É normal que nossos resumos para concursos fiquem imensos! Sem dúvidas, resumos são muito eficazes para que possamos otimizar nosso tempo de revisão. O problema é que, muitas vezes, perdemos um tempo enorme para fazer bons resumos. Seria interessante então se conseguimos também otimizar o processo de construção de resumos.
No vídeo abaixo, eu falo sobre os 2 métodos através dos quais nosso cérebro memoriza informações.
O primeiro método é conhecido por todos!
O foco do vídeo, portanto, é falar bastante sobre o segundo método: o motivo da sua relevância e também sobre a sua aplicação na construção dos resumos, sejam eles resumos escritos, mapas mentais, em áudio etc.
Ah! E antes de assistir ao vídeo, já clique aqui para se inscrever no meu Canal do YouTube e receber, em primeira mão, meus vídeos sobre Técnicas de Estudo.
Segue o vídeo:
Neste caso, vou recomendar a leitura dos artigos abaixo. Neles, eu falo sobre a técnica das Marcações Preliminares (as MPs para os mais íntimos! rs):
Elas servem como base para qualquer formato de resumo: escrito, em áudio, próprio material grifado, mapas mentais etc. A ideia é fazer uma seleção das informações que podem ser mais relevantes antes de, efetivamente, entrar na tarefa de construir o material de resumo.
Mas se, mesmo com a técnica das MPs, você ainda estiver fazendo um resumo escrito muito demorado, aí vou recomendar a técnica abaixo:
Esse segundo formato de resumos me ajudou muito mesmo a poupar tempo durante a minha preparação! Mas, caso queira tentar ainda uma alternativa bem diferente aos resumos tradicionais, eu recomendo os Resumos em Áudio. No link abaixo, eu explico passo a passo como fazer esses resumos em áudio. Confira aí:
Pessoal, sabemos que uma das maiores dificuldades do concurseiro é, durante o estudo da teoria, saber discernir o que é importante e o que não é!
Como saber o que grifar?
Como saber o que já caiu em provas anteriores?
Será que o assunto X é mais importante do que o assunto Y?
Como o Estratégia é feito por professores já aprovados em concursos, sabemos exatamente as dificuldades dos concurseiros. Baseado nisso, temos uma equipe de analistas responsáveis por identificar o que cai mais em cada concurso, em cada matéria e em cada assunto.
Feito um levantamento estatístico sobre a relevância de cada assunto, a equipe de analistas então elabora relatórios com apontamentos sobre o que é mais importante e o que não é.
Além dos apontamentos, os analistas comentam questões de provas que são fundamentais para entender a cabeça do examinador e, de forma mais otimizada, fazer com que o aluno entenda não só o que cai em prova, mas também como cai em prova a abordagem dos assuntos do edital.
O nome do projeto é Passo Estratégico! E já estamos produzindo relatórios do Passo Estratégico para diversos concursos.
No link abaixo, você pode conferir se já temos Passo Estratégico para o seu concurso. Se tiver, baixe a “aula 00” gratuitamente de alguma disciplina para ver como os relatórios são construídos.
http://bit.ly/PassoEstrategicoLista
Espero que o Passo Estratégico ajude bastante na otimização do seu estudo!
Bônus
Dica rápida sobre revisão VS resumos.
Passe o mouse na imagem abaixo e clique no botão branco de “play” que vai aparecer):
Caso você não me conheça, eu me chamo Luis Eduardo.
Sou coach aqui no Estratégia, analista do Passo Estratégico e Auditor Fiscal do Estado de São Paulo.
(Saiba o que é Passo Estratégico para a Receita Federal clicando aqui.)
Bons estudos e grande abraço!
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…