Categorias: Concursos Públicos

Proposta de Reforma administrativa foi enviada ao Congresso!

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou na madrugada desta quinta-feira, 03 de setembro, a proposta de Reforma Administrativa para apreciação do Congresso Nacional.

A mensagem foi publicada no Diário Oficial da União e tem a proposta de emenda à Constituição para alterar as disposições existentes sobre servidores, empregados públicos e a organização administrativa.

Com objetivo de avaliar o desempenho do funcionário público e, assim, correlacionar estabilidade e desempenho, a proposta vinha sendo muito cobrada pelo parlamento. A base do governo, porém, reforça o bom momento entre executivo e legislativo para a retomada das reformas.

O Ministério da Economia realizará uma coletiva às 10h para explicar a proposta do governo.

Confira abaixo a mensagem encaminhada ao Congresso:

Vale lembrar que reforma administrativa, que antes seria apresentada apenas em 2021 em virtude das eleições do fim do ano e da pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus), não afetará os servidores que já estão no serviço público e, sim, os que ingressarão, em caso de aprovação.

A íntegra da proposta do governo para a reforma administrativa, que ainda não foi revelada, deve ser conhecida ao longo desta quinta-feira (03).

Segundo a secretaria-geral da Presidência da República, a proposta sugere:

  • Exigência de dois anos em vínculo de experiência com desempenho satisfatório antes de estar investido em cargo público e começar o estágio probatório de um ano para os cargos típicos de Estado;
  • Exigência de classificação final dentro do quantitativo previsto no edital do concurso público, entre os mais bem avaliados ao final do período do vínculo de experiência;
  • Mais limitações ao exercício de outras atividades para ocupantes de cargos típicos de Estado e menos limitações para os servidores em geral;
  • Vedação de mais de trinta dias de férias por ano;
  • Vedação de redução de jornada sem redução da remuneração;
  • Vedação de promoções ou progressões exclusivamente por tempo de serviço;
  • Banimento de parcelas indenizatórias sem a caracterização de despesas diretamente decorrente do desempenho da atividade;
  • Vedação da incorporação de cargos em comissão ou funções de confiança à remuneração permanente;
  • Vedação da aposentadoria compulsória como modalidade de punição;
  • Vedação da redução de remuneração por motivo de redução de jornada para os cargos típicos de Estado.

Na terça-feira (01), ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente Jair Bolsonaro reafirmou que a proposta da reforma administrativa não atingirá quem já está no serviço público e que a medida vai redefinir toda a trajetória do serviço público para o futuro.

O Estratégia Concursos continuará acompanhando este tema de extrema relevância para os candidatos que buscam a estabilidade do serviço público e, em breve, trará mais novidades.

Curso para concurso

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

CONCURSOS 2021

Antonio Daud

Antonio Daud Júnior é bacharel em Engenharia Elétrica e em Direito. Foi Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União/Presidência da República (CGU/PR), aprovado no concurso de 2008. Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo (AUFC) do Tribunal de Contas da União (TCU), aprovado também em 2008.

Posts recentes

Concurso Ministério da Justiça: veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…

10 minutos atrás

Concurso MinC: são 50 vagas; veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…

13 minutos atrás

Concurso MDIC: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…

16 minutos atrás

Concurso Antaq: confira o novo cronograma; 30 vagas

Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…

19 minutos atrás

Concurso ANEEL: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…

25 minutos atrás

Concurso ANS: 35 vagas; confira novo cronograma!

O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…

31 minutos atrás