Categorias: Concursos Públicos

Reforma do Ensino Médio: quais os possíveis impactos para o ENEM?

Nesta quinta-feira, 22 de setembro, foi apresentada pelo Poder Executivo Federal, a medida provisória (MP) que trata da Reforma do Ensino Médio.

Tais reformas, afetam o  conteúdo e o formato das aulas, e consequentemente terão impacto direto na elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Medida Provisória deverá de ser aprovada em até 120 dias pelo Congresso Nacional, se a aprovação não ocorrer nesse ínterim, a MP perderá os efeitos.

Novo Ensino Médio:

O MEC informou, através do Portal do Ministério da Educação, que “o  Novo Ensino Médio trata da oferta de uma alternativa de formação média de nível técnico e profissional. Nessa proposta, essa formação deverá ocorrer dentro do programa escolar regular, que hoje só é possível nas escolas de tempo integral. Com isso, será possível que os jovens continuem desenvolvendo as competências gerais que fazem parte da base comum e possam se dedicar a atividades de cunho mais prático e aplicado, desenvolvendo competências específicas em áreas profissionais, capacitando-se para o trabalho qualificado, e continuem os estudos em nível superior, em cursos tecnológicos e superiores, em uma etapa seguinte” 

O Ministério da Educação anunciou, ainda, que não ocorrerá corte de nenhuma disciplina.

Justificativa da Reforma

De acordo com o Ministério da Educação, a Reforma do Ensino Médio tem por objetivo o focar na aprendizagem do aluno, na manutenção dos jovens na escola e na oferta de uma proposta curricular e que atenda às necessidades individuais dos estudantes.

A Reforma afeta o ENEM?

As mudanças propostas na reforma podem trazer um novo modelo para o Exame Nacional do Ensino Médio.  O Ministério da Educação terá que repensar as formas de avaliar o ENEM, uma das possibilidades é que exista modelos diferentes do Exame, de acordo com as áreas de formação escolhidas pelos estudantes.

O MEC esclareceu que o Enem não sofrerá mudanças em 2016. No entanto, a Medida Provisória que define as mudanças no ensino médio, estabelece que o Exame Nacional do Ensino Médio deverá cobrar, após a implementação da reforma, apenas o que for determinado pela Base Nacional Comum Curricular.

Por hora, os estudantes não precisam se preocupar com os impactos do novo ensino médio, pois o ENEM 2016 não será afetado pelas mudanças.

O Estratégia Concursos já lançou cursos para o ENEM 2016, confira em: 

CURSOS – ENEM 2016 – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Assessoria de Comunicação

comunicacao@estrategiaconcursos.com.br

Coordenação

Ver comentários

  • O EC agora é filial da assessoria de comunicação do MEC ou não vai rolar uma notinha de repúdio, não? Modo ironia ligado

Posts recentes

Informativo STJ 829 Comentado

Avançamos em nossa caminhada jurisprudencial. Chegou a hora do Informativo nº 829 do STJ COMENTADO. Pra…

2 horas atrás

Concurso TRT 15 (Campinas): contratação da FCC iminente!

A Fundação Carlos Chagas (FCC) organizará o novo concurso Tribunal Regional do Trabalho da 15ª…

2 horas atrás

Concurso TRT 15: contratação da FCC é encaminhada!

Salários iniciais entre R$ 8.529,67 a R$ 13.994,78! A Fundação Carlos Chagas (FCC) deve ser…

2 horas atrás

Concurso UNEB: confira os resultados das provas!

O concurso UNEB (Universidade Estadual da Bahia) que teve as provas realizadas em outubro, divulgou…

4 horas atrás

Concurso Câmara São Mateus ES: confira o resultado!

Foi divulgado o resultado final da prova objetiva do concurso Câmara São Mateus, no estado…

5 horas atrás

Concurso NavegantesPrev: veja gabaritos!

O Instituto de Previdência Social do Município de Navegantes (NavegantesPrev) teve divulgado os gabaritos preliminares…

5 horas atrás