Fala, concurseiro(a) batalhador(a)!! Neste artigo, vamos abordar o Resumo da Lei Orgânica da PC/BA (Lei n° 11.370/2009).
Assim, destacamos os pontos mais importantes da legislação, sem nos furtamos de acrescentar alguns esclarecimentos para proporcionar uma melhor compreensão do tema.
Ainda, temos outros resumos sobre vários pontos da matéria, se quiser conferir, basta acessar a minha página: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/author/robat07gmail-com/.
Vamos detonar esse resumo da Lei Orgânica para o certame da PC/BA!!
Inicialmente devemos entender a finalidade desta lei orgânica. Ela se propõe a definir a finalidade e competências das unidades e órgãos que compõem a Polícia Civil do Estado da Bahia.
Além disso, esta norma dispõe sobre a carreira de Delegado de Polícia Civil e demais carreiras da Polícia Civil do Estado da Bahia.
No seu artigo 3°, a lei orgânica elenca os princípios institucionais da PC/BA. Assim, destacamos os seguintes princípios:
Além disso, compete à Polícia Civil do Estado da Bahia, com exclusividade, o exercício das funções de polícia judiciária, bem como as atividades de repressão criminal especializada.
Destaque-se que essa exclusividade de atuação não afasta a competência da União de atuação.
Atende aos objetivos de natureza jurídico-processuais e deve identificar ações e procedimentos que se revelem perigosos, que possam contribuir para a ocorrência dos fenômenos criminais.
Atua em articulação com o Sistema de Defesa Social.
Quanto ao ciclo completo da investigação policial:
O artigo 6° elenca as competências da PC/BA. Destacamos aquelas que podem causar confusão:
A Direção Superior da Polícia Civil do Estado da Bahia será exercida:
Aos órgãos abaixo listados compete planejar e dirigir as ações institucionais.
Ainda, estabelecer, acompanhar, controlar e impor ações corretivas aos planos estratégicos, que se desdobrarão pelos níveis tático e operacional:
Estes órgãos coordenam diretamente as atividades finalísticas pertinentes à investigação policial e polícia judiciária.
Operam de forma coerente com o planejamento da Instituição e com todas as etapas do ciclo completo de investigação policial, nos termos da legislação:
Aos Órgãos de Suporte Operacional incumbe executar o suporte operacional para garantia da eficácia das atividades finalísticas da Polícia Civil.
Essas unidades são responsáveis pela execução das atividades finalísticas da Polícia Civil.
A hierarquia entre todas as carreiras ocorre de acordo com a progressão de classe. Além disso, a carreira de Delegado é hierarquicamente superior às demais.
Já os cargos de Investigador de Polícia Civil, Escrivão de Polícia Civil e Perito Técnico de Polícia Civil estarão na mesma linha hierárquica quando se encontrarem na mesma classe.
Na mesma classe hierárquica, será respeitada a precedência na carreira e no serviço público, respectivamente.
Quanto às atribuições privativas dos Delegados de Polícia, destacamos:
Em arremate, o Resumo da Lei Orgânica da PC/BA considera autoridade policial, exclusivamente, os ocupantes da carreira de Delegado de Polícia Civil.
Ainda, as atribuições do Delegado de Polícia Civil possuem natureza eminentemente técnica e jurídica.
O cargo de Coordenador de Cartório é privativo do Escrivão de Polícia Civil da ativa, preferencialmente, Classe Especial ou Classe I.
Destacamos algumas funções do Escrivão de Polícia Civil:
Os cargos de Coordenador de Plantão, Setor de Investigação e Setor de Análise são privativos dos Investigadores de Polícia Civil.
Destacamos algumas atribuições privativas dos investigadores:
São atribuições privativas:
As descrições de suas atribuições não guardam maiores detalhes, podem ser deduzidas pela natureza dos cargos.
Os integrantes das carreiras da Polícia Civil da Bahia contam com as seguintes prerrogativas, dentre outras:
Espero que vocês curtam esse artigo: Resumo da Lei Orgânica PC/BA (Lei nº 11.370/2009). Isso porque esse tema consta expressamente no edital e é de fundamental importância neste certame.
No próximo artigo, finalizaremos esse resumo da Lei Orgânica PC/BA. Aguardem!!
Além disso, deixamos muito claro que esse resumo é focado na legislação, não é um estudo completo da matéria. Ressaltamos ainda que nem todos os artigos e parágrafos da legislação estão aqui, trazemos apenas o que possui maior cobrança em provas.
Ademais, o aluno deve procurar as aulas em PDF, pois nelas o professor aborda a jurisprudência e a doutrina associadas a cada um dos itens estudados. Apenas assim, o aluno consegue dominar completamente a banca escolhida.
Por fim, na assinatura Platinum, é possível um acompanhamento profissional para lhes indicar o caminho correto a tomar, o que estudar e como estudar: esse é nosso serviço de Coaching. Nos vemos lá!
Um abraço.
Rodrigo Batalha
https://www.instagram.com/coach.rodrigobatalha/
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…