Foram publicados os gabaritos preliminares e os cadernos de provas do concurso da Polícia Civil do Sergipe (PC SE) para os cargos de Agente e Escrivão, realizadas no dia 19 de setembro de 2021. A consulta individual aos documentos está disponível no site do Cebraspe.
Já é possível interpor recursos contra o gabarito preliminar das provas objetiva e discursiva, como também a apresentação das razões para manutenção dos respectivos gabaritos.
Pensando nisso, a equipe de professores do Estratégia Concursos, ao analisar os resultados apresentados, alguns dos quais foram anunciados como eventualmente polêmicos durante a correção extraoficial realizada logo após a prova, apontam abaixo as questões passíveis cujo gabarito oficial PC SE é recurso e seus fundamentos.
Recursos PC SE – Questão 12: Em meados do século XIX, a transferência da capital sergipana…
Resposta – Estratégia Concursos: Certo
A proposição sugerida pelo formulador da prova foi muito interessante, mas ao ousar inserir na questão o qualificativo “facilidade” torna pouco precisa a afirmação, pois a engenharia de construções urbanas portuguesas dominavam as técnicas de construções litorâneas. Também devemos considerar que a expressão “solo compacto” refere-se à porosidade do solo. Naturalmente os solos tem em suas camadas superiores uma maior porosidade, fator essencial para a fertilidade. Solos compactos não servem para a agricultura, porém são os melhores para construções, dado que para a resistência da obra é necessário que o solo suporte todo o peso. Só é possível obras de construção civil em solos compactos ou compactados. Diante da imprecisão solicito a anulação da questão.
A transferência da capital em 1855 foi motivada para a dinamização da economia e a construção de um porto. Após a escolha do povoado de Santo Antônio de Aracaju por Inácio Joaquim Barbosa, foi elevado à cidade e planejada por Sebastião Basílio Pirro.
PLEITO: ALTERAÇÃO PARA ERRADA
Recursos PC SE – Questão 16: A produção agrícola no estado de Sergipe é preponderante devido à falta…
Resposta – Estratégia Concursos: Certo
Durante o gabarito ao vivo mencionei que iria dar o que falar. No Brasil, de modo geral, os solos são pouco férteis e necessitam de correção, que os torna muito produtivos.
De acordo com o site do Senado Federal ao descrever o litoral nordestino diz que “Na Zona da Mata a cana-de-açúcar é a atividade dominante desde 1530, quando foi introduzida. O clima tropical e o solo massapé propícios favoreceram a implantação da cultura. Na região destacam-se também o fumo e o cacau no sul da Bahia, cultivado com sombreamento da bananeira”.
O solo de massapê é considerado um dos mais férteis do Brasil e está presente em Sergipe. A bibliografia histórica sobre a colonização pelo plantation da cana de açucar é unânime em atribuir ao solo de massapê e ao clima tropical úmido , parte do sucesso da empreitada açucareira.
De acordo com a Embrapa há uma grande variedade de solos, que também é destacado pelo site oficial do Estado. Há muitos solos de baixa fertilidade, principalmente no sertão, que são pedregosos, finos e tem pouca matéria orgânica. Há amostras de solos no litoral como as areias quartzozas, de baixa fertilidade, junto de latossolos, podzólicos vermelho-amarelos, com fertilizade variável.
Ao longo da História as técnicas de manejo do solo são fundamentais para a lavoura. Há a técnicas naturais usadas nas lavorouras de milho, como a palhagem e nas lavouras de cana de açucar o uso do vinhoto.
Diante da contradição entre as principais fontes e narrativas históricas, pela existência de solos de massapê e podzólicos vermelho-amarelos, do uso de técnicas naturais como o vinhoto, fica inconsistente a a afirmação e solicito a anulação da questão.
PLEITO: ANULAÇÃO
Recursos PC SE – Questão 37: Concessionária de serviço público somente pode responder…
Resposta – Estratégia Concursos: C
Fundamentos: O art. 37, §6º, da CF estabelece que as pessoas jurídicas de direito privado, prestadoras de serviços públicos, respondem da mesma forma que os entes públicos, isto é, de forma objetiva, vejamos: § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
Também é pacífico na doutrina e na jurisprudência que tal responsabilidade se dá de forma objetiva, sendo esse entendimento, inclusive, o já adotado pela própria banca em certames anteriores, como na questão a seguir:
(Ano: 2017 – Banca: CESPE / CEBRASPE – Órgão: Prefeitura de Fortaleza – CE Prova: CESPE – 2017 – Prefeitura de Fortaleza – CE – Procurador do Município) De acordo com o entendimento do STF, empresa concessionária de serviço público de transporte responde objetivamente pelos danos causados à família de vítima de atropelamento provocado por motorista de ônibus da empresa.
Desse modo, o gabarito preliminar não condiz com o entendimento doutrinário e jurisprudencial adotado de forma pacífica, conflitando, inclusive, com questões anteriores da própria banca. Assim, requer-se a troca do gabarito, de forma a manter a lisura e imparcialidade do certame.
PLEITO: ALTERAÇÃO PARA ERRADA
Recursos PC SE – Questão 58: Considere que o presidente da República, em face da opinião pública e da urgência…
Resposta – Estratégia Concursos: Errado
A despeito de não ser possível, nos exatos termos da Constituição, a utilização de MP em matéria penal (art. 62, §1º, I, B da CF/88), o STF possui entendimento consolidado no sentido de que é possível a utilização de MP em matéria penal, quando benéfica ao agente:
EMENTA: I. Medida provisória: sua inadmissibilidade em matéria penal – extraída pela doutrina consensual – da interpretação sistemática da Constituição -, não compreende a de normas penais benéficas, assim, as que abolem crimes ou lhes restringem o alcance, extingam ou abrandem penas ou ampliam os casos de isenção de pena ou de extinção de punibilidade. (…)
(RE 254818, Relator(a): SEPÚLVEDA PERTENCE, Tribunal Pleno, julgado em 08/11/2000, DJ 19-12-2002 PP-00123 EMENT VOL-02096-07 PP-01480 RTJ VOL-00184-01 PP-00301)
No mesmo sentido: STF, Ementa: RE 768494, Relator(a): LUIZ FUX, Tribunal Pleno, julgado em 19/09/2013, ACÓRDÃO ELETRÔNICO REPERCUSSÃO GERAL – MÉRITO DJe-069 DIVULG 07-04-2014 PUBLIC 08-04-2014.
Embora o vício de origem não seja convalescido pela eventual aprovação de uma MP (conversão em lei), fato é que, como demonstrado, o STF admite o manejo de MP em matéria penal, quando benéfica ao agente.
PLEITO: ALTERAÇÃO PARA ERRADA
Recursos PC SE – Questão 53: O indiciamento formal nos autos do inquérito policial…
Resposta – Estratégia Concursos: C
A redação da questão é ambígua.
A questão reside em saber se o termo “exclusivamente” está se referindo ao conteúdo do ato de indiciamento ou à atribuição para sua realização.
Na interpretação de que o termo “exclusivamente” se refere ao conteúdo do ato de indiciamento, de fato, o item estaria errado, pois o indiciamento deve indicar, ainda, a materialidade delitiva, e não apenas a autoria (art. 2º, §6º da Lei 12.830/13).
Por outro lado, caso se interprete que o termo “exclusivamente” está relacionado à atribuição para o indiciamento, o item estaria correto, pois, de fato, cabe exclusivamente ao delegado de polícia o ato de indiciamento.
Assim, diante da redação que deixa margem para mais de uma interpretação, a anulação da questão é medida que se impõe.
PLEITO: ANULAÇÃO
Recursos PC SE – Questão 80 Agente e 71 Escrivão: Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra as variações…
Resposta – Estratégia Concursos: C
A contabilidade tem como o objeto o patrimônio, que ela estuda tanto sobre os aspectos quantitativos quanto sobre os aspectos qualitativos. Para atingir seu objetivo maior de fornecer informações, ela utiliza-se das técnicas contábeis, dentre as quais, a escrituração, que corresponde ao registro dos fatos que alteram o patrimônio e consequentemente provoca alteração na equação fundamental da contabilidade( A = P + PL). A questão ao afirmar que “ Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra as variações expressas na equação fundamental do patrimônio, as quais afetam a situação líquida patrimonial.” Permite concluir que toda variação patrimonial ao alterar a equação patrimonial, necessariamente, altera sua situação líquida, o que não é verdade, tendo em vista que as alterações qualitativas do patrimônio, evidenciadas através dos fatos permutativos, alteram a situação patrimonial e a consequente equação fundamental do patrimônio sem entretanto afetar a situação líquida. Conforme pacificado pela doutrina contábil, a contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra as mutações patrimoniais, mutações essas, que podem ou não alterar a situação líquida.
PLEITO: ALTERAÇÃO PARA ERRADA
Recursos PC SE – Questão 82 Agente e 73 Escrivão: Um fato contábil modificativo e um fato contábil permutativo…
Resposta – Estratégia Concursos: C
A diferença entre fato contábil modificativo e fato contábil permutativo reside no tipo de alteração que provocará no patrimônio, se qualitativa ou quantitativa e não no número mínimo de contas necessárias aos seus registros.
Caso seja apenas uma alteração qualitativa no patrimônio, o fato será permutativo, caso haja alteração quantitativa no patrimônio, aumentando ou diminuindo, ocorrerá um fato contábil modificativo.
Tanto para o registro dos fatos modificativos quanto dos fatos permutativos serão necessárias, no mínimo, duas contas. A questão ao afirmar que os fatos modificativos e permutativos diferem no mínimo de contas necessárias aos seus registros incorre em um erro absurdo.
PLEITO: ALTERAÇÃO PARA ERRADA
Recursos PC SE – Questão 84 Agente e 75 Escrivão: A demonstração de resultados do exercício é o relatório contábil…
Resposta – Estratégia Concursos: C
A demonstração de resultados do exercício(DRE) é um relatório financeiro que evidencia o desempenho econômico da empresa ao confrontar receitas e despesas. Portanto a DRE é um demonstrativo que apenas contem contas de resultado. Diante da definição de Receita e Despesa constantes no CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, temos:
Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.
Percebe-se que as Receitas apesar de não transitarem no balanço patrimonial, elas aumentam o ativo ou diminuem o passivo, fazendo com que o patrimônio liquido seja aumentado, logo toda RECEITA impactará na situação líquida aumentando o patrimônio líquido. Já as Despesas, também não transitam no balanço patrimonial, mas ao diminuir o ativo ou aumentar o passivo impactara a situação líquida, diminuindo o PL.
É sabido que existem alterações no patrimônio liquido que não foram ocasionadas por receitas e despesas, mas esse não é o caso da questão, haja vista que a assertiva afirma que a DRE apresenta o conjunto de contas que impactaram na situação patrimonial líquida, aumentando ou diminuído o patrimônio líquido. Todas as contas constantes da DRE, obrigatoriamente, impactaram na Situação liquida, fazendo com que a questão esteja correta. Portanto, solicito a alteração do gabarito de ERRADO para CERTO, ou, alternativamente, diante da falta de clareza das informações, permitindo interpretações divergentes, seja ANULADA a questão.
PLEITO: ANULAÇÃO
Recursos PC SE – Questão 9: O emprego do acento indicativo de crase…
Resposta – Estratégia Concursos: C
A regência do verbo “causar”, no contexto em que está inserido, exige um complemento direto (sem preposição) e um complemento indireto (com a preposição “a”). Sendo “à saúde da vítima” o objeto indireto desse verbo, o uso do acento grave é obrigatório, uma vez que ocorre o fenômeno de crase a partir da junção da preposição regida pelo verbo com o artigo feminino que antecede “saúde da vítima”.
A acepção de “saúde” não pode abarcar um sentido geral (não específico), uma vez que o adjunto “da vítima” determina esse nome feminino. Portanto, a presença do artigo antes de “saúde da vítima” é obrigatória.
De acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa (LIMA, 2013, p. 464 e 465) a crase da preposição “a” com o artigo ocorre inclusive com palavras femininas que repelem artigo quando estas estão determinadas: “Jamais voltarei à Paris dos meus sonhos”.
A respeito da presença obrigatória de artigo antes de nomes determinados, menciona-se uma questão da banca em que se lê: “Na linha 3, o emprego do artigo definido imediatamente antes do topônimo “Portugal” torna-se obrigatório devido à presença do adjetivo “contemporâneo”. (Órgão: SEDF Prova: CESPE – 2017 – SEDF – Professor de Educação Básica – Língua Portuguesa). O item foi considerado correto, pois o adjunto “contemporâneo” determina o topônimo.
Ante a fundamentação acima, solicita-se, a ALTERAÇÃO do gabarito para ERRADO.
Referência bibliográfica: LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. — 51ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.
PLEITO: ALTERAÇÃO PARA ERRADA
Saiba mais: concurso PC SE
Neste domingo, 24 de novembro, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2024.2).…
Aconteceram neste domingo, dia 24 de novembro, as provas do Exame de Suficiência 2024.2 (CFC).…
Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…