumeiramente é cobrado em concursos de TI. Quando
enfatizado, cobram-se cinco ou seis questões. Quando não, uma ou duas.
O interessante do PMBOK é que em um dia de estudo é possível estudar uma
série de conceitos fundamentais. Já para entrar no detalhe, e buscar 100% de
conhecimento neste conteúdo, são necessários outros demais dias de estudo, para
incorrer em um decoreba alucinante. Quarenta e dois processos, cada um com
sua descrição, características, entradas, saídas, ferramentas e técnicas.
Agora, cabe uma análise: se em prováveis seis questões de PMBOK, quatro
abordarem conceitos básicos e duas abordarem estes detalhes técnicos, valerá a
pena estudar TODO o PMBOK? Esta resposta, naturamente, dependerá do seu nível
de estudo.
Se eu já conheço bem o PMBOK e possuo alto nível de conhecimento em todo
o edital, talvez valha a pena o aprofundamento. Entretanto, se eu tenho várias
outras matérias a estudar, e se o meu tempo disponível para estudo não me permitir,
eu precisarei descartar o estudo mais aprofundado naquele tópico.
Provavelmente não seja uma grande novidade o que eu estou dizendo. O
segredo desta dica, contudo, reside na sua capacidade de analisar o edital e
visualizar o mais importante em cada conteúdo. Algo do tipo: Para o assunto X,
eu domino 80% do conteúdo cobrado no concurso estudando os itens a,b e
c. Já os itens d, e, f, g e h eu estudarei apenas se o tempo me permitir, pois
apenas 20% do conteúdo cobrado abordará isso. Fazer isto talvez seja um pouco
mais complicado, mas pode recompensar, especialmente se o concurso em pauta
possuir muitas vagas (como este da Receita, que oferece 50 vagas para TI).
Enfim, espero que você tenha captado um pouco do meu algoritmo de otimização
de estudos. Entretanto, perceba que a otimização é dentro de um tópico
do edital! Se você chegou ao ponto de cortar tópicos do edital para otimizar o
estudo, talvez sua preparação realmente esteja aquém do ideal.
Tenha uma boa semana!
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