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Recursos – Prova de Administração e Qualidade no Atendimento – STM

Olá pessoal,

 

Vou consolidar aqui as questões da prova do STM das minhas matérias que penso que podem ser objeto de recurso:

 

Prova de Qualidade no Atendimento – Analista (única diferença de AJAJ para as demais é um item a mais)

Essa prova eu comentei no domingo em vídeo:

38 – No caso em apreço, é necessário que ambos os grupos…

Resposta: Certa

39 – O hábito de utilizar as novas tecnologias de comunicação…

Resposta: Errada

40 – No caso em questão, empatia e compreensão mútua são…

Resposta: Certa

41 – Na hipótese considerada, é adequado o posicionamento…

Resposta: Errada.

No meu comentário no vídeo, menciono que o problema da questão não seria o fato de que “o atendimento presencial ser suficiente para a comunicabilidade”, mas sim a dificuldade que o Setor Público teria de prestar serviços somente de modo presencial. O comportamento dos servidores não é adequado, mas não por esse problema. Creio que o gabarito “Errado” não será alterado.

42 – ao se orientar quanto aos procedimentos a serem adotados….

Resposta: Errada

43 – a posição rígida quanto ao formato de atendimento praticado…

Resposta: Errada

44 – cidadãos que nasceram em um mundo conectado em rede…

Resposta: Certa

45 – as relações interpessoais deixam de ser evidenciadas….

Resposta: Certa

 

Prova de Qualidade no Atendimento – Técnico

Essa prova eu também comentei no domingo. Não vejo recurso nessa prova!

39 – o relacionamento entre os servidores que se ausentam nos dias…

Resposta: Certa

40 – as ausências das escalas são atitudes que passam….

Resposta: Errada

41 – conflitos com clientes e ausências nas escalas são problemas…..

Resposta: Certa

42 – estão evidenciados o comportamento defensivo dos servidores….

Resposta: Errada

43 – proatividade, simpatia e saber ouvir são comportamentos que….

Resposta: Certa

44 – percebe-se que a comunicabilidade no órgão em questão ocorre….

Resposta: Errada

45 – a divulgação dos resultados da pesquisa de qualidade no….

Resposta: Errada

46 – a inflexibilidade comportamental de ambos os grupos prejudica….

Resposta: Certa

 

Prova de Administração Geral e Pública – Técnico

Essa prova eu também comentei no domingo.

71 – A participação social da população beneficiária na formulação…

Resposta: Certa

72 – A corrupção e o nepotismo são fenômenos típicos da…

Resposta: Certa

73 – Por conta da emergência de órgãos de responsabilidade social…

Resposta: Errada.

74 – A cultura organizacional de organizações públicas brasileiras..

Resposta: Certa

Recurso: mencionei no meu comentário no vídeo que a frase “aversão ao uso de novas tecnologias” é um pouco forte demais. Creio que a questão pode ser sim alvo de recurso. Existem diversas iniciativas governamentais que visam o uso das novas tecnologias, bem como órgãos que utilizam as mídias sociais como canal de comunicação com o público.

75 – Uma das etapas da gestão por competências é o mapeamento

Resposta: Certa

76 – Abordagens teóricas de liderança que se baseiam em traços de

Resposta: Errada

77 – O recrutamento externo privilegia os atuais funcionários de

Resposta: Errada

78 – Embora inovador e flexível, o ensino a distância não tem sido

Resposta: Errada

79 – Servidores públicos celetistas, contratados com base em regime

Resposta: Errada

80 – Balanced scorecard é um sistema de medição de desempenho

Resposta: Certa

81 – A opção pela departamentalização acarreta aumento do número

Resposta: Certa

82 – O planejamento estratégico é uma forma de planejamento com

Resposta: Errada

83 – A análise que fundamenta um processo de planejamento

Resposta: Errada

84 – Resultados pretendidos são aqueles caracterizados por sua

Resposta: Certa.

Muitos alunos mencionaram que o Planejamento Estratégico visa os objetivos estratégicos. Isso está certo, mas eles são também desdobrados em metas. Não vejo essa questão caindo.

85 – A metodologia SWOT é uma ferramenta de análise comumente

Resposta: Certa

86 – Indicadores de processo têm como foco a mensuração da

Resposta: Errada

87 – O monitoramento de projetos é uma atividade conduzida

Resposta: Errada

88 – Mapeamento de processos é uma técnica utilizada para se

Resposta: Certa

89 – Decisões do tipo não programadas, também chamadas de

Resposta: Errada

90 – Processos de tomada de decisão racional são sempre limitados…

Resposta: Certa

 

Prova de Administração Geral e Pública – AJAA

 

51 – Adotar ações corretivas na condução do processo…

Resposta: Certa

52 – Na administração por objetivos, definem-se metas para cada…

Resposta: Errada

53 – Em organizações que adotam estratégia genérica de…

Resposta: Errada

54 – O planejamento pode ser aplicado em situações de mudança…

Resposta: Certa

55 – As funções da administração se referem às tarefas típicas

Resposta: Certa

56 – As tarefas de alocar recursos em estruturas organizacionais ou

Resposta: Errada

57 – A departamentalização que se baseia nas atividades

Resposta: Errada

58 – As atividades de controle voltadas às áreas internas de uma

Resposta: Certa

59 – As dimensões que constituem a ferramenta BSC (balanced

Resposta: Certa

60 – Líderes liberais são aqueles que adotam postura consultiva,

Resposta: Errada

61 – As teorias sobre motivação nas organizações baseiam-se na

Resposta: Certa

62 – Planejamentos estratégicos consideram a relação da

Resposta: Certa

63 – Caracterizada por ser uma estrutura de gestão verticalizada, a

Resposta: Errada

64 – Em uma organização pública, os processos que transformam o

Resposta: Certa

65 – As decisões que envolvem condições estáticas e dados

Resposta: Certa

66 – A gestão do risco associado à tomada de decisão se baseia no

Resposta: Certa

67 – Um processo corresponde a uma sequência de tarefas

Resposta: Errada

86 – As políticas de gestão de pessoas, embora possam variar em

Resposta: Certa

87 – Além do alinhamento entre as políticas e práticas de gestão de

Resposta: Certa

88 – As políticas de gestão de pessoas devem ser formuladas a

Resposta: Errada

89 – caso o foco sejam as características do trabalho, o setor de

Resposta: Certa

90 – se for constatado que os servidores trabalham no limite de sua

Resposta: Errada

91 – incentivar a participação dos servidores nos processos de

Resposta: Errada

92 – a incorporação dos preceitos da gestão de pessoas por

Resposta: Certa

93 – o processo de seleção interna para ocupação de postos

Resposta: Errada

94 – os treinamentos no órgão deverão ser entregues para equipes

Resposta: Errada

95 – se o órgão adota o conceito de que competência implica

Resposta: Certa

96 – Na administração pública, ao contrário da gestão privada, a

Resposta: Certa.

Recurso: a otimização de recursos deixou de ser “secundária” para o setor público desde que o princípio da eficiência foi inserido na Constituição Federal. Creio que a questão deve ser alvo de recurso. Sem otimizar a utilização de recursos, o Estado não consegue prestar os serviços públicos que são demandados pela sociedade.

97 – Métricas explícitas de desempenho, controle de resultados e

Resposta: Errada

98 – Na década de 60 do século passado, instituiu-se a

Resposta: Certa.

Recurso:  A questão tem dois problemas. O primeiro é que a “Administração para o Desenvolvimento” também é associada ao governo JK, que se iniciou nos anos 50 (56 a 61), não dos anos 60. O segundo problema da questão é que criamos entes (e não órgãos) da Administração Indireta. Órgãos existem na Administração Direta. 

99 – O empreendedorismo governamental possui como foco a ação

Resposta: Errada

100 – O empreendedorismo governamental, lançado na década de 90

Resposta: Certa

101 – Uma das ferramentas típicas da reengenharia, a Certificação

Resposta: Errada

102 – O uso de tecnologia da informação com o propósito de

Resposta: Certa

103 – Excelência nos serviços públicos é uma premissa associada

Resposta: Errada

104 – O estabelecimento de canais de comunicação direta com os

Resposta: Certa

105 – A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei

Resposta: Errada

106 – A visão do cidadão como cliente para os serviços públicos

Resposta: Certa

107 – O usuário que apresentar solicitação de simplificação para um

Resposta: Errada

108 – O decreto em questão estabelece normas para o atendimento

Resposta: Errada

109 – Documentos comprobatórios de regularidade da situação de

Resposta: Errada

110 – Carta de Serviços ao Usuário deve ser elaborada por órgãos e

Resposta: Certa

 

Espero que vocês tenham ido bem!

 

 

 

Abraços,

Rodrigo Rennó

rodrigorenno99@hotmail.com

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Rodrigo Rennó

Ver comentários

  • Boa tarde, professor!
    Na questão: A cultura organizacional de organizações públicas brasileiras se caracteriza pela valorização da estabilidade das estruturas e, em consequência, pela aversão ao uso de novas tecnologias.
    Não seria uma colocação um tanto radical?

    • Olá Regiane,
      Concordo e escrevi isso em meu artigo, bem como no vídeo no dia da prova.
      Abraços,
      Rodrigo Rennó

  • A questão 74 cabe recurso sim, vide o Fundamento de Excelência da FNQ chamado aprendizagem e inovação e a implantação do processo eletrônico no Judiciário.

  • Na questão: A cultura organizacional de organizações públicas brasileiras se caracteriza pela valorização da estabilidade das estruturas e, em consequência, pela aversão ao uso de novas tecnologias.
    Não seria uma colocação um tanto radical?

    Professor , essa questão cabe recurso?
    Pois é fato que se caracteriza pela estabilidade, mas dizer que tem aversão ao uso de novas tecnologias.

  • Professor, onde devo buscar informações adicionais para embasar a questão abaixo? Somente a CF?

    96 – Na administração pública, ao contrário da gestão privada, a...

    Resposta: Certa.

    Recurso: a otimização de recursos deixou de ser “secundária” para o setor público desde que o princípio da eficiência foi inserido na Constituição Federal. Creio que a questão deve ser alvo de recurso. Sem otimizar a utilização de recursos, o Estado não consegue prestar os serviços públicos que são demandados pela sociedade.

  • Professor, acho que sei de onde os examinadores tiraram essa informação:
    "Cultura organizacional em organizações públicas no
    Brasil"
    José Calixto de Souza Pires
    Kátia Barbosa Macêdo

    "O desenho organizacional público, na realidade brasileira, normalmente é com
    formas bastante complexas e níveis hierárquicos múltiplos. Essa estrutura demonstra
    um paternalismo que gera um alto controle de movimentação de pessoal e da distribuição
    de empregos, cargos e comissões dentro da lógica dos interesses políticos dominantes.
    Outra característica marcante é que são estruturas altamente estáveis, que
    resistem de forma generalizada a mudanças de procedimentos e implantação de novas
    tecnologias. A cultura da interferência política e administrativa vigente pode ser caracterizada
    como predominantemente regida por um governo de poucas pessoas e patrimonialista
    e, também, burocrática e corporativa. É esta cultura que orienta a prática de
    gestão das organizações públicas."

    Mas, vejam o que eles falam na conclusão: "É importante salientar que os traços e características da cultura organizacional de organizações
    públicas aqui apresentados não se aplicam necessariamente a todas as organizações
    públicas no Brasil, não devendo ser, portanto, generalizados a priori." (p. 100)

    • OLá Júlio,

      Acho que o próprio texto deles já dá um forte argumento para o recurso! Recurso neles...rs

      Abraços,
      Rodrigo Rennó

  • Não há correção de prova de Direito Penal Militar para Analista Judiciário - área: judiciária? No aguardo. Obrigado

    • Olá Leonardo,
      Entre em contato com o professor da área. Não tenho essa informação.
      Abs
      Rodrigo Rennó

  • Professor será que cabe algo nestes termos:

    Primeiramente, o termo "organizações públicas brasileiras" transmite uma ideia abrangente, contemplando a administração direta e indireta. É de conhecimento notório, o quão se investe em tecnologia, por exemplo, nas empresas públicas e também nas de sociedades de economia mista, a exemplo da Petrobrás e Banco do Brasil.
    O verbo “caracteriza” no presente do indicativo, leva-nos a analisar o momento atual da administração pública, aonde existem diversas iniciativas governamentais que visam o uso das novas tecnologias, bem como órgãos que utilizam as mídias sociais como canal de comunicação com o público
    E por fim a frase “aversão ao uso de novas tecnologias” transmite uma ideia um pouco forte. A palavra “aversão” tem em seu significado, “sentimento de repugnância em relação a pessoa ou coisa”. Em contraposição a isto, a administração pública vem se modernizando e buscando melhores patamares de atendimento ao público e modernização da gestão pública, aonde podemos destacar a ação reformista do Governo Eletrônico, sendo talvez uma das mais significativas na gestão pública brasileira, trazida com a reforma PDRAE, traduzindo-se em resultados excelentes em termos de organização das informações.

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