Olá pessoal,
Vou consolidar aqui as questões da prova do STM das minhas matérias que penso que podem ser objeto de recurso:
Essa prova eu comentei no domingo em vídeo:
38 – No caso em apreço, é necessário que ambos os grupos…
Resposta: Certa
39 – O hábito de utilizar as novas tecnologias de comunicação…
Resposta: Errada
40 – No caso em questão, empatia e compreensão mútua são…
Resposta: Certa
41 – Na hipótese considerada, é adequado o posicionamento…
Resposta: Errada.
No meu comentário no vídeo, menciono que o problema da questão não seria o fato de que “o atendimento presencial ser suficiente para a comunicabilidade”, mas sim a dificuldade que o Setor Público teria de prestar serviços somente de modo presencial. O comportamento dos servidores não é adequado, mas não por esse problema. Creio que o gabarito “Errado” não será alterado.
42 – ao se orientar quanto aos procedimentos a serem adotados….
Resposta: Errada
43 – a posição rígida quanto ao formato de atendimento praticado…
Resposta: Errada
44 – cidadãos que nasceram em um mundo conectado em rede…
Resposta: Certa
45 – as relações interpessoais deixam de ser evidenciadas….
Resposta: Certa
Essa prova eu também comentei no domingo. Não vejo recurso nessa prova!
39 – o relacionamento entre os servidores que se ausentam nos dias…
Resposta: Certa
40 – as ausências das escalas são atitudes que passam….
Resposta: Errada
41 – conflitos com clientes e ausências nas escalas são problemas…..
Resposta: Certa
42 – estão evidenciados o comportamento defensivo dos servidores….
Resposta: Errada
43 – proatividade, simpatia e saber ouvir são comportamentos que….
Resposta: Certa
44 – percebe-se que a comunicabilidade no órgão em questão ocorre….
Resposta: Errada
45 – a divulgação dos resultados da pesquisa de qualidade no….
Resposta: Errada
46 – a inflexibilidade comportamental de ambos os grupos prejudica….
Resposta: Certa
Essa prova eu também comentei no domingo.
71 – A participação social da população beneficiária na formulação…
Resposta: Certa
72 – A corrupção e o nepotismo são fenômenos típicos da…
Resposta: Certa
73 – Por conta da emergência de órgãos de responsabilidade social…
Resposta: Errada.
74 – A cultura organizacional de organizações públicas brasileiras..
Resposta: Certa
Recurso: mencionei no meu comentário no vídeo que a frase “aversão ao uso de novas tecnologias” é um pouco forte demais. Creio que a questão pode ser sim alvo de recurso. Existem diversas iniciativas governamentais que visam o uso das novas tecnologias, bem como órgãos que utilizam as mídias sociais como canal de comunicação com o público.
75 – Uma das etapas da gestão por competências é o mapeamento
Resposta: Certa
76 – Abordagens teóricas de liderança que se baseiam em traços de
Resposta: Errada
77 – O recrutamento externo privilegia os atuais funcionários de
Resposta: Errada
78 – Embora inovador e flexível, o ensino a distância não tem sido
Resposta: Errada
79 – Servidores públicos celetistas, contratados com base em regime
Resposta: Errada
80 – Balanced scorecard é um sistema de medição de desempenho
Resposta: Certa
81 – A opção pela departamentalização acarreta aumento do número
Resposta: Certa
82 – O planejamento estratégico é uma forma de planejamento com
Resposta: Errada
83 – A análise que fundamenta um processo de planejamento
Resposta: Errada
84 – Resultados pretendidos são aqueles caracterizados por sua
Resposta: Certa.
Muitos alunos mencionaram que o Planejamento Estratégico visa os objetivos estratégicos. Isso está certo, mas eles são também desdobrados em metas. Não vejo essa questão caindo.
85 – A metodologia SWOT é uma ferramenta de análise comumente
Resposta: Certa
86 – Indicadores de processo têm como foco a mensuração da
Resposta: Errada
87 – O monitoramento de projetos é uma atividade conduzida
Resposta: Errada
88 – Mapeamento de processos é uma técnica utilizada para se
Resposta: Certa
89 – Decisões do tipo não programadas, também chamadas de
Resposta: Errada
90 – Processos de tomada de decisão racional são sempre limitados…
Resposta: Certa
51 – Adotar ações corretivas na condução do processo…
Resposta: Certa
52 – Na administração por objetivos, definem-se metas para cada…
Resposta: Errada
53 – Em organizações que adotam estratégia genérica de…
Resposta: Errada
54 – O planejamento pode ser aplicado em situações de mudança…
Resposta: Certa
55 – As funções da administração se referem às tarefas típicas
Resposta: Certa
56 – As tarefas de alocar recursos em estruturas organizacionais ou
Resposta: Errada
57 – A departamentalização que se baseia nas atividades
Resposta: Errada
58 – As atividades de controle voltadas às áreas internas de uma
Resposta: Certa
59 – As dimensões que constituem a ferramenta BSC (balanced
Resposta: Certa
60 – Líderes liberais são aqueles que adotam postura consultiva,
Resposta: Errada
61 – As teorias sobre motivação nas organizações baseiam-se na
Resposta: Certa
62 – Planejamentos estratégicos consideram a relação da
Resposta: Certa
63 – Caracterizada por ser uma estrutura de gestão verticalizada, a
Resposta: Errada
64 – Em uma organização pública, os processos que transformam o
Resposta: Certa
65 – As decisões que envolvem condições estáticas e dados
Resposta: Certa
66 – A gestão do risco associado à tomada de decisão se baseia no
Resposta: Certa
67 – Um processo corresponde a uma sequência de tarefas
Resposta: Errada
86 – As políticas de gestão de pessoas, embora possam variar em
Resposta: Certa
87 – Além do alinhamento entre as políticas e práticas de gestão de
Resposta: Certa
88 – As políticas de gestão de pessoas devem ser formuladas a
Resposta: Errada
89 – caso o foco sejam as características do trabalho, o setor de
Resposta: Certa
90 – se for constatado que os servidores trabalham no limite de sua
Resposta: Errada
91 – incentivar a participação dos servidores nos processos de
Resposta: Errada
92 – a incorporação dos preceitos da gestão de pessoas por
Resposta: Certa
93 – o processo de seleção interna para ocupação de postos
Resposta: Errada
94 – os treinamentos no órgão deverão ser entregues para equipes
Resposta: Errada
95 – se o órgão adota o conceito de que competência implica
Resposta: Certa
96 – Na administração pública, ao contrário da gestão privada, a
Resposta: Certa.
Recurso: a otimização de recursos deixou de ser “secundária” para o setor público desde que o princípio da eficiência foi inserido na Constituição Federal. Creio que a questão deve ser alvo de recurso. Sem otimizar a utilização de recursos, o Estado não consegue prestar os serviços públicos que são demandados pela sociedade.
97 – Métricas explícitas de desempenho, controle de resultados e
Resposta: Errada
98 – Na década de 60 do século passado, instituiu-se a
Resposta: Certa.
Recurso: A questão tem dois problemas. O primeiro é que a “Administração para o Desenvolvimento” também é associada ao governo JK, que se iniciou nos anos 50 (56 a 61), não dos anos 60. O segundo problema da questão é que criamos entes (e não órgãos) da Administração Indireta. Órgãos existem na Administração Direta.
99 – O empreendedorismo governamental possui como foco a ação
Resposta: Errada
100 – O empreendedorismo governamental, lançado na década de 90
Resposta: Certa
101 – Uma das ferramentas típicas da reengenharia, a Certificação
Resposta: Errada
102 – O uso de tecnologia da informação com o propósito de
Resposta: Certa
103 – Excelência nos serviços públicos é uma premissa associada
Resposta: Errada
104 – O estabelecimento de canais de comunicação direta com os
Resposta: Certa
105 – A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei
Resposta: Errada
106 – A visão do cidadão como cliente para os serviços públicos
Resposta: Certa
107 – O usuário que apresentar solicitação de simplificação para um
Resposta: Errada
108 – O decreto em questão estabelece normas para o atendimento
Resposta: Errada
109 – Documentos comprobatórios de regularidade da situação de
Resposta: Errada
110 – Carta de Serviços ao Usuário deve ser elaborada por órgãos e
Resposta: Certa
Espero que vocês tenham ido bem!
Abraços,
Rodrigo Rennó
rodrigorenno99@hotmail.com
www.facebook.com/profrodrigorenno/
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Ver comentários
Prof, e as de administração de Analista Adm???
Olá Cath,
Estou trabalhando nela nesse momento.
Abraços,
Rodrigo Rennó
Boa tarde, professor!
Na questão: A cultura organizacional de organizações públicas brasileiras se caracteriza pela valorização da estabilidade das estruturas e, em consequência, pela aversão ao uso de novas tecnologias.
Não seria uma colocação um tanto radical?
Olá Regiane,
Concordo e escrevi isso em meu artigo, bem como no vídeo no dia da prova.
Abraços,
Rodrigo Rennó
A questão 74 cabe recurso sim, vide o Fundamento de Excelência da FNQ chamado aprendizagem e inovação e a implantação do processo eletrônico no Judiciário.
Na questão: A cultura organizacional de organizações públicas brasileiras se caracteriza pela valorização da estabilidade das estruturas e, em consequência, pela aversão ao uso de novas tecnologias.
Não seria uma colocação um tanto radical?
Professor , essa questão cabe recurso?
Pois é fato que se caracteriza pela estabilidade, mas dizer que tem aversão ao uso de novas tecnologias.
Professor, onde devo buscar informações adicionais para embasar a questão abaixo? Somente a CF?
96 – Na administração pública, ao contrário da gestão privada, a...
Resposta: Certa.
Recurso: a otimização de recursos deixou de ser “secundária” para o setor público desde que o princípio da eficiência foi inserido na Constituição Federal. Creio que a questão deve ser alvo de recurso. Sem otimizar a utilização de recursos, o Estado não consegue prestar os serviços públicos que são demandados pela sociedade.
Professor, acho que sei de onde os examinadores tiraram essa informação:
"Cultura organizacional em organizações públicas no
Brasil"
José Calixto de Souza Pires
Kátia Barbosa Macêdo
"O desenho organizacional público, na realidade brasileira, normalmente é com
formas bastante complexas e níveis hierárquicos múltiplos. Essa estrutura demonstra
um paternalismo que gera um alto controle de movimentação de pessoal e da distribuição
de empregos, cargos e comissões dentro da lógica dos interesses políticos dominantes.
Outra característica marcante é que são estruturas altamente estáveis, que
resistem de forma generalizada a mudanças de procedimentos e implantação de novas
tecnologias. A cultura da interferência política e administrativa vigente pode ser caracterizada
como predominantemente regida por um governo de poucas pessoas e patrimonialista
e, também, burocrática e corporativa. É esta cultura que orienta a prática de
gestão das organizações públicas."
Mas, vejam o que eles falam na conclusão: "É importante salientar que os traços e características da cultura organizacional de organizações
públicas aqui apresentados não se aplicam necessariamente a todas as organizações
públicas no Brasil, não devendo ser, portanto, generalizados a priori." (p. 100)
OLá Júlio,
Acho que o próprio texto deles já dá um forte argumento para o recurso! Recurso neles...rs
Abraços,
Rodrigo Rennó
Não há correção de prova de Direito Penal Militar para Analista Judiciário - área: judiciária? No aguardo. Obrigado
Olá Leonardo,
Entre em contato com o professor da área. Não tenho essa informação.
Abs
Rodrigo Rennó
Professor será que cabe algo nestes termos:
Primeiramente, o termo "organizações públicas brasileiras" transmite uma ideia abrangente, contemplando a administração direta e indireta. É de conhecimento notório, o quão se investe em tecnologia, por exemplo, nas empresas públicas e também nas de sociedades de economia mista, a exemplo da Petrobrás e Banco do Brasil.
O verbo “caracteriza” no presente do indicativo, leva-nos a analisar o momento atual da administração pública, aonde existem diversas iniciativas governamentais que visam o uso das novas tecnologias, bem como órgãos que utilizam as mídias sociais como canal de comunicação com o público
E por fim a frase “aversão ao uso de novas tecnologias” transmite uma ideia um pouco forte. A palavra “aversão” tem em seu significado, “sentimento de repugnância em relação a pessoa ou coisa”. Em contraposição a isto, a administração pública vem se modernizando e buscando melhores patamares de atendimento ao público e modernização da gestão pública, aonde podemos destacar a ação reformista do Governo Eletrônico, sendo talvez uma das mais significativas na gestão pública brasileira, trazida com a reforma PDRAE, traduzindo-se em resultados excelentes em termos de organização das informações.
Está ótimo, Flávio.
Boa sorte no Recurso.
Abs
Rodrigo Rennó