Olá, tudo bem com você? Está estudando para o concurso da Sefaz Bahia? Vamos dar 10 dicas para você afiar o machado na preparação para a reta final deste concurso!

Reta Final para a Sefaz Bahia

Não sei se você ficou sabendo, mas foi publicado o Edital do concurso da Secretaria da Fazenda da Bahia. São 49 vagas para o cargo de Agente de Tributos!

https://www.sefaz.ba.gov.br/

Mas fique ligado, a inscrição para esse concurso é só até o dia 05 de abril, já as provas vão ser realizadas dia 05 de junho.

Um pouco mais de dois meses para a prova. E agora?

Agora é o momento de dar aquele sprint final para a prova!

Você se preparou na Reta Final para algum concurso?

Se não, não se preocupe, hoje vamos dar 10 dicas para você conseguir potencializar seu estudo nesses últimos meses antes da prova, vamos falar todos os segredos para você conseguir uns pontinhos extras na sua prova e garantir a sua aprovação.

Afinal, um salário inicial de até R$ 13.111,66 em um cargo muito importante vale a pena o esforço, não é mesmo?

Um excelente salário inicial para começar a sua jornada no serviço público exige uma excelente Reta Final, concorda?

Então, vamos começar as 10 dicas para a sua Reta Final para o concurso da Sefaz Bahia.

1° Dica da Reta Final para a Sefaz Bahia: Defina quantas horas você terá de estudo até o dia da prova

Como falamos, são dois meses até a sua prova, não ache que é muito tempo, esses dois meses vão passar voando. Por isso, é importante você verificar quanto tempo disponível de estudo você terá até a data da prova.

Por exemplo, caso você estude 4 horas por dia de segunda a sábado, se considerarmos que ainda tem uns 2 meses até a prova (em média, um pouco mais de 48 dias de estudo até o dia da prova), daria umas 192 horas (48 dias x 4 horas por dia) de estudo até o dia da sua prova, em média.

Então, já determine quantas horas líquidas você terá para se dedicar aos estudos até o dia da sua prova.

2° Dica da Reta Final para a Sefaz Bahia: Levante todas as disciplinas que irão cair na sua prova

O segundo passo para a Reta Final é você levantar as disciplinas que irão cair na sua prova.

Você já analisou bem o seu edital?

Se não, é bom você fazer isso. Afinal, o edital é a regra do jogo!

Por exemplo, se considerarmos a especialidade – Administração Tributária, temos:

-> Conhecimentos Gerais (Peso 2) – para todas as áreas de atuação:

  • Português,
  • Constitucional,
  • Administrativo,
  • Tributário,
  • Contabilidade Geral,
  • Estatística,
  • Noções de Igualdade Racial.

-> Já a parte de Conhecimentos Específicos (Peso 3), temos:

  • Legislação Tributária do Estado da Bahia,
  • Informática,
  • Matemática/ Lógica.

Essas são as disciplinas exigidas para a área de atuação de Administração Tributária que você precisa alocar no seu tempo disponível para estudo.

3° Dica: Verifique quais disciplinas vão ter um maior peso na sua prova

Você já verificou quantas horas você vai ter disponível de estudo até a prova, já verificou quais disciplinas irão ser exigidas na sua prova, mas e agora?

Será que tem alguma disciplina com uma maior importância na sua prova?

SIM! Com certeza! Sabe qual é?

Para a área de Administração Tributária é a Legislação Tributária do Estado da Bahia, só essa disciplina totaliza 75 pontos dos 105 pontos máximos da prova de conhecimentos específicos. Isto é, apenas essa disciplina totaliza mais de 71% da prova de conhecimentos específicos.

Para a área de Tecnologia da Informação é a disciplina de Informática, só essa disciplina totaliza 60 pontos dos 105 pontos máximos da prova de conhecimentos específicos. Isto é, apenas essa disciplina totaliza mais de 57% da prova de conhecimentos específicos.

Por fim, para a área de Administração e Finanças são as disciplinas: Administração, Economia e Finanças Públicas e Contabilidade aplicada ao Setor Público, só essas duas disciplinas totalizam 75 pontos dos 105 pontos máximos da prova de conhecimentos específicos. Ou seja, apenas essas duas disciplinas totalizam mais de 71% da prova de conhecimentos específicos.

Além dessas disciplinas, analisando o edital você vai perceber que algumas disciplinas têm mais importância que outras, essas disciplinas mais importantes você deve alocar com mais intensidade no seu planejamento de estudo da Reta Final.

4° Dica da Reta Final para a Sefaz Bahia: Aloque as disciplinas no seu cronograma de acordo com o peso e com a sua dificuldade

 Depois que você definiu quais disciplinas possuem maior peso para sua prova, monte seu cronograma de acordo com essas prioridades. Primeiro coloque as disciplinas que possuem maior peso, desse modo, você vai potencializar seu tempo disponível para estudo.

Além disso, você deve verificar quais disciplinas você tem mais dificuldade, quais disciplinas você ainda não está familiarizado e inserir elas mais vezes no seu cronograma.

Mas claro, quanto mais for chegando próximo a sua prova, principalmente no último mês antes da prova, foque bem nas disciplinas com maior peso que listamos na 3° Dica.

5° Dica da Reta Final para a Sefaz Bahia: Leitura da Lei Seca

Sabemos que é um saco ler a Lei Seca, não é mesmo?

Mas na Reta Final não tem para onde fugir!

Levante as Leis Secas que são mais importantes para sua prova. Por exemplo, caso você vá fazer a área de Administração Tributária é importante você associar a leitura do PDF de Legislação Tributária com a leitura da Lei Seca.

As Bancas costumam cobrar a letra da Lei em várias questões, principalmente quando trata-se de matéria específica de Legislação, o que é o caso de Legislação Tributária.

Então, é muito importante você determinar momentos do seu estudo para fazer a leitura da Lei Seca.

6° Dica da Reta Final para a Sefaz Bahia: Faça Revisões

Fazer revisões é tão importante, ou até mais, que conhecer os novos assuntos para a prova. É importante revisar cada assunto para não se esquecer no dia da prova. Quando você não estimula o cérebro através das revisões, é normal que aquilo que você estudou seja esquecido.

Não ache que revisar é perda de tempo, pelo contrário, através da revisão você consegue fixar o conteúdo na sua memória para utilizá-lo no dia da prova.

7° Dica da Reta Final para a Sefaz Bahia: Faça muita questões da banca examinadora

Poderíamos listar infinitas razões para você resolver questões da Banca Examinadora na Reta Final do seu concurso público, mas vamos listar as principais:

  • Saber o que a Banca pensa sobre aquele assunto: Resolvendo questões da Banca, você entende o que ela pensa a respeito daquele assunto, verifica como ela costuma exigir aquele ponto, o nível de detalhamento que ela quer que você saiba, além de determinar quais conteúdos são mais importantes.
  • Direcionar os estudos teóricos: Quanto mais questões você resolve, mais você fica por dentro do que é mais importante para a prova. Destarte, você consegue perceber com clareza o que é mais exigido pela Banca no seu concurso.
  • Memorizar o conteúdo: As questões ajudam a memorizar melhor o conteúdo. Além disso, resolver questões é uma excelente forma de revisar o conteúdo exigido pela Banca Examinadora.
  • Monitorar o desempenho: Quando resolvemos questões conseguimos monitorar nosso desempenho, verificamos se estamos avançando em determinado assunto, além de verificar se precisamos estudar mais atentamente algum ponto específico.
  • Monitorar o tempo: Fazer questões te ajuda a ter a experiência da prova. Com essa experiência você pode monitorar o tempo que está levando para fazer as questões.

8° Dica da Reta Final para a Sefaz Bahia: Faça simulados

Quando você resolve questões, você já consegue ter uma ideia de como é o dia da prova, além de ter uma ideia do tempo que você está levando para cada questão.

Mas, isso é suficiente para a prova?

Não, mesmo assim é necessário fazer simulados!

Simulado é o que mais se aproxima de fato de uma simulação do dia da sua prova. Fazendo simulados antes da prova, você consegue verificar que estratégia você pode manter no dia da prova e o que é melhor você alterar.

Ademais, você pode verificar que não é uma boa estratégia fazer as questões em ordem, por exemplo, durante o simulado você verificou que se você começasse a prova por Português você perderia muito tempo nessa disciplina, já que você iria querer analisar minuciosamente cada questão, além de já ficar cansado para as disciplinas seguintes.

A melhor forma de realizar um simulado é de fato simular o dia da prova, sabe como você pode fazer isso?

Você pode fazer isso imprimindo a prova (como a que você vai receber de fato no dia), indo para um local diferente do habitual para resolver a prova, guardando o celular e cronometrando o tempo que você vai levar para responder às questões.

9° Dica da Reta Final para a Sefaz Bahia: Dia anterior a prova

O que você vai fazer no dia que antecede a sua prova é muito pessoal, mas tem algumas coisas que são unânimes. Se você fica mais tranquilo quando dá uma estudada no dia anterior a prova, tente não ficar exausto, afinal o dia da sua prova já vai ser bem cansativo.

Se você quer estudar no dia anterior, faça a opção por resumos ou assistir uma revisão de véspera do Estratégia. Isso vai ser mais que o suficiente para você ficar com os principais assuntos frescos na sua memória e garantir uns pontinhos a mais na prova.

10° Dica da Reta Final para a Sefaz Bahia: Dia da prova

E por fim, o dia da prova!

E agora?

Primeiramente, calma!

Acorde tranquilamente, faça refeições leves e vá para o seu local de prova, de preferência saia com antecedência, em muitos locais de prova fica muito trânsito próximo, não dá para perder a prova porque chegou atrasado, não é mesmo?

Guarde um tempo no final da prova para passar o gabarito para a folha de respostas, esse é um momento em que é necessário muita calma. Afinal, não dá para perder uns pontinhos porque marcou errado no gabarito.

Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@elizabethmpalves

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Elizabeth Menezes de Pinho Alves

Bacharel em Administração pela UFPE, bacharelanda em Direito, pós-graduada em Direito Administrativo e Constitucional. Começou em 2014 os estudos para concursos apenas para a área fiscal, por influência de amigos e familiares que trabalhavam na área. Então, em 2017, com a abertura do concurso do Tribunal de Contas de Pernambuco, decidiu mudar o foco e aproveitar as oportunidades da área de controle, o que se mostrou uma excelente e acertada decisão. Atualmente exerce o cargo de Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tendo também sido aprovada em: 5° lugar para Auditor Fiscal de Garanhus - PE (2015), Auditor Fiscal de Goiânia - GO (2016), Auditor Fiscal do Maranhão (2016), Analista de Gestão do TCE-PE (2017) e Auditor de Contas Públicas do TCE-PB (2018). Além disso, foi aprovada e nomeada em concursos de Auditor Fiscal Estadual, Municipal e da área de Controle.

Posts recentes

Concurso Ministério da Justiça: veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…

46 minutos atrás

Concurso MinC: são 50 vagas; veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…

49 minutos atrás

Concurso MDIC: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…

53 minutos atrás

Concurso Antaq: confira o novo cronograma; 30 vagas

Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…

55 minutos atrás

Concurso ANEEL: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…

1 hora atrás

Concurso ANS: 35 vagas; confira novo cronograma!

O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…

1 hora atrás