Categorias: Concursos Públicos

Recursos – INSS – Administração Geral e Pública (Q.49,Q.50, Q.53)

Pessoal, apesar de estar em viagem, parei para analisar a prova de administração geral e pública do INSS e percebi que a FUNRIO trouxe muitas questões interpretativas, mas terminou errando na dose e abrindo espaço para alguns recursos relevantes.

Fora as possibilidades de recursos que apresentarei abaixo, com uma única exceção, a prova foi bem dentro do esperado. Das 12 questões que identifiquei do nosso assunto apenas uma foi cobrada de uma forma detalhada inesperada (questão 47). As demais você poderia responder muito bem com as minhas aulas, até mesmo as questões mal feitas!

Na minha análise não inclui a verificação de questões de administração financeira, materiais e dos conteúdos cobrados em gestão de pessoas, pois não lecionei estas matérias para este concurso.

Vamos ver as questões nas quais cabem recursos:

49 – Cabe recurso. Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) é um método específico de gerenciamento das organizações que não se pode dizer que está incluído por si só dentro de “planejamento estratégico” ou de “sistema de medição de desempenho”, apesar de ser assunto QUE SE RELACIONA com os temas mencionados.
Por isso, a banca não poderia cobrá-lo, cabendo recurso pedindo anulação da questão. Se as bancas começarem a pensar assim, basta falar em “administração” e elas poderiam cobrar absolutamente tudo, pois todo o assunto é inter-relacionado! Peça anulação!

50 – Cabe recurso. Devem ser feitos recursos pedindo a anulação da questão, pois: A) há duas respostas iguais (letra A e letra C) ; no segundo item “criação de diferenças de experiências” seria relativo à estratégia de diferenciação (1), enquanto ¨economia de curva de aprendizado” seria relativo à estratégia de liderança em custo (2), assim não haveria como responder à questão!

53 – Cabe recurso. Questão interpretativa que pede que o candidato identifique elementos que geram condições (condicionantes) para a estrutura organizacional. A banca marca como correto elementos mais frequentemente considerados como condicionantes, mas o problema é que não há resposta que contemple todos os elementos mencionados (de I a VI), que deveria ser a resposta. A justificativa para que IV – Tamanho seja incluída como condicionante é que empresas maiores e menores possuem formas diferentes de se estruturar. Para empresas menores, vale a “estrutura simples” com departamentalização funcional, por exemplo, enquanto para empresas maiores o uso de uma departamentalização divisional pode ser indicado em conjunto com estruturas matriciais que lidam melhor com a complexidade. Além disso “localização” também pode ser um elemento relevante.
Organizações dispersas em diferentes regiões podem requerer o uso de departamentalização geográfica e uma estrutura “virtual”, enquanto organizações concentradas geograficamente não se utilizariam desses recursos estruturais. Peça anulação!

Abraço e boa sorte!

Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier

Carlos Xavier

Posts recentes

Não aplicação da lei de licitações

Não aplicação da lei de licitações

2 horas atrás

Qual a importância da Taquigrafia nas Câmaras Legislativas pelo país?

Confira neste artigo a importância da Taquigrafia nas Câmaras Legislativas pelo país. A importância da…

4 horas atrás

Regras constitucionais sobre o controle externo para o TCE-PR

Vamos iniciar o estudo de importantes regras que tratam sobre o controle externo, pois é…

5 horas atrás

Concursos Bancários: dicas de preparação e previsões para 2024

Olá, tudo bem com você? hoje vamos falar sobre os Concursos Bancários: dicas de preparação…

5 horas atrás

Formalidades exigidas no processo licitatório

Formalidades exigidas no processo licitatório

5 horas atrás

Funções essenciais à justiça para o TCE PA: advocacia

Olá, pessoal, tudo bem? Neste artigo nós estudaremos, para o concurso do Tribunal de Contas…

5 horas atrás