Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o Resumo sobre Teste de Hipóteses para ISS-BH.
Os assuntos que serão tratados:
Assim, vamos lá.
Vamos iniciar o Resumo sobre Teste de Hipóteses para ISS-BH pelos Conceitos Fundamentais.
Inicialmente considera-se a hipótese nula como verdadeira e se construí um intervalo de confiança em torno do parâmetro.
O intervalo de confiança representa os limites para rejeitar ou aceitar a hipótese. Vejamos graficamente:
Do gráfico podemos entender que:
É válido lembrar que o teste de hipótese pode ser bilateral, unilateral à esquerda e unilateral à direita.
Numa situação das medidas de uma peça para uma máquina, por exemplo, faz sentido imaginar que o teste seja bilateral (a peça não pode ser nem menor e nem maior que determinado limite).
Agora imagine que você esteja comprando matéria-prima, o que vai importar é o Teste unilateral à esquerda, pois você não quer receber menos que o limite, mas se tiver a mais não tem problema, não é mesmo?
Dando continuidade ao Resumo sobre Teste de Hipóteses para ISS-BH, vamos adentrar nos Tipos de Erro.
Importante saber que os erros do tipo I e II não guardam relação direta, ou seja, os erros não são complementares (α + β ≠ 1)
Vamos sumarizar por meio de uma tabela
Agora vamos adentrar no principal Teste de Hipótese, o teste para média.
Para isso é necessário fazer algumas perguntas “para o exercício”.
Se sim, temos que:
(Média amostral – média populacional) / (desvio padrão populacional / raiz da amostra)
Exemplo: (IBFC/2020 – EBSERH) Uma empresa que produz parafusos verificou que a espessura dos parafusos que produz segue uma distribuição aproximadamente normal com média de 4,82 cm e variância de 16 cm 2. Após a queda de energia num certo período, deseja-se verificar se houve alteração na espessura dos parafusos produzidos. Se numa amostra de 16 parafusos verificou-se que a espessura média dos parafusos acusou média de 4,5 cm, assinale a alternativa que apresenta o valor da estatística teste padrão.
Z = 4,5 – 4,82 / (4 / (raiz 16)
Z = -0,32 / (4/4)
Z = -0,32
Se não, devemos fazer outra pergunta.
Se sim, utilizaremos a fórmula vista anteriormente, entretanto já que não temos o desvio padrão populacional, utilizaremos o amostral (s).
Agora se a resposta for não, utilizaremos o t de Student:
Para consultar na tabela t de Student, devemos utilizar o número de graus de liberdade.
Graus de liberdade: n -1
É válido ver por meio de um exemplo como resolveremos esse tipo de exercício.
Exemplo: (VUNESP/2021 – CA CFO-QC) Uma variável aleatória X apresenta uma população normalmente distribuída e variância desconhecida. Deseja-se testar se a média μ dessa população difere de 20, a um nível de significância α, utilizando a distribuição t de Student. Para isto, extraiu-se uma amostra aleatória, com reposição, da população de tamanho 16, obtendo-se uma média amostral igual a 19,1 e variância 2,25.
Considerando as hipóteses H0: μ=20 (hipótese nula) e H1: μ≠20 (hipótese alternativa), a conclusão é que H0
Vamos iniciar pela fórmula
t = (19,1 – 20) / raiz 2,25 / raiz 16
t = -0,9 / (1,5 / 4)
t = – 2,4
Lembrando que temos como grau de liberdade (G.L)
G.L: 16 – 1
G.L: 15
Consultando a tabela e comparando com o t de Student
Os testes de hipóteses para proporções são aplicáveis para populações que seguem distribuições de Bernoulli (sucesso ou fracasso) dada uma proporção p desconhecida.
Vamos entender por meio de um exemplo.
Exemplo: (FCC/2012 – ISS SP) Se Z tem distribuição normal padrão, então:
P(Z < 0,84) = 0,80, P(Z < 1,5) = 0,933, P(Z < 1,96) = 0,975, P(Z < 2,5) = 0,994.
Testes realizados pela indústria Cookwell indicam que seu forno de microondas tem probabilidade 0,1 de apresentar a 1a falha antes de 1000 horas de uso. Um novo método de produção está sendo implantado e os técnicos garantem que a probabilidade acima deve diminuir. Com o objetivo de verificar esta afirmação, tomou-se uma amostra de 144 aparelhos e os resultados indicaram 9 com a 1a falha antes de 1000 horas de uso. O valor do nível descritivo do teste, calculado através da proporção amostral, supondo que a mesma tem distribuição aproximadamente normal e não considerando qualquer correção de continuidade, é,
Desvio padrão da proporção amostral pode ser encontrada:
DP = raiz [(0,1 x 0,9) / 144]
DP = 1/40
Sendo a proporção amostral 6,25% (9/144) e a proporção populacional 10%
Z = 6,25 – 10 / (1/40)
Z = -1,5
Do dado do exercício Z = 0,933
Logo,
X = 1 – 0,933
X = 6,7%
O p-valor (probabilidade de significância) é outra forma de avaliar o resultado do teste de hipóteses.
Trata-se da probabilidade de obter um valor igual ao observado ou mais externo.
Assim, podemos comparar o p-valor com o nível de significância
E como encontramos numericamente o p-valor? Basta utilizar a fórmula.
E em sequência consultar em uma tabela de probabilidade ou dado do exercício.
Exemplo: Verificar se há rejeição no teste de hipótese unilateral a esquerda para uma média amostral de 1,85 média populacional de 5 e desvio padrão de 0,1, tendo como nível de significância 5%
Utilizemos a fórmula
Z = (1,85 – 2) / 0,1
Z = -1,5
Vamos consultar na tabela P (0 < Z < z):
Por simetria -1,5 = 0,4332
Ou seja, 43,32% de probabilidade do valor estar de 0 até o p-valor.
Como só nos interessa verificar a rejeição a esquerda, assim temos que
= 50% – 43,32%
= 6,68%
Assim, nosso p-valor é de 6,68%, ou seja, maior que o nível de significância, não rejeitaremos a hipótese.
Pessoal, chegamos ao final dos Resumo sobre Teste de Hipóteses para ISS-BH. Espero que tenham gostado.
Obviamente trata-se de um resumo apenas com os pontos principais da matéria, as aulas são bem aprofundadas em exemplos e exercícios além de assuntos que também são importantes como a testes de hipóteses para a variância, Teste qui-quadrado e testes não paramétricos (Kappa, Wilcoxon e Mann-Whitney), assim não deixe de acompanhar as aulas para o aprofundamento necessário.
A estatística, como as matérias de exatas no geral, só se aprende de fato por meio de muito exercícios, logo deixe de praticar.
Sistema de Questões (SQ) – Estratégia Concursos
Gostou do artigo? Não deixe de seguir
https://www.instagram.com/resumospassarin/
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Até mais e bons estudos!
Sob organização da FGV, novo concurso TCE PE ofertará 44 vagas para Auditor, Analista e…
Novo concurso TCE PE terá oportunidades para Auditor, Analista de Controle Externo, Analista de Gestão…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Confira neste artigo as regiões e os municípios do concurso PM PR O concurso PM…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira, 23 de…
Cebraspe é a banca do concurso PF 2025; edital previsto para 20 de maio e…