Recursos! Questões de Gestão de Pessoas nas Organizações TCE-BA
Olá pessoal,
Segue o comentário de algumas questões de Gestão de Pessoas nas Organizações. Identifiquei uma possibilidade de recurso na questão 64 (prova tipo I).
63. Na análise e melhoria contínua da qualidade em uma organização, após o desenvolvimento de um processo deve ‐se verificar se as expectativas dos clientes estão sendo atendidas. Em muitos casos, tal análise pode apontar para a necessidade de melhorias e, nesse caso, o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) pode ser usado como suporte.
Nesse sentido, analise as seguintes ações para a otimização dos processos:
I. Identificar o problema;
II. Capacitar;
III. Implementar as ações corretivas;
IV. Avaliar os resultados obtidos.
As ações I, II, III e IV correspondem, respectivamente, as etapas
(A) D, C, A e P.
(B) A, C, D e P.
(C) D, P, C e A.
(D) P, D, A e C.
(E) P, A, C e D.
Comentário: o ciclo PDCA (plan, do, check, act) é uma ferramenta de melhoria contínua do Kaizen desenvolvida por Shewhart. Vejamos o que ocorre em cada etapa:
- – Plan (planejamento) – deve-se estabelecer os objetivos e metas, para que sejam desenvolvidos métodos, procedimentos e padrões para alcançá-los. É neste momento que o problema é identificado.
- – Do (execução) – aqui ocorre a implementação do que foi planejado. Nesta fase, deve ocorrer a coleta de dados, que serão utilizados na verificação. Além disso, em algumas situações, pode ser necessário fornecer educação e treinamento para os colaboradores.
- – Check (verificação) – nesta fase ocorre a comparação entre as metas desejadas e os resultados obtidos (avaliação de resultados), utilizando os dados coletados na execução. Normalmente usam-se, para isso, ferramentas de controle e acompanhamento.
- – Act (agir corretivamente) – caso as metas planejadas tenham sido alcançadas, pode-se adotar como padrão o que foi planejado. Por outro lado, caso as metas planejadas não tenham sido alcançadas, deve-se buscar as causas fundamentais com a finalidade de prevenir a repetição dos efeitos indesejados.
Dessa forma, podemos correlacionar da seguinte maneira:
I. Identificar o problema (P – PLAN);
II. Capacitar (D – DO);
III. Implementar as ações corretivas (A – ACT);
IV. Avaliar os resultados obtidos (C- CHECK).
Resumindo: P, D, A, C.
Gabarito: D (não cabe recurso).
64. Em relação à reengenharia de processos, avalie as afirmativas a seguir.
I. O foco principal do programa é o processo.
II. A reengenharia prioriza pessoas que, além de competentes, são criativas, persistentes, comunicativas e questionadoras.
III. As principais etapas dos processos de reengenharia são o planejamento, a análise e a implantação.
Assinale:
(A) se apenas a afirmativa I estiver correta.
(B) se apenas a afirmativa II estiver correta.
(C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
(D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Comentário: o programa de reengenharia tem como foco os processos de trabalho da organização (I – correto).
Ademais, a reengenharia envolve toda a organização, inclusive seus recursos humanos. Assim, é necessário possuir pessoas criativas, competentes, inovadoras, comunicativas, questionadoras, etc (II – correto).
A terceira afirmativa é duvidosa. De acordo com Augustinho Paludo (2013, p. 194-195):
“Não há consenso quanto às etapas que envolvem a reengenharia, no entanto, identificamos algumas tendências: a primeira percorre as etapas: desenvolvimento da visão de processos, definição dos objetivos do projeto, detalhamento da proposta de solução, visualização da solução, projeto de solução e implemento da solução; a segunda prefere as fases: posicionamento para a mudança, identificação dos processos existentes, recriação dos processos e transição para o novo sistema.“
Complementando, o autor sugere as seguintes fases/etapas da reengenharia, que não constituem, contudo, um modelo rígido:
- desenvolvimento da visão de processos;
- definição dos objetivos da reengenharia;
- constituição da equipe de reengenharia;
- análise e especificação dos requisitos;
- definição do processo de implantação; e
- testes e treinamento.
Assim, a questão é passível de recurso, pois não há consenso sobre as etapas da reengenharia.
Fonte: Paludo, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. Rio de Janeiro, 2013.
Gabarito: opção E.
Sugestão: anulação.
65. A função da Administração dePlanejamento evoluiu muito nas últimas décadas. Em relação a essa função, assinale a afirmativa incorreta.
(A) Permite avaliar e diagnosticar situações atuais, estabelecer objetivos e metas a serem alcançados e traçar estratégias para se alcançar esses resultados.
(B) As empresas só conseguem consolidar sua função de organização se a função planejamento identificou para onde a empresa quer ir.
(C) Os três níveis principais de planejamento das empresas são o estratégico, o tático e o operacional.
(D) Os planejamentos mercadológico, financeiro e da produção de uma empresa se inserem basicamente no nível operacional.
(E) Os executivos de uma empresa só conseguem exercer a função de direção se foi previamente estabelecido com clareza o que a empresa quer alcançar e como estão organizados os seus recursos financeiros, humanos, materiais etc.
Comentário: a única opção errada é mesmo a opção D, pois o planejamento mercadológico está no nível estratégico e há planejamentos financeiros e de produção nos níveis estratégico e tático. O nível operacional está ligado às tarefas e atividades da empresa.
Gabarito: D.