No artigo de hoje vamos fazer um Resumo de Processo Decisório para o TRF 2.
Como você já deve ter visto, foi publicado o novo edital de concurso público do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Inclusive, o TRF 2 abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Além do mais, esse certame está oferecendo vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário. Convém ressaltar que tais cargos são de Nível Superior de escolaridade, com salário inicial de até R$ R$ 13.994,78.
Além disso, um dos assuntos exigidos na sua prova é o Processo Decisório. Pensando nisso, hoje vamos tratar desse tópico elencado no seu edital.
Primeiramente, é importante ressaltar que o processo de tomar decisões está intrinsecamente ligado a todas as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Sendo um processo inseparável de todas essas funções.
Ademais, a decisão é uma escolha entre várias possibilidades, alternativas ou opções de cursos de ação disponíveis. Isto posto, as decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades.
Assim sendo, “Tomar decisões é identificar e selecionar o curso de ação mais adequado para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade” .
Ademais, ao escolher uma alternativa, o gestor deve considerar o “custo de oportunidade” daquela decisão.
O Custo de Oportunidade é uma maneira de “mensurar o custo” de determinada escolha. Nesse sentido, o Custo de Oportunidade busca indicar o “valor que se perdeu” ou que “deixou de ganhar” devido a ter optado por uma alternativa ao invés de outra.
Por sua vez, quanto aos elementos do processo decisório, você deve ter em mente que ele envolve 06 elementos básicos:
Tomador de decisão: Trata da pessoa que faz uma escolha ou opção entre diversas alternativas futuras de ação.
Objetivos: Trata dos objetivos que o tomador de decisão busca alcançar com suas ações.
Preferências: Trata dos critérios que o tomador de decisão utiliza para fazer sua escolha.
Estratégia: Trata do curso de ação que o tomador de decisão escolhe para alcançar seus objetivos. Assim, o curso de ação é o caminho escolhido e depende dos recursos que o tomador de decisões dispõe.
Situação: Trata dos aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão e que afetam sua escolha. Nesse sentido, alguns desses aspectos estão fora do seu controle, conhecimento ou compreensão.
Resultado: Trata da consequência ou resultado de determinada estratégia.
De acordo com Maximiano: “o processo de tomar decisões (ou processo decisório) é a sequência de etapas que vai da identificação de um problema ou oportunidade, até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução. Quando a decisão é colocada em prática, o ciclo se fecha. Uma decisão que se coloca em prática cria uma situação nova, que pode gerar outras decisões ou processos de resolver problemas”.
Assim sendo, para Maximiano, o processo de tomar decisões diz respeito a 05 fases principais:
1 – Identificação do problema ou oportunidade: Diz respeito a fase em que se percebe a existência de uma oportunidade a ser aproveitada ou então a existência de algum problema que obriga a tomada de uma decisão.
2 – Diagnóstico da situação: Na fase do diagnóstico, busca-se entender a oportunidade ou o problema, e identificar suas causas e consequências.
3 – Geração de alternativas: Após o diagnóstico ser realizado, é necessário criar alternativas para o aproveitar a oportunidade ou para a solucionar o problema.
4 – Avaliação e Escolha de uma alternativa: Elenca a etapa em que alguma das alternativas que foram criadas é escolhida. Assim sendo, as alternativas são avaliadas, julgadas e comparadas, com o objetivo de que seja escolhida aquela alternativa que apresenta as maiores vantagens.
5 – Avaliação da decisão: O processo de tomada de decisão finaliza quando a decisão é implementada e os efeitos dessa decisão são avaliados. Isto posto, a avaliação de uma decisão reinicia o ciclo do processo de resolver problemas ou aproveitar oportunidades.
1 – Percepção da situação que envolve algum problema.
2 – Análise e definição do problema.
3 – Definição dos objetivos.
4 – Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação.
5 – Avaliação e comparação dessas alternativas.
6 – Escolha (seleção) da alternativa mais adequada (satisfatória) ao alcance dos objetivos.
7 – Implementação da alternativa escolhida.
Tipos de decisão: Decisões Programadas x Decisões não programadas
Decisões Programadas: Assim sendo, são as decisões rotineiras e repetitivas, utilizadas para resolver problemas cotidianos. Isto é, são decisões “padronizadas”, utilizadas para responder a situações que ocorrem regularmente. Assim, essas decisões são usadas para situações de certeza e previsibilidade, em que existem dados (informações) adequados e suficientes.
Decisões Não Programadas: Assim, elenca as decisões novas e não repetitivas, usadas para resolver problemas não rotineiros. Isto é, são decisões mais “complexas”, utilizadas para responder a situações “excepcionais”/”extraordinárias”. Posto isto, essas decisões são utilizadas para situações de maior risco, incerteza e imprevisibilidade, em que existem dados (informações) inadequados e insuficientes.
As decisões acontecem nos três níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional). Assim, podem ser classificadas em:
Decisões Estratégicas: São as decisões tomadas no nível estratégico, ou seja, pelos gestores da alta cúpula da administração. Assim sendo, as decisões se referem a assuntos que envolvem a organização como um todo, bem como a assuntos que envolvem as relações da empresa com o ambiente externo.
Destarte, trata de decisões genéricas e amplas, que dão o norte do caminho da organização como um todo. Assim, essa decisão está focada no longo prazo.
Decisões Táticas: São as decisões tomadas no nível tático, pelos gerentes e chefes de departamento/divisão. Nesse sentido, essas decisões se referem a assuntos que envolvem determinada unidade organizacional ou departamento. São decisões, normalmente, de médio prazo.
Decisões Operacionais: São as decisões tomadas no nível operacional, pelos supervisores. Desse modo, essas decisões se referem a assuntos que envolvem a execução de tarefas ou determinada atividade específica. Ademais, o foco das decisões está no curto prazo.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje sobre o Resumo do Processo Decisório para o TRF 2!
Bom Estudo!
Elizabeth Menezes
@prof.elizabethmenezes
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Quem mais aí já está com a cabeça em 2025? Pode parecer cedo para fazer…
Com seu concurso já autorizado, a Fundação Biblioteca Nacional manifestou interesse em participar da próxima…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com diversas vagas! Se…
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…
A classificação geral do concurso Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato…
Os concursos da área de Segurança que podem acontecer em breve! Este artigo é dedicado…