Olá, pessoal! Tudo bem? Com a proximidade da prova para o cargo de Oficial da PM-PB, o artigo de hoje será dedicado à revisão de Conhecimentos de Administração para a PM-PB! Buscaremos identificar e trabalhar os temas mais “quentes” para a sua prova, considerando o histórico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca responsável pelo concurso.
Não será nosso foco, neste artigo, falar sobre vagas, remuneração e etapas do concurso. Para isso, acesse a página do concurso PM-PB aqui no Estratégia Concursos.
Não deixe de acessar, também, o edital do concurso, para conhecer todas as informações necessárias.
O edital do concurso da PM-PB nos trouxe a parte de Conhecimentos de Administração contendo quatro disciplinas no seu bojo:
Serão vinte questões para o bloco de conhecimentos de administração. Entretanto, o edital não especifica quantas para cada disciplina integrante do bloco. Naturalmente, esperamos que sejam cobradas cinco para cada disciplina, totalizando as vinte questões mencionadas anteriormente. Porém, não podemos ter esta certeza.
A prova objetiva do concurso de Oficial da PM-PB será composta de oitenta questões. Considerando as vinte questões de Conhecimentos de Administração, concluímos que o bloco em análise representará 25% da nota total da prova, ou seja, um percentual considerável. Portanto, o candidato que deseja, de fato, ingressar na Polícia Militar do Estado da Paraíba não pode negligenciar, de forma alguma, as disciplinas integrantes do bloco de Conhecimentos de Administração.
Veja, em forma de gráfico, o percentual de cada bloco de disciplinas na composição da nota final da prova de Oficial da PM-PB:
Além do exposto, a nota obtida em Conhecimentos de Administração será o segundo critério de desempate no certame (o primeiro critério de desempate será a nota obtida em Conhecimentos Jurídicos). Isso reforça, de forma inequívoca, a importância do assunto para a aprovação do candidato.
Nos próximos tópicos da nossa revisão de Conhecimentos de Administração para a PM-PB abordaremos assuntos de cobrança corriqueira por parte da FGV, e que, por isso, possuem grandes chances de surgirem na prova de Oficial da PM-PB.
Falaremos, neste tópico da presente nossa revisão de Conhecimentos de Administração para a PM-PB, sobre Noções de Teoria Geral da Administração. O candidato que já estuda Administração há algum tempo sabe que este tópico é fundamental para a compreensão de toda a disciplina.
Dentro do presente tema, a Abordagem Clássica da Administração é a campeã de cobrança por parte da FGV. Outras duas Teorias exploradas com grande frequência pela banca são a Escola das Relações Humanas e a Abordagem Contingencial.
É importante o candidato ter a noção de que a Abordagem Clássica é composta da Administração Científica e da Teoria Clássica. Para fazer uma boa prova, é necessário conhecer as contribuições de cada uma. Conheça, também, o conceito de homo economicus, fundamental para a Abordagem Clássica.
Vejamos como o assunto já foi explorado anteriormente:
Prefeitura de Salvador (2017):
Com relação à escola clássica de administração, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O conceito de divisão do trabalho foi postulado para aumentar a eficiência pela especialização.
Afirmativa verdadeira. Um dos 14 princípios da Administração pensados por Fayol e, também, legado da obra de Taylor, a divisão do trabalho pregava que o funcionário, ao ser especialista em determinada tarefa, aumentaria sua produtividade e a eficiência da organização.
( ) As funções administrativas da empresa coordenam e sincronizam as suas demais funções essenciais.
Afirmativa verdadeira. Para Fayol, a empresa trabalhava em cima de seis funções básicas:
A função administrativa é responsável por integrar e coordenar as demais funções
( ) Cadeia escalar é um dos princípios que gera ganhos de economia por sua produção programada.
Afirmativa falsa. O princípio da cadeia escalar é conhecido como a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo na organização.
Avançando com a nossa revisão de Conhecimentos de Administração para a PM-PB, mais precisamente na parte de Gestão de Pessoas, o tema deste tópico será Motivação.
Neste tema, é importante conhecer as teorias de motivação, e sua divisão em teorias de processo e teorias de conteúdo. As teorias campeãs de cobrança pela banca são a hierarquia das necessidades, de Maslow; e a teoria dos dois fatores, ou bifatorial, de Herzberg.
Veja como esta última foi abordada em prova recente:
IMBEL (2021)
“Considere os fatores a seguir, relacionados às teorias motivacionais.
Com base na Teoria de Herzberg, assinale a opção que apresenta fatores higiênicos.
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II, III.”
O gabarito é a alternativa E. Primeiramente, devemos saber que a teoria dos dois fatores tem este nome pois é calcada nos fatores motivacionais, que, quando presentes, geram motivação ao trabalhador; e os fatores higiênicos, que, quando presentes não motivam, apenas previnem a insatisfação.
A pegadinha mais clássica nas provas de concurso é apresentar o salário como fator motivacional. Para Herzberg, um bom salário não motiva, apenas previne a insatisfação, sendo, portanto, fator higiênico. Além do salário, segurança e relacionamentos interpessoais também são classificados como fatores higiênicos.
“Mas Paulo, quais seriam, então, os fatores motivacionais?”. Para Herzberg, são exemplos de fatores motivacionais os relacionados ao reconhecimento e realização, conteúdo do cargo, incremento de atribuições e responsabilidades, e possibilidades de desenvolvimento.
É importante frisar, também, que os fatores motivacionais, quando ausentes, não geram desmotivação, apenas não motivam. Já os fatores higiênicos, quando ausentes, geram insatisfação.
Para mais detalhes, acesse o nosso resumo sobre as teorias de motivação mais cobradas em concursos.
Seguindo com a nossa revisão de Conhecimentos de Administração para a PM-PB, este tópico será dedicado à temática da Avaliação de Desempenho. Trata-se de tópico de vital importância para qualquer prova que cobre Gestão de Pessoas.
Para fazer uma boa prova, o candidato deve conhecer os tipos de avaliação de desempenho com suas vantagens e desvantagens. As bancas de concurso, incluindo a FGV, costumam explorar bastante a avaliação 360º. Além disso, os candidatos devem conhecer os erros que podem ocorrer no processo de avaliação de desempenho.
Veja como a banca já cobrou o assunto:
DPE-RJ (2019)
“O diretor de recursos humanos de um órgão público de grande porte está considerando a implantação da avaliação de desempenho 360 graus, em substituição à avaliação por comissão de avaliação, atualmente adotada no órgão. O diretor considera que a avaliação 360 graus permite uma perspectiva mais ampla do desempenho do avaliado.
No entanto, o método apresenta, entre suas desvantagens:
A) propensão ao efeito halo; não favorecer o planejamento de ações para melhoria do desempenho;
B) categorização dos avaliados por curva normal; complexidade de operacionalização;
C) propensão ao efeito de tendência central; sobrecarga de informação;
D) pouca participação do avaliado; propensão ao efeito halo;
E) complexidade de operacionalização; poder gerar informações conflitivas.”
O gabarito é a alternativa E. A avaliação 360º é uma avaliação feita por todos os que têm contato com o avaliado, incluindo superiores, subordinados, colegas, o próprio avaliado, clientes e até mesmo fornecedores. Tem por vantagens ser muito mais completo nos feedbacks e reduzir a subjetividade. Já como desvantagens, citamos a complexidade de implantação e o tempo despendido, além da possibilidade de se obter resultados conflitantes, ao se considerar dois avaliadores diferentes.
Chegando ao último tópico desta revisão de Conhecimentos de Administração para a PM-PB, falaremos sobre gestão de operações e logística.
Dentre os temas trazidos pelo edital nesta disciplina, os mais cobrados pela banca são “Logística” e “Gestão de estoques e materiais”.
Perceba como o assunto já foi explorado pela banca:
IBGE (2016)
“O estoque de segurança é fundamental para muitas organizações no sistema de controle por quantidades fixas. É importante, seja em função do seu custo ou de sua criticidade operacional. Trata-se de uma quantidade:
A) variável pela ação da demanda, sendo constituída, em seu nível mais elevado;
B) teórica, que serve como indicador para avaliar quantidades em estoque;
C) máxima admissível em estoque, tanto em termos físicos como potenciais;
D) predeterminada de material que evite ou reduza os efeitos da variação da demanda ou do tempo de ressuprimento;
E) necessária para atender à demanda correspondente à quantidade de ressuprimento.”
O gabarito é a alternativa D. Conforme Fenili, “o estoque mínimo ou de segurança é uma quantidade de itens de material que é mantida a fim de prover a continuidade do abastecimento quando ocorrem situações imprevisíveis”.
Dito de outra forma, o estoque de segurança deve absorver variação da demanda, quando esta apresenta alguns picos inesperados, bem como permitir que a empresa aguarde o tempo de ressuprimento por parte do fornecedor, sem interromper suas vendas por falta de produtos.
Finalizamos a nossa ao fim da nossa revisão de Conhecimentos de Administração para a PM-PB. Buscamos identificar e atacar principais temas deste bloco de disciplinas para a sua prova de Oficial da PM-PB
Lembre-se de que os nossos resumos devem atuar em conjunto com o material teórico do Estratégia Concursos e com a resolução de muitas questões sobre os temas apresentados.
O nosso desejo é que este resumo seja peça importante no planejamento dos seus estudos e das suas revisões, e que o ajude a conseguir a sonhada tão aprovação no concurso!
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
Referências:
FENILI, Renato Ribeiro. Gestão de materiais / Renato Ribeiro Felini. – Brasília : ENAP / DDG, 2013. 115 p
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