Confira neste artigo os possíveis recursos cabíveis em algumas questões da prova de Agente e Escrivão da PC RN.

Após a realização das provas do concurso PC RN para os cargos de Agente e Escrivão, no último domingo, dia 11 de julho, foram divulgados os gabaritos preliminares da referida etapa. Com isso, preparamos esse artigo com os possíveis recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva da PC RN (numeração das questões de acordo com o TIPO 3 de prova).

RECURSOS PC RN DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. PROF. PATRÍCIA MANZATO

QUESTÃO 5:

“Scotland Yard é o Departamento de Investigações Criminais da Polícia Metropolitana de Londres. Seu nome vem do nome da rua onde funcionou seu primeiro quartel central e onde, por outro lado, localizou-se o palácio que utilizavam os reis da Escócia quando visitavam a Inglaterra.” (Atrás das palavras, Charlie Lopes)

O objetivo principal deste pequeno texto é:

  • (A) informar aos leitores o que é a Scotland Yard;
  • (B) retirar de circulação informações erradas;
  • (C) justificar a denominação da instituição;
  • (D) divulgar informações turísticas interessantes;
  • (E) localizar a sede da Scotland Yard..

Gabarito da Banca: Letra C

Gabarito pleiteado: Letra A

Fundamento para Recurso:

A questão de número 05 traz o seguinte enunciado: “O objetivo principal deste pequeno texto é”. A resposta correta, de acordo com o gabarito preliminar, é Letra C: justificar a denominação da instituição.

Dada essa afirmação, nota-se um equívoco ao considerar apenas o objetivo de “justificar a denominação”, pelo que se expõe a seguir.

Primeiramente, pode-se considerar o texto como informativo, visto que sua função principal é a de “informar e ensinar. Visa transmitir conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre um tema específico” (COSTA, Sérgio Roberto. “Dicionário de gêneros textuais”, 2018, p. 133).

Em segundo lugar, observa-se, então, que o texto inicia-se com uma definição: “Scotland Yard é o Departamento de Investigações Criminais da Polícia Metropolitana de Londres” e só a partir daí traz a explicação do nome “Scotland Yard”. Note, caro examinador, que o texto, mesmo que de pequena extensão, é amplo.

A corroborar tal posicionamento, depreende-se dele a seguinte sequência textual: definição de o que é Scotland Yard; origem do nome e da instituição; origem do nome.

Dessa forma, não é possível afirmar que o texto apenas “justifica a denominação da instituição”, mas apresenta, de fato, a instituição Scotland Yard: definindo- a e mostrando sua origem.

Diante do exposto, requer a ALTERAÇÃO do Gabarito para LETRA A.

QUESTÃO 08:

Todas as frases abaixo têm o crime como tema; a frase em que se apresenta uma visão positiva do crime é:

  • (A) O crime não compensa;
  • (B) Vivemos numa época de igualdade. Hoje em dia, por exemplo, todas as classes são criminosas;
  • (C) Não entendo como alguns escolhem o crime, quando há tantas maneiras legais de ser desonesto;
  • (D) O crime é a extensão lógica de um tipo de comportamento perfeitamente respeitável no mundo dos negócios;
  • (E) Há muitos anos cheguei à conclusão de que quase todo crime se deve a um desejo reprimido de expressão estética.

Gabarito da Banca: Letra E

Gabarito pleiteado: Letra D

Fundamento para Recurso:

A questão de número 08 traz o seguinte enunciado: “Todas as frases abaixo têm o crime como tema; a frase em que se apresenta uma visão positiva do crime é”. A resposta correta, de acordo com o gabarito preliminar, é Letra E: “Há muitos anos cheguei à conclusão de que quase todo crime se deve a um desejo reprimido de expressão estética”.

Dada essa afirmação, nota-se um equívoco ao considerar a afirmativa como visão positiva do crime.

Baseando-se no pensamento indutivo, não é possível afirmar que “um desejo reprimido de expressão estética” seja algo positivo, já que, de acordo com a Psicologia, os desejos reprimidos são sentimentos não expressos e que “Quando estes sentimentos não resolvidos na infância, se manifestam na vida adulta e acabamos por interpretá-los mal, criando muitas vezes situações de conflito.” (RAMOS, Anissis Moura. Disponível em < https://www.anissis.com.br/post/2016/08/23/o-sentimento-reprimido>). Assim, um sentimento que gera conflito no indivíduo não pode ser entendido como algo positivo e, por isso, invalida a alternativa.

Ao contrário do que ocorre na alternativa (D), na qual, ao afirmar ser o crime “um tipo de comportamento perfeitamente respeitável”, mostra o lado positivo do crime, como prática no mundo dos negócios. A corroborar tal posicionamento, há o campo semântico a qual pertencem os vocábulos: respeitável e perfeitamente – palavras de cunho positivo.

Diante do exposto, requer a ALTERAÇÃO do Gabarito para LETRA D.

QUESTÃO 09:

Texto 1

“A instituição policial brasileira, segundo documentação existente no Museu Nacional do Rio de Janeiro, data de 1530, quando da chegada de Martim Afonso de Sousa enviado ao Brasil – Colônia por D. João III. A pesquisa histórica revela que no dia 20 de novembro de 1530, a polícia brasileira iniciava as suas ações, promovendo justiça e organizando os serviços de ordem pública, como melhor entendesse nas terras conquistadas do Brasil. A partir de então a instituição policial brasileira passou por seguidas reformulações nos anos de 1534, 1538, 1557, 1565, 1566, 1603, e, assim, sucessivamente. Somente em 1808, com a chegada do príncipe Dom João ao Brasil, a polícia começou a ser estruturada, comandada por um delegado e composta por escrivães e agentes.”

No texto 1, o trecho “segundo documentação existente no Museu Nacional do Rio de Janeiro” tem a função de:

  • (A) mostrar a antiguidade da instituição;
  • (B) indicar a importância histórica da polícia;
  • (C) revelar a fonte de informação do texto;
  • (D) dar credibilidade ao que é dito a seguir;
  • (E) valorizar a preservação de documentos.

Gabarito da Banca: Letra D

Gabarito pleiteado: ANULAÇÃO

Fundamento para Recurso:

A questão de número 09 traz o seguinte enunciado: “No texto 1, o trecho ‘segundo documentação existente no Museu Nacional do Rio de Janeiro’ tem a função de”. A resposta correta, de acordo com o gabarito preliminar, é Letra D: dar credibilidade ao que é dito a seguir.

Dada essa afirmação, nota-se um equívoco ao considerar apenas a função de “dar credibilidade ao que é dito a seguir”, pelo que se expõe adiante.

Primeiramente, pode-se considerar o trecho sintaticamente como um aposto explicativo, que tem função de “explicar ou esclarecer um termo da oração” (ROCHA LIMA. “Gramática Normativa da Língua Portuguesa”).

Em segundo lugar, é necessário definir as funções do trecho no texto: (i) revelar a fonte de informação do texto, já que ao afirmar que os dados utilizados nesse texto são oriundos de “documentação existente no Museu Nacional do Rio de Janeiro”; e (ii) dar credibilidade ao que é dito a seguir, pois demonstra uma fonte verídica daquelas informações, em contraposição a “achismos” ou informações inverídicas.

Destaca-se, inclusive, que as funções (i) e (ii) acima referidas se complementam, de forma que a credibilidade só ocorre porque foi citada a fonte e a fonte é uma forma de dar credibilidade ao texto.

Dessa forma, não é possível afirmar que o trecho tem a função apenas de “dar credibilidade ao que é dito a seguir” ou apenas de “revelar a fonte de informação do texto”, mas apresenta ambas as funções, que são complementares, como fundamentação supra.

Diante do exposto, requer a ANULAÇÃO da questão, por apresentar mais de uma alternativa correta.

QUESTÃO 20:

“A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (19), dois mandados de prisão na zona leste de Porto Alegre contra ladrões de veículos. Um deles, que havia rompido tornozeleira eletrônica após ter progredido de regime, foi recapturado no bairro Glória e, segundo a investigação, seguia cometendo crimes.”

A afirmação abaixo que pode ser inferida após a leitura do texto é:

  • (A) a utilização de tornozeleiras eletrônicas se tem revelado completamente inútil como medida punitiva;
  • (B) a libertação de prisioneiros por progressão de regime é um incentivo à volta da vida criminosa;
  • (C) a lei não pode evitar a volta de ladrões de veículos à vida do crime, já que as tornozeleiras eletrônicas são rompidas;
  • (D) nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime;
  • (E) os criminosos que continuam sua vida criminosa, mesmo após soltura, são recapturados.

Gabarito da Banca: Letra D

Gabarito pleiteado: Letra B

Fundamento para Recurso:

A questão de número 20 traz o seguinte enunciado: “A afirmação abaixo que pode ser inferida após a leitura do texto é”. A resposta correta, de acordo com o gabarito preliminar, é Letra D: “nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime”.

Dada essa afirmação, nota-se um equívoco ao considerar a afirmativa correta como tal.

Baseando-se no pensamento dedutivo, há as seguintes premissas:

  • Houve furtos/roubos de veículos na cidade de Porto Alegre;
  • Dois ladrões foram presos;
  • Um deles já havia sido preso, ou seja, era reincidente;
  • O assaltante reincidente tinha progredido de regime e, por isso, foi libertado usando tornozeleira eletrônica;
  • O assaltante reincidente estava foragido, por ter rompido tornozeleira eletrônica;
  • Esse mesmo reincidente foragido estava cometendo crimes, de acordo com a polícia local.

Dentre as possibilidades de dedução a partir das premissas acima e as alternativas apresentadas na questão, é possível afirmas que “a libertação de prisioneiros por progressão de regime é um incentivo à volta da vida criminosa”.

Todas as demais alternativas são extrapolação ao texto. Especial destaque cabe à alternativa considerada como correta: “nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime”. O texto trata com bastante destaque sobre os assaltantes, em especial o foragido por romper a tornozeleira. Contudo, afirmar que a partir do relato é possível deduzir que “nem todos os criminosos que são libertados por progressão de regime voltam à vida do crime” é ultrapassar os limites do texto, além do que o pensamento dedutivo permite. Ressalte-se que na extrapolação, o que ocorre é que o leitor “prepara uma comunicação, não expressa sobre o assunto abordado tudo aquilo que poderia ser dito” (BLOOM, B.S. “Compreensão”, 1976), ou seja, “poderia ser dito”, mas não foi efetivamente dito.  

Diante do exposto, requer a ALTERAÇÃO do Gabarito para LETRA B.

RECURSOS PC RN DE INFORMÁTICA – PROF. RANI PASSOS

QUESTÃO 33: As planilhas eletrônicas MS Excel e LibreOffice Calc permitem a especificação de fórmulas que incluem referências às células.

Nesse contexto, a fórmula localizada na célula A1 que estaria indevidamente construída é:

  • (A) =soma(X1; D2:E4)
  • (B) =soma(B1; Y2; T3; 10)
  • (C) =soma(10;20)
  • (D) =soma(Z12:X10)
  • (E) =A10

GABARITO PRELIMINAR: LETRA D

PEDIDO DE RECURSO: TROCA DE GABARITO

MOTIVO: A alternativa assinalada pela letra D, como gabarito preliminar, está correta como uma função que referencia células, assim como afirmado no texto da questão. Ainda que as referências estejam invertidas, iniciando pela coluna Z e finalizando pela coluna X, os aplicativos Calc e Excel realizam a operação de ajustes, definindo o intervalo de forma correta, iniciando a referência pela coluna X até a coluna Z das suas respectivas linhas.

Contudo, a alternativa de letra C apresenta uma função que não aplica referências de células, assim como apresentado no texto da questão “especificação de fórmulas que incluem referências às células. Nesse contexto…”, pois a função =soma(10;20) apresenta números como elementos a serem somados, tornado incoerente a estrutura da função de acordo com o enunciado do item.

Ante ao exposto, solicita-se a troca de gabarito para alternativa letra C.

QUESTÃO 36: Considere as seguintes afirmativas a respeito do comando Classificar, disponível na guia Dados do MS Excel.

I. É preciso que haja pelo menos uma célula preenchida para que esse comando seja executado.

II. É preciso que haja pelo menos uma célula selecionada para que esse comando seja executado.

III. As colunas podem ser ordenadas da esquerda para a direita.

IV. As linhas são ordenadas de cima para baixo.

V. O critério de ordenação de linhas pode incluir no máximo três colunas.

O número de afirmativas corretas é:

  • (A) uma;
  • (B) duas;
  • (C) três;
  • (D) quatro;
  • (E) cinco.

GABARITO PRELIMINAR: LETRA D

PEDIDO DE RECURSO: TROCA DE GABARITO

MOTIVO: A afirmativa “IV. As linhas são ordenadas de cima para baixo” não pode ser considerada como verdadeira, pois a referência apresentada pela Microsoft é de que as colunas no aplicativo Excel são ordenadas na vertical, de cima para baixo, e as linhas ordenadas na horizontal. Essas informações podem ser verificadas pelo portal oficial da Microsoft, bem como pelo menu de ajudas do aplicativo Excel.

Por isso, a redação utilizada para o item IV é totalmente prejudicial na interpretação por parte do candidato, pois os termos utilizados não expressam a real estrutura do aplicativo de planilha, bem como o real sentido da operação de Classificar.

Ainda, através das configurações personalizadas de Classificação é possível definir um ajuste de linha, ordenando os elementos da esquerda para a direita, conforme mencionado essa possibilidade na afirmativa III. Sendo assim, o alinhamento das linhas acontece da esquerda para a direita, indo totalmente na contramão do que fora afirmado no item IV, tornando inválido o gabarito preliminar.

Ante ao exposto, solicita-se a troca de gabarito para alternativa letra C.

RECURSOS PC RN DE NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO – PROF. STEFAN FANTINI

Questão 41: Determinada gerente lidera uma equipe de cinco pessoas e percebe que o grupo está desmotivado e realiza o trabalho de forma desinteressada. Conversando com a equipe, percebeu que os membros consideram que seu trabalho é repetitivo e pouco variado e que não têm autonomia para realizá-lo. A gerente decidiu então introduzir mudanças nos cargos e nas atribuições da equipe, para estimular a motivação dos colaboradores. Para tal, na situação descrita, seria mais eficaz adotar, de acordo com as teorias de motivação:

A) ampliação horizontal dos cargos;

B) abertura de canais de feedback;

C) combinação de tarefas;

D) estabelecimento de relações com os clientes;

E) formação de unidades naturais de trabalho

Comentários:

Enriquecimento Horizontal (lateral): ocorre quando novas tarefas, com o mesmo grau de complexidade, são adicionadas ao cargo. Ou seja, busca-se “variar” as tarefas de um cargo.

O objetivo é aumentar a satisfação do funcionário através da variação das tarefas. O enriquecimento horizontal aumenta a “amplitude” do cargo.

O enunciado da questão indica que a gerente percebeu “que os membros consideram que seu trabalho é repetitivo e pouco variado e que não têm autonomia para realizá-lo.”

Desta forma, “a gerente decidiu então introduzir mudanças nos cargos e nas atribuições da equipe, para estimular a motivação dos colaboradores.”

Diante dessa situação, dentre as alternativas elencadas, seria mais eficaz adotar, de acordo com as teorias de motivação, a AMPLIAÇÃO HORIZONTAL DOS CARGOS. (letra A).

Isso, pois, conforme explica Chiavenato (2014), “Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, o enriquecimento de cargos é a maneira de obter satisfação intrínseca por meio do cargo. É que o cargo é pequeno demais para o espírito de muitas pessoas. Em outras palavras, os cargos não são suficientemente grandes para a maioria das pessoas e precisam ser redimensionados.”

Nesse sentido, o autor (2014) explica que “O enriquecimento do cargo – ou a ampliação do cargo – torna-se a maneira prática e viável para a adequação permanente do cargo ao crescimento profissional do ocupante. Consiste em aumentar de maneira deliberada e gradativa os objetivos, as responsabilidades e os desafios das tarefas do cargo para ajustá-los às características progressivas do ocupante. O enriquecimento do cargo pode ser lateral ou horizontal (carga lateral com a adição de novas responsabilidades do mesmo nível) ou vertical (carga vertical com adição de novas responsabilidades mais elevadas).”

Segundo Chiavenato (2014), o enriquecimento horizontal (ou lateral) “adiciona tarefas variadas, com a mesma complexidade das tarefas atuais, ao mesmo tempo que transfere para outros cargos do mesmo nível algumas das tarefas atuais.”

Busca-se, com isso, “uma melhora das condições de trabalho, mas sobretudo o aumento na produtividade e na redução das taxas de rotatividade e absenteísmo”, pois “As pessoas que executam trabalhos interessantes e desafiadores estão mais satisfeitas com eles do que as que executam tarefas repetitivas e rotineiras.” (Chiavenato, 2014).

O autor (2014) sintetiza que o a ampliação dos cargos oferece as seguintes vantagens:

-Maior motivação intrínseca do trabalho.

-Contínuo desenvolvimento das competências do colaborador.

-Crescimento profissional e impulso ao encarreiramento mais rápido.

-Desempenho de alta qualidade no trabalho.

Elevada satisfação com o trabalho.

-Redução de faltas (absenteísmo) e de desligamentos (rotatividade).

Diante de todo o exposto, fica EVIDENTE que na situação narrada pelo enunciado da questão, em “o grupo está desmotivado” pois “consideram que seu trabalho é repetitivo e pouco variado e que não têm autonomia para realizá-lo.”, seria mais eficaz adotar, de acordo com as teorias de motivação, a ampliação horizontal dos cargos.

À vista disso, requer-se que o gabarito da questão 41 seja ALTERADO para letra A.

Referências Bibliográficas: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações / 4ª edição. Barueri, Manole: 2014. pp.184-185

Questão 100. Um dos métodos mais fidedignos para a pesquisa de pólvora na mão do atirador, também chamado de residuograma, é realizado por meio da:

  • A) diafanoscopia
  • B) reação de residronato
  • C) microscopia eletrônica de varredura
  • D) pesquisa química de chumbo, bário e antimônio
  • E) microscopia ótica para detecção de grânulos de chumbo

Comentários:

Pela análise do livro de Domingos Tocchetto, caberiam as duas opções na letra C e D, conforme página 319 do livro de Balística Forense – Editora Millennium – 8ª edição. No livro o autor cita o método de microscopia eletrônica de varredura (MEV) que seria mais moderno, mas não o mais fidedigno.

Entretanto, o autor cita que a comprovação da presença de chumbo nas mãos de uma pessoa não é prova suficiente para que se possa afirmar que este chumbo é oriundo de um determinado tiro.

Assim, para o especialista, além do chumbo, devem ser pesquisados o bário e o antimônio, elementos esses presentes nas substâncias que formam a mistura iniciadora da espoleta. Dessa forma, a presença desses três elementos nas mãos de uma pessoa comprovaria a possibilidade de a pessoa ter dado um tiro ou estar ao lado de quem disparou.

Outro ponto relevante, é que estamos diante de um conteúdo que é estudado em Balística Forense – tópico de Criminalística. Assim, trata-se de um assunto fora do edital. Cabe anulação da questão.

Gabarito extraoficial: C e D.

Concurso PC RN

Coordenação

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